A Nova Honda Tornado 300 chegou ao mercado nacional com visual off-road e outras novidades. Talvez o preço não tenha agradado muito, afinal, esperava-se uma briga direta com a Yamaha Lander 250 nesse quesito, mas o preço sugerido de R$ 27.690 (sem frete) ficou no mesmo preço da Sahara 300 Rally.
A nova Honda Tornado 300 já está no mercado e traz uma série de novidades que prometem agradar os amantes de motos off-road. Com um design derivado da Sahara 300, a Tornado 300 se destaca pela sua proposta voltada para aventuras fora da estrada, mantendo as tradições que tornaram essa linha tão popular no Brasil. A seguir, detalhamos 9 fatos sobre a nova Honda Tornado 300, ou Honda XR 300L, abordando desde o seu visual imponente até a posição de pilotagem ajustada, passando por novidades na suspensão e outros aspectos técnicos.
Vamos explorar cada um dos aspectos que tornam essa moto uma escolha interessante para quem busca desempenho e confiabilidade em terrenos desafiadores.
9 Fatos sobre a Nova Honda Tornado 300
Entre os fatos mais relevantes sobre essa nova moto, incluimos seu design aventureiro, novo painel de instrumentos, posição de pilotagem otimizada, e muito mais. Saiba tudo antes de decidir sobre sua próxima aventura sobre duas rodas.
1- Design Off-Road
O primeiro fato sobre a nova Honda Tornado 300 é o seu design, claramente inspirado em uma proposta off-road. Derivada da Sahara 300, a Tornado 300 apresenta um visual robusto e aventureiro, com foco em estradas de chão batido e trilhas. O conjunto ótico frontal, embora semelhante ao da Sahara, possui características próprias que reforçam sua identidade única. Com um banco plano e detalhes herdados da família 300 da Honda, essa moto mantém uma comunicação visual que a diferencia no mercado nacional.
2 – Novo Painel de Instrumentos
Outro destaque da Nova Honda Tornado 300 é o novo painel de instrumentos, que traz uma série de funcionalidades úteis para os pilotos de off-road. Com indicador de marcha e cinco níveis de brilho ajustáveis, o painel foi projetado para atender às necessidades de quem enfrenta trilhas e terrenos adversos. A luminosidade regulável permite ajustar a visibilidade conforme as condições do ambiente, garantindo que as informações estejam sempre claras e acessíveis, independentemente do cenário.
3 – Posição de Pilotagem Otimizada
A posição de pilotagem da Honda XR 300L foi ajustada para proporcionar maior conforto e controle em terrenos acidentados. O piloto se sente preparado para enfrentar desafios on e off-road, graças à posição de pilotagem que segue a linha CRF, conhecida por seu foco fora de estrada. Embora a moto seja emplacável e apta para uso urbano, é nas trilhas que sua posição de pilotagem mais agressiva realmente se destaca.
4 – Altura do Assento
O assento da Tornado 300 é outro ponto que merece destaque, sendo 3 cm mais alto que o da Sahara 300. Com 89 cm de altura, o assento plano facilita a movimentação do piloto durante manobras off-road, proporcionando maior controle e estabilidade. A altura adicional pode ser um desafio para pilotos de menor estatura, mas é ideal para quem busca uma moto projetada para aventuras fora da estrada.
5 – Novo Ajuste de Suspensão Traseira
A suspensão traseira da Tornado 300 também foi aprimorada, com um curso de 227 mm e ajustes mais práticos que a tornam ainda mais adequada para o off-road. A proteção adicional contra lama e detritos garante que a suspensão funcione perfeitamente mesmo em condições adversas. Além disso, a suspensão dianteira mantém o mesmo curso, mas com um ângulo de caster e trail ligeiramente ajustado para melhorar a experiência de pilotagem.
6 – Peso Reduzido
Em comparação com a Sahara 300, a Tornado 300 é 3 kg mais leve, pesando 143 kg. Essa redução de peso, embora sutil, pode fazer uma diferença significativa no desempenho e na maneabilidade da moto, especialmente em terrenos mais desafiadores. A leveza adicional, combinada com o design focado em aventuras, reafirma o compromisso da Honda em oferecer uma moto eficiente e ágil.
7 – Rodas de Alumínio com Trava Roda
Outro fato interessante sobre a Tornado 300 é a inclusão de rodas de alumínio com trava. Essas rodas, leves e resistentes, são ideais para uso em trilhas, permitindo que o piloto ajuste a calibragem dos pneus conforme necessário sem comprometer a integridade das rodas. A trava garante que a câmera interna permaneça estável, mesmo com a pressão reduzida, o que é crucial em terrenos acidentados.
8 – Visual Off-Road
A Tornado 300 é, sem dúvida, uma moto focada no off-road. As pedaleiras retráteis, o pedal do freio e o pedal do câmbio foram todos projetados para garantir durabilidade e eficiência em terrenos acidentados. Esses componentes reforçam a proposta off-road da Tornado 300, garantindo que ela esteja preparada para enfrentar os desafios mais difíceis.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
9 – Motor da Tornado 300
Por fim, o motor da nova Honda Tornado 300, embora semelhante ao da Sahara, foi ajustado para entregar um desempenho ideal para o off-road. Com uma potência ligeiramente inferior à da Sahara, o motor da nova Honda Tornado 300 tem 293,5 cm³, SOHC de quatro válvulas, arrefecido a ar, que foi ajustado para otimizar a performance da Tornado 2025. Com a tecnologia FlexOne, que permite o uso de gasolina ou etanol, o motor entrega 24,8 cv de potência a 7.500 rpm e 2,74 kgf.m de torque a 5.750 rpm (etanol).
A Honda XR 300L Tornado 2025 já está disponível nas concessionárias, com preço sugerido de R$ 27.690,00, sem incluir despesas de frete ou seguro. A garantia oferecida é de três anos, sem limite de quilometragem, e inclui óleo Pro Honda grátis em sete revisões.