InícioDicasConfira 5 dicas para evitar acidentes de moto e tire as dúvidas...

Confira 5 dicas para evitar acidentes de moto e tire as dúvidas sobre seguro DPVAT

Mais da metade dos acidentes de trânsito no país ocorrem com motocicletas. Vamos ver algumas dicas para prevenir acidentes de moto. E quando se tem direito ao Seguro DPVAT? É o que vamos conferir!

Confira 5 dicas para evitar acidentes de moto
Confira 5 dicas para evitar acidentes de moto

Os acidentes de moto são uma realidade no trânsito brasileiro. Só no ano passado, foram 167 mil acidentes de trânsito, ou 54% de todos os acidentes de trânsito, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). O fator humano é a principal causa de mortes no trânsito, com 94% das mortes por negligência dos motoristas ou pedestres. Ou seja, muitas dessas mortes são evitáveis.

1) Use sempre equipamentos de segurança
O uso obrigatório de equipamentos de proteção não deve ser ignorado. Em caso de acidente, ele pode desempenhar um papel. É importante que o motociclista fique atento ao tamanho adequado do capacete (não pode ficar solto na cabeça), e que esteja sempre afivelado e usado dentro do prazo de validade. Capacetes abertos existem, mas não são ideais porque oferecem menos proteção e deixam o rosto e a mandíbula vulneráveis ​​em caso de queda. Além disso, usar botas, luvas, calças e jaquetas adequadas é o equipamento mínimo que todo motociclista deve usar antes de sair de casa.

2) Não fique em ponto cego
Em acidentes de moto, o motivo mais comum é a alegação de que motorista de outro veículo envolvido não viu a motocicleta. O que pode ser verdade devido aos pontos cegos. O termo nada mais é do que a área não coberta pelo espelho retrovisor, ou a área da outra parte do veículo que bloqueia a visão do motorista. Portanto, ao dirigir ao lado de um carro, ônibus ou caminhão, os motociclistas devem tomar cuidado para não ficarem em um ponto cego e, assim, estarem sujeitos a “fechamento” a qualquer momento. A dica é ficar à vista dos outros motoristas.

3) Atenção com cruzamentos e conversões
Acidentes graves também ocorreram em cruzamentos e curvas de estradas e avenidas. Portanto, ao se aproximar de um veículo que está esperando para cruzar a pista, é aconselhável diminuir a velocidade e avisá-lo para se aproximar pela buzina ou pelo farol alto. Mesmo assim, reduza a velocidade e preste atenção redobrada: o motorista pode perder o foco e passar na sua frente, causando um grave acidente.

4) Cuidado com pedestre
Os dados sobre acidentes envolvendo pedestres são tão chocantes quanto os acidentes de moto. Os motociclistas devem estar atentos ao passar por ônibus e veículos altos, pois os pedestres estão sempre presentes, principalmente em áreas de tráfego intenso e nos horários de pico, como hospitais, igrejas, escolas, supermercados e estações de metrô. Nessas situações, a forma mais segura de evitar uma fatalidade é dirigir em baixa velocidade adequada à via, facilitando a frenagem quando necessária.

cruzamentos com semáforos são um perigo para os motociclistas
Cruzamentos com semáforos são um perigo para os motociclistas

5) Não aproveite brechas de semáforos
Os cruzamentos com semáforos são um perigo para os motociclistas, e ainda mais para os estafetas. A “mania” de acelerar com o semáforo amarelo pode levar a vários ferimentos e mortes, portanto, seja você motociclista ou não, não acelere ao ver um semáforo amarelo, pois ganhar alguns minutos pode custar sua vida. Mesmo que o semáforo fique verde, certifique-se de que outros veículos pararam, pois alguns motoristas podem querer aproveitar o semáforo amarelo.

Direitos – Seguro DPVAT
O Seguro DPVAT é o principal direito em caso de acidentes de trânsito. O próprio nome já diz: Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não. Esse seguro busca amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa. São muitas particularidades em cada situação de acidente, mas, de maneira geral, os envolvidos têm direito ao DPVAT em caso de morte, invalidez permanente e direito a Despesas de Assistência Médica e Suplementares (DAMS).

A cobertura de DAMS abrange despesas médico-hospitalares em estabelecimentos credenciados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e despesas suplementares, como fisioterapia, medicamentos e equipamentos ortopédicos. As DAMS não cobrem quando os serviços foram cobertos por outros planos privados de saúde, exceto parcela não coberta, e despesas não especificadas sem relatórios e notas fiscais correspondentes. Além disso, o DPVAT não cobre danos materiais aos veículos, acidentes fora do Brasil, multas e finanças.

Boletim de Ocorrência
Quando não há vítimas do acidente, o boletim de ocorrência pode ser feito pessoalmente ou pela internet, em alguns estados. Em caso de vítimas, o BO é obrigatório e deve ser feito pessoalmente. É preciso também acionar os serviços de emergência para receber o auxílio médico necessário. Além disso, é necessário o relato preciso de como ocorreu o acidente, e é fundamental apresentar os documentos necessários para registrar a ocorrência: RG, CPF, telefone e endereço.

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS