A Yamaha Tracer 9 2025 foi apresentada nesta semana na Europa, com inovações tecnológicas e design repaginado. Apesar de toda a tecnologia, “cara” da nova sport-touring deverá dividir opiniões. O preço ainda não foi divulgado.
A Yamaha Tracer 9 2025 foi oficialmente revelada na Europa, marcando uma nova fase para a linha sport-touring da fabricante. Com o lançamento de três versões – Tracer 9, Tracer 9 GT e Tracer 9 GT+ –, a moto se posiciona entre as mais avançadas tecnologicamente da Yamaha, trazendo inovações de segurança e conveniência para diferentes perfis de motociclistas.
Visualmente, a Yamaha Tracer 9 2025 exibe um design atualizado, além da inclusão de uma transmissão automatizada Y-AMT, agora presente na versão topo de linha, a GT+. Essa tecnologia, já está introduzida nos modelos MT-09 e MT-07 (que ainda não chegaram ao Brasil!), visa proporcionar uma experiência de pilotagem mais suave e eficiente.
O preço ainda não foi divulgado na Europa. A versão 2024 é vendida atualmente (na Inglaterra) a partir de 11.116 Libras, o que equivale, em conversão direta, cerca de R$ 83 mil. A expectativa é que em breve o preço da versão 2025 seja divulgado, mas obviamente deverá ficar acima disso.
Novidades da Yamaha Tracer 9 2025
Entre os principais diferenciais da Yamaha Tracer 9 2025 está o novo sistema de farol Matrix LED, presente nas versões GT e GT+. Esse sistema avançado ajusta a intensidade da iluminação conforme as condições da estrada, aumentando a visibilidade sem comprometer a segurança dos demais condutores. Além disso, o conjunto óptico acompanha os movimentos da moto nas curvas, assegurando uma visibilidade aprimorada em trajetos sinuosos.
Para otimizar a aerodinâmica, a Yamaha desenvolveu as novas estruturas da Tracer 9 em túnel de vento. A versão padrão conta com para-brisa ajustável manualmente, oferecendo 50 mm de ajuste em 10 posições diferentes, enquanto as versões GT e GT+ possuem ajuste eletrônico com até 100 mm, trazendo maior proteção para piloto e passageiro. Um spoiler adicional também foi adicionado na parte inferior, proporcionando mais conforto contra o vento.
A conectividade também é um destaque na nova linha, com um painel TFT de 7 polegadas e conectividade para smartphones. O sistema permite navegação via GPS e oferece cinco modos de pilotagem – três modos pré-definidos (Sport, Street e Rain) e dois ajustáveis (Custom 1 e Custom 2) – para adaptar a moto às preferências de cada piloto.
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Desempenho e Estrutura
A Yamaha Tracer 9 2025 continua equipada com o consagrado motor CP3, o mesmo que impulsiona a MT-09 e a XSR 900 no mercado externo. Esse motor de 889 cm³ entrega até 119 cv de potência e já atende às normas de emissão Euro5, oferecendo uma performance confiável e potente para viagens e uso urbano.
No chassi, a Yamaha Tracer 9 adota o Deltabox, característico da marca, que agora inclui um novo braço oscilante em alumínio. Na parte traseira, a moto recebeu um subchassi mais leve, garantindo maior conforto e espaço para o passageiro. As versões mais completas, GT e GT+, contam com suspensão semi-ativa KYB, que se ajusta automaticamente conforme a velocidade e condições da estrada.
A versão GT+ traz ainda recursos de segurança como controle de cruzeiro adaptativo, detector de ponto cego, frenagem unificada e assistente de ultrapassagens, elevando o nível de proteção e conforto, especialmente para trajetos de longa distância.
Com a Yamaha Tracer 9 2025, a marca aposta em uma sport-touring altamente equipada, capaz de atender às exigências de motociclistas modernos. A inovação em iluminação, conectividade e segurança consolidam a Yamaha Tracer 9 2025 como uma das principais opções no segmento, proporcionando uma experiência de pilotagem que combina tecnologia e praticidade para diferentes tipos de estrada e perfis de condução.
E no Brasil?
No Brasil, a Yamaha Tracer 900 GT, apesar de já estar na versão 2025, é praticamente a mesma desde 2020. Neste momento, não existe nenhum indício de que tenhamos o novo modelo da Tracer por aqui.