As novas Shineray SWM 400 Scrambler e SWM 400 Classic estão previstas para chegar ao mercado nacional no primeiro semestre de 2025. A marca teve alguns atrasos com a homologação de vários modelos, o que poderá também causar atraso nas SWM.
No final de 2023, em uma apresentação restrita a empresários e pessoas do setor, a Shineray chegou a expor os dois modelos, onde tratou como sendo alguns os primeiros da fila entre os lançamentos da marca SWM. Para quem não sabe, a marca italiana SWM Motorcycles foi comprada pela Shineray em 2014. Novos modelos foram criados a partir de então e muitos são comercializados na Europa.
A primeira moto da SWM confirmada para ser apresentada no Brasil é a Gran Milano 500. Inclusive, isso teria sido feito de forma oficial pela marca. Mas na fila de lançamentos, as SWM 400 Scrambler e SWM 400 Classic estariam bem perto, afinal, não seriam apresentadas a um grupo seleto a toa.
SWM 400 Scrambler e SWM 400 Classic
Os dois modelos “clássicos” de 397,2 cm³, aparentemente não estão entre os comercializados de forma oficial pela SWM na Europa. Pelo menos, não aparecem em seu site oficial. Mas a marca Mash Motor, aparentemente comercializa o modelo clássico em toda a Europa com o nome de Five Hundred.
Detalhes de como acontecerá a parte prática no Brasil, não foram revelados. Provavelmente as motos deverão ser montadas por aqui, para tentar chegar a um preço competitivo.
Conseguimos uma ficha técnica “não oficial” no site da Shineray Moto, onde a princípio, os modelos de 400 cilindradas recebem o nome de linha XY400. Entre elas a Scrambler XY400H e a Classic XY400. Outros modelos interessantes fazem parte da linha, como uma Café Racer e até um modelo com Side Car. Mas esses não foram nem “cogitados” virem para o nosso mercado.
A 400 Scrambler e SWM 400 Classic são esperadas para o próximo ano. A SWM 400 Scrambler foi projetada para oferecer um bom desempenho tanto em estradas pavimentadas quanto em terrenos off-road leves. Com pneus de cravo, guidão alto e uma estética retrô, é ideal para quem busca aventura e estilo.
Já a Classic 400 mantém um design atemporal, perfeito para uso urbano e viagens. Seu estilo clássico atrai motociclistas que valorizam simplicidade e nostalgia. A princípio o motor de ambas é o mesmo. Um monocilídrico refrigerado a óleo de 397,2 cilindradas. Entrega 26,5 cv a 7.000 RPM e torque de 30Nn a 5.500 RPM. Tanque de 13 litros e sistema de freios com ABS de duplo canal. O painel, apesar do visual redondo retrô, é digital.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Concorrência no Brasil
Caso realmente sejam lançados pela Shineray no ano que vem, a 400 Scrambler e SWM 400 Classic irão concorrer diretamente com os modelos da Triumph, a Speed e Scrambler 400. Em termos de qualidade, a SWM deverá ser a marca premium da Shineray no Brasil. Os modelos da Royal Enfield podem entrar também na mira de concorrência.
Preços
Já em relação a preço, as motos não aparecem no site oficial da SWM na Europa, não existe nem como ter uma ideia de conversão direta, pelo menos pela marca da Shineray.
Já pela marca Mash, que como dissemos comercializa a Five Hundred em vários países da Europa, o preço na Inglaterra fica em 3.899 Libras. Em uma conversão direta, algo em torno de R$ 28.500. Na Alemanha, o preço parte de 4.199 Euros, em torno de R$ 25.500, em conversão direta (setembro/24).
De todo jeito, os modelos da Triumph têm o seguinte preço sugerido no Brasil: a Speed 400 é comercializada a partir de R$ 29.990 e a Scrambler 400X a partir de R$ 33.990. Ou seja, acreditamos que para serem competitivas, a SWM 400 Scrambler e SWM 400 Classic deverão chegar a valores em torno disso ou menos.