Dois meses e meio depois da sua estreia global, a nova BMW R 1300 GS colocou a prova seu desempenho off-road, aqui na América do Sul. Entre os dias 6 e 7 de dezembro de 2023, quatro motocicletas, partindo do nível do mar, subiram até o pico Ojos del Salado, no vulcão ativo mais alto do mundo, no Chile.
A subida, que é muito difícil para pilotos, motos e pneus, culmina no “Rock Channel”, onde a expedição subiu a 6.006 metros em apenas 19 horas e 22 minutos. Equipados com pneus Metzeler Karoo 4, os modelos BMW R 1300 GS partiram do nível do mar na costa do Oceano Pacífico, seguido pela subida através do Deserto do Atacama até o Circuito de los Seis Miles e finalmente às encostas do Nevado Ojos del Salado, na fronteira entre Argentina e Chile.
Pilotando as BMW R 1300 GS estavam Christof Lischka, Gerente de Desenvolvimento da BMW Motorrad, Salvatore Pennisi, Diretor Técnico e piloto de testes da Metzeler, Michele Pradelli, Campeão Italiano de Extreme Enduro e piloto de testes da revista italiana InMoto, e Karsten Schwers, piloto de tese e jornalista da revista alemã MOTORRAD.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Veja Também:
Nova BMW R 1300 GS é confirmada para setembro. Deverá marcar o fim da BMW R 1250 GS.
Nova BMW R 1300 GS: Produção no Brasil em Janeiro e Vendas em Abril de 2024
BMW R 1300 GS 2024; Conheça tudo sobre a nova GS da BMW de 145cv de potência
BMW R 1300 GS 2024: fotos vazaram antes da hora; Veja como ficou
A expedição foi foi realizada com motocicletas e pneus padrão.
A escalada para Nevado Ojos del Salado é um desafio extremo para o homem e Máquina. Esforços físicos e mentais consideráveis foram necessários para que os participantes da expedição conseguissem chegar ao topo.
A subida foi concluída em menos de 24 horas. Além disso, os participantes chegam a um ambiente acima de 5.000 metros que é muito inóspito para os seres humanos. As temperaturas são muito baixas – em torno de -10 ºC durante o dia e -20 ºC a noite – e o nível de oxigênio é muito baixo.
“Estou muito feliz por todos conseguirem enfrentar e vencer esse desafio com a nova BMW R 1300 GS. Nesse teste aventura, a nova GS já demonstrou grande eficiência off-road e mostrou o que pode fazer em situações extremas”, conclui Christof Lischka, Gerente de Desenvolvimento da BMW Motorrad.
No Brasil em 2024
A nova BMW R 1300 GS está confirmada para o mercado nacional. A informação é do diretor BMW Motorrad para a América Latina, Dirk Biehler.
As primeiras unidades serão fabricadas em Manaus (AM) a partir de janeiro, porém a seca no rio Amazonas, podendo afetar as datas previstas para o início da produção. As vendas da nova R 1300 GS estão programadas para começar no Brasil, em abril de 2024.
O preço ainda não foi definido. Mas os valores da nova R 1300 GS com certeza vão superar os atuais R$ 129.500 praticados pela versão de entrada da R 1250 GS, que também é fabricada no Brasil. Vamos aguardar!