No final de 2018, a BMW introduziu a bem-sucedida linha de automóveis “M”, também para as motos e, desde então, oferece um patamar “premium” para as motos BMW denominado “M”. A nova BMW M 1000 R é o segundo modelo “M” da BMW Motorrad.
A nova “big naked” é uma verdadeira “monstra” em termos de potência. Motor de 210 cv, e apenas 199 kg com tanque cheio. Suspensão e aerodinâmica para um alto desempenho em estradas. Para quem quer esportividade, a BMW M 1000 R consegue oferecer uma pilotagem bastante dinâmica para o segmento de superbikes nakeds.
A BMW M 1000 R, que teve sua apresentação mundial neste dia 12 de outubro, possui motor 4 cilindros, que teve como base o motor da S 1000 RR. Consegue mais potência de pico, torque mais alto e impulso e tração aumentados graças às relações secundárias e de transmissão mais curtas para mais esportividade de pilotagem urbana ou em estradas.
Motor da nova BMW M 1000 R
Motor em linha de 4 cilindros refrigerado a liquido. Mesma base de potência da S 1000 RR. A sua potência máxima é de 210 cv a 13.750 rpm, 45 cv a mais que na S 1000 RR. O torque máximo de 113 Nm é gerado a 11.000 rpm (na S 1000 R: 114 Nm a 9.250 rpm).
A maior tração da roda traseira em todas as marchas também é proporcionada por uma relação de transmissão secundária mais curta através da corrente de 47 dentes (na S 1000 R: 45 dentes). Além disso, as relações de transmissão da 4ª, 5ª e 6ª marchas são mais curtas, o que também beneficia o torque e a tração na roda traseira.
VEJA TAMBÉM:
• Royal Enfield Classic 350: uma moto clássica com preço de popular!
• BMW M 1000 R: uma “monstra com asas” e 210 cavalos
• Shineray lança a JEF 150s por 12.290. Será que ameaça a Honda CG?
• BMW R 18 no Brasil por R$ 139.900. Harley-Davidson que se cuide!
• Nova Hayabusa: 3ª geração do Falcão Peregrino tem data para estrear no Brasil
• Kawasaki Z900 Edição de Aniversário. Somente 200 unidades no Brasil.
• BMW K 1600 Bagger 2022 no Brasil em setembro, a partir de R$ 306.500
• Nova Honda CB300F 2022: afinal, verdade ou mentira?
• Yamaha MT-10 2022; conheça a ‘grandona’ da família MT
• KTM 1290 SuperDUKE R 2022 no Brasil: preço, ficha técnica e fotos
Asas laterais: M Winglets, os defletores de vento
Além da tecnologia de acionamento e suspensão, a aerodinâmica também foi um item fundamental nas especificações para o desenvolvimento da BMW M 1000 R. As aletas nas laterais dianteiras tem o objetivo de melhor estabilidade de condução em altas velocidades, já sendo acionadas a partir de 160 km/h. Proporcionam um aumento de carga na roda dianteira de 11 kg a 220 km/h graças à força aerodinâmica gerada.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Pacote Tecnológico
O painel da BMW M 1000 R oferece a animação de inicialização. A exibição estendida da faixa de velocidade vermelha é um novo recurso. Como equipamento opcional, pode ser fornecido um material de dados abrangente para usar o GPS Laptrigger e o M GPS Datalogger (Acessórios Originais BMW Motorrad) por meio de um código de ativação através da interface OBD do painel de instrumentos.
Ainda fazem parte do pacote tecnológico, 5 modos de condução: “Rain”, “Road”, “Dynamic”, “Race” e “Race Pro1-3”, bem como a última geração do Dynamic Traction Control DTC e função wheelie DTC com caixa de sensor de 6 eixos. Outra novidade: Brake Slide Assist, que permite ao piloto frear dentro da curva, com um deslizamento constante.
A naked superesportiva teve seu lançamento apenas para a Europa. O preço não foi divulgado.