A Honda NX 190 2025 foi lançada há poucos dias em vários países da América da Sul, como Colômbia, Peru e Venezuela. É um modelo todo terreno, mais para “crossover”. Para quem deseja uma moto confiável tanto para o dia a dia na cidade quanto para aventuras fora de estrada.
Para quem acompanha os lançamentos fora do Brasil, a NX 190 foi apresentada pela Honda indiana, há pelo menos 3 anos atrás, com o nome de CB 200X. O modelo é praticamente o mesmo para parte do mercado Sul Americano, com exceção de algumas adaptações locais e a mudança no nome para NX 190. Na verdade, a nomenclatura já faz parte da modernização de padrão da Honda. Assim como a NX 500 deverá substituir a CB 500X.
O estilo da NX 190 aliás, é bastante parecido com o da Honda NX 500. O desenho é de uma moto encorpada. Seu assento é mais amplo e confortável, permitindo maior comodidade em trajetos longos. O guidão elevado e o posicionamento dos pedais proporcionam uma postura de pilotagem mais relaxada, ideal para enfrentar terrenos acidentados e também para o dia a dia na cidade.
Além disso, a NX 190 2025 possui uma carenagem frontal redesenhada que melhora a aerodinâmica e protege melhor o piloto contra o vento e detritos. As luzes de LED em todo o conjunto óptico não só oferecem uma estética mais sofisticada, como também aumentam a visibilidade e a segurança em condições de pouca luz.
Potência e Desempenho da Honda NX 190
O motor da Honda NX 190 2025 é um monocilíndrico de 184,4 cm³, com arrefecimento a ar e injeção eletrônica de combustível. Ele entrega 16,3 cv de potência a 8.500 rpm e um torque de 1,55 kgf.m a 6.000 rpm. Essa configuração proporciona uma resposta rápida e eficiente, tanto para uso urbano quanto para aventuras off-road.
A relação de transmissão foi ajustada para oferecer um equilíbrio entre força e economia de combustível. Isso significa que, em velocidades baixas, a moto mantém uma boa aceleração, enquanto em altas velocidades ela consegue manter um consumo de combustível moderado, com uma média de 35 km/l.
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Principais Características Técnicas
Especificação | Detalhes |
---|---|
Motor | Monocilíndrico, 4 tempos, 184,4 cc |
Potência | 16,3 cv a 8.500 rpm |
Torque | 15,3 Nm a 6.000 rpm |
Sistema de Injeção | PGM-FI (Injeção Eletrônica Programada) |
Suspensão Dianteira | Telescópica |
Suspensão Traseira | Monoamortecida |
Freios | Disco com ABS nas duas rodas |
Capacidade do Tanque | 12 litros |
Consumo Médio | 35 km/l |
Tecnologias e Segurança
A Honda NX 190 2025 se destaca pelas tecnologias embarcadas que visam aumentar a segurança e o conforto do piloto. Entre os principais destaques estão:
- Freios CBS (Combined Braking System): Este sistema distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira, proporcionando maior estabilidade e segurança, especialmente em frenagens bruscas.
- Painel Digital Completo: O painel é 100% digital e fornece informações claras sobre velocidade, nível de combustível, odômetro e indicadores de manutenção.
- Sistema de Injeção Eletrônica PGM-FI: Garante uma queima mais eficiente do combustível, reduzindo emissões e melhorando o consumo.
E no Brasil?
No Brasil a NX 190 teria algumas concorrentes, entre elas, a XRE 190 da própria Honda. Esse seria o motivo principal, pelo qual acreditamos que esse modelos não deverá vir para o Brasil. A Honda Brasil dificilmente colocaria uma segunda moto para disputar o mesmo segmento.
Mas a briga seria boa com outros modelos, entre eles, a recém lançada Storm 200 da Shineray. A novidade da Shineray é o modelo KPT 200, da Lifan. Na questão de motor, o modelo da Shineray leva vantagem, com potência máxima de 20,4 cv e torque de 18 Nm a 7.500 rpm, a moto oferece uma velocidade máxima, segundo a marca, de até 130 km/h.
Outro modelo no Brasil que poderia ser um bom concorrente, é a NH 190 da Dafra. O modelo é fruto de uma parceria entre a Dafra e a taiwanesa Sym. Na questão de motorização, o modelo da Dafra também leva vantagem: 18 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,6 kgf.m a 7.500 rpm, enquanto que a XRE entrega16,4 cv a 8.500 rpm (Etanol).
Na questão de preço, a concorrência é algo mais difícil de se ter uma base, já que o que temos é a estimativa de preço em países da América do Sul. No Peru, a moto chega por US$ 4 mil dólares. Em conversão direta, algo em torno de R$ 22 mil reais (setembro/ 2024). A Shineray Storm 200 foi lançada por R$ 18.990 + frete. O preço é o mesmo para a NH 190 da Dafra, R$ 18.990 + frete.
Mesmo com o preço em conversão direta, a NX 190 ficaria mais cara até que a XRE 190, que a Honda oferece com o preço sugerido de R$ 20.770.
Resumindo: não acreditamos que o modelo venha para o Brasil, a não ser que substitua a XRE 190. Neste momento, o modelo da Honda teve um bom crescimento nas vendas. No último mês de agosto de 2024, o modelo da Honda teve um crescimento de 36% nas vendas.
O modelo NX que tem uma probabilidade muito grande de chegar ao Brasil é a NX 500. Esse modelo da Honda está substituindo a CB 500X, e no mercado nacional também deverá acontecer. A NX 500 já foi inclusive registrada no INPI – Instituo Nacional da Propriedade Industrial.
Mas achamos que a Honda NX 190 poderia agradar. O que você acha? Deixe nos comentários.