InícioNotíciasLançamentosYamaha MT-03 é lançada no Brasil, com motor de 321cc

Yamaha MT-03 é lançada no Brasil, com motor de 321cc

Com o DNA da MT-09 e MT-07, a MT-03 entrega performance e agilidade para o uso urbano

Yamaha MT-03 - Black Metallic (preta)
Yamaha MT-03 – Black Metallic (preta)

A MT-03, produzida em Manaus, pode ser resumida como uma naked que entrega agilidade, performance, beleza e um ponto muito importante: uma ótima pilotagem, principal atributo da família MT.

O motor da MT-03 é o mesmo da YZF-R3. Um bicilíndrico em linha com capacidade cúbica de 321cc, duplo comando (DOHC – Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica. Potência e torque máximos de 42,01cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rpm, respectivamente.

Yamaha MT 03 – Tecnologia e Eletrônica

Para atingir o objetivo de uma moto leve, a Yamaha aplicou em sua produção processos modernos e materiais nobres, como pistões de alumínio forjado (semelhantes aos das motos de competição) e o cilindro, com tecnologia Yamaha DiASil, que consiste em uma liga de alumínio e silício que proporciona menos vibração, melhor dissipação de calor e desempenho incrível. O resultado é uma motocicleta de 166 kg na versão STD e 169 kg em ABS.

O ponto forte do MT-03 está na eletrônica. Uma unidade de controle de 16 bits controla o moderno sistema de admissão, que, juntamente com a injeção eletrônica, consegue atingir rapidamente a mistura ar/ combustível durante a combustão. O resultado é mais eficiência, consumo de combustível mais equilibrado e potencia e torque mais expressivos. Na prática você pode ver isso na resposta rápida do acelerador, na potência em baixas e médias rotações e em rotações mais altas.

O escapamento da MT 03 é do tipo 2 x 1
O escapamento da MT 03 é do tipo 2 x 1

O escape MT-03 é tipo 2 x 1 com um sistema de câmara alargada para reduzir o ruído e melhorar a eficiência. A ponteira é compacta e fica próximo ao centro do chassi para centralização de massa. Isso garante o equilíbrio entre a pilotagem esportiva e estabilidade.

Para oferecer toda a agilidade e velocidade que a MT-03 tem a oferecer, a Yamaha desenvolveu um chassi moderno e compacto feito de aço tipo diamante que oferece resistência e leveza.

Suspensão traseira, do tipo monocross
Suspensão traseira, do tipo monocross

Na frente, o MT-03 usa um garfo telescópico com 130 mm de curso e tubos internos de 41 mm. Isso resulta em mais controle e estabilidade devido à maior força e resistência à torção. A suspensão traseira é tipo monocross, tem um único amortecedor com sete configurações de pré-carga da mola que permitem que ela seja ajustada com base no peso, terreno ou estilo de condução.

Segurança nos freios em duas versões: Standard e ABS
Segurança nos freios em duas versões: Standard e ABS

O curso da roda é de 125 mm e balança – assimétrica -, além de resistente, tem design moderno. Seu comprimento é de 573 mm, o que confere à MT-03 a mesma relação de entre-eixos da R1 2014. O fato de ser longo reduz a variação do ângulo da balança em relação ao solo nas curvas ou nas acelerações e desacelerações, resultando em maior eficiência na transferência de potência para a roda traseira.

A MT-03 estará disponível em duas versões, a Standard e a ABS. Em ambas, o sistema dianteiro é composto por um disco ventilado do tipo flutuante, com 298mm de diâmetro e pinça de duplo pistão. Na traseira, o disco ventilado é de 220mm, e a pinça com pistão único.

MT 03 Matt Silver (Prata fosco e Azul)
MT 03 Matt Silver (Prata fosco e Azul)

Cores e preço da MT-03

A MT-03 chega com três versões de cores: a Matt Silver (Prata fosco e Azul); Red Metallic (Vermelha e laranja) e a Black Metallic (preta) que confere visual mais discreto, dando a motocicleta aspecto mais sofisticado.

O modelo de entrada da família MT estará disponível nos Concessionários Yamaha a partir da segunda quinzena de MAIO/2016. O preço sugerido para a versão Standard é de R$ 18.790,00 + frete, e para a versão ABS, de R$ 20.790,00 + frete.

Yamaha MT-03 Red Metallic (Vermelha e laranja)
Yamaha MT-03 Red Metallic (Vermelha e laranja)

Ficha Técnica MT-03 e MT-03 ABS

Peso e Dimensões
Comprimento Total: 2.090 mm
Largura Total: 745 mm
Altura Total: 1.035mm
Altura do assento: 780 mm
Distância entre-eixos: 1.390 mm
Altura Mínima do solo: 160 mm
Peso seco*: 150 kg
Peso líquido*: 166 kg / 169 (com ABS)
Raio mínimo de giro: 2.700 mm

Motor
Refrigeração líquida, 4 Tempos, DOHC, 8 válvulas
Cilindros: 2
Cilindrada real: 320,6 cm3
Diâmetro X Curso: 68 × 44.1 mm
Taxa de Compressão: 11,2 : 1
Potência Máxima: 42,01 cv (10.750 rpm)
Torque Máximo: 3,02 kgf.m / 9.000 rpm
Sistema de partida: Elétrica
Sistema de Lubrificação: Cárter Úmido
Capacidade do Óleo do Motor: 2,4 L
Tipo de Combustível: Gasolina
Capacidade do Tanque (reserva): 14 L (3 L)
Tipo de alimentação: Injeção Eletrônica

Transmissão
Transmissão Primária: Engrenagens
Transmissão Secundária: Corrente
Tipo de Embreagem: Úmida, Multi-Disco

Relação
6 velocidades

Chassis
Tipo: Diamante
Ângulo do Cáster: 25° 0′
Trail: 95 mm
Pneu Dianteiro: 17M/C × MT2.75
Pneu Traseiro: 17M/C × MT4.00

Freios
Dianteiro:
Disco hidráulico (Sem ABS)/ Disco hidráulico com sistema antibloqueio (ABS)
Diâmetro dos discos Dianteiros (externo): 298 mm

Traseiro:
Disco hidráulico (Sem ABS)/ Disco hidráulico com sistema antibloqueio (ABS)
Diâmetro do disco Traseiro: 220 mm

Suspensão
Dianteira: Garfo telescópico
Curso da Roda: 130 mm
Traseira: Balança Traseira
Curso da Roda Traseira: 125mm

Elétrica
Sistema de Ignição: TCI (Transistor controlled ignition)
Bateria: 12v 6 Ah

Painel Multifuncional
• Velocímetro
• Hodômetro Total
• Hodômetros Parciais (1 e 2)
• Hodômetro de Reserva de Combustível
• Hodômetro de Óleo
• Indicador de Combustível
• Consumo Instantâneo de Combustível
• Consumo Médio de Combustível
• Indicador de Marcha
• Indicador de Temperatura
• Relógio
• Luz Indicadora de marcha
• Visor do Controle de Luminosidade

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.