O desenho da Hornet 1000 foi registrado no nosso INPI. Isso pode ser o indício de que teremos uma CB1000 Hornet made in Brasil, em breve. Mas ainda não é garantido! Entenda!
A Honda CB 1000 Hornet, conhecida simplesmente como Hornet 1000, foi oficialmente registrada no Brasil no nosso INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. A motocicleta, que foi apresentada no Salão EICMA em Milão no ano passado, trouxe uma nova proposta dentro do segmento naked, utilizando componentes derivados da esportiva CBR 1000 RR-R Fireblade.
Embora a Honda Brasil não tenha confirmado absolutamente nada venda do modelo no país, o registro sugere que a chegada por aqui pode sim acontecer. Esse é o seguindo modelo “Hornet” registrado no INPI. Há poucos dias atrás a CB500 Hornet também teve seu desenho solicitado o registro pela Honda no Brasil. Mas como já dissemos, outros modelos chegaram a ser registrados no país e não foram lançados.
A Hornet 1000 se destaca por seu novo visual de acordo com a nova linha que surgiu com a nova CB 750 Hornet, lançada em outubro de 2022. Em relação à motorização, a nova CB1000 Hornet é equipada com um motor de quatro cilindros de 999 cm³, que entrega mais de 150 cv de potência e 10,2 kgfm de torque. Estes números são inferiores aos da antiga Fireblade, sugerindo que o motor passou por um ajuste para se adequar a uma proposta mais acessível, porém ainda bastante performática.
Caso realmente chegue por aqui, o modelo deverá concorrer no mercado de motos naked, como a Yamaha MT-09 e a Kawasaki Z1000. No entanto, a proposta da Hornet 1000 parece ser a de oferecer uma combinação única de desempenho e estilo, herdando características de sua irmã maior, mas com um apelo mais voltado para um uso cotidiano, sem perder a esportividade.
Ainda que apresentada durante o Salão de Milão 2023, a CB1000 Hornet ainda não efetivamente colocada à venda na Europa. Em outras palavras, mesmo que siga todos os “trâmites” normais, a Hornet 1000 ainda vai demorar para entrar no mercado brasileiro.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Hornet 1000: Como é a nova CB1000 Hornet
A Hornet 1000 é construída sobre um chassi completamente novo, que utiliza uma longarina dupla feita de aço, proporcionando rigidez e estabilidade. As suspensões são um destaque, com a dianteira equipada com um garfo Showa SFF-BP USD de 41 mm, ajustável para compressão e amortecimento de recuperação. Na traseira, a moto conta com um amortecedor Showa com sistema Pro-Link, oferecendo uma condução confortável e precisa, mesmo em condições adversas.
O sistema de frenagem é outro ponto alto, com discos flutuantes de 310 mm na dianteira, equipados com pinças de quatro pistões de montagem radial. Este conjunto garante uma excelente capacidade de frenagem, essencial para uma moto que combina potência elevada com um peso relativamente contido. Além disso, a Hornet 1000 vem equipada com ABS, controle de tração (HSTC), acelerador eletrônico, três modos de pilotagem e embreagem assistida e deslizante, que proporcionam uma condução segura e ajustável às necessidades do piloto.
Outro destaque da Hornet 1000 é seu painel de instrumentos, que conta com uma tela TFT colorida de 5 polegadas, oferecendo conectividade com smartphones através do sistema Honda RoadSync. A iluminação é totalmente em LED, incluindo faróis duplos com projetores, que não só melhoram a visibilidade, mas também conferem um visual moderno à motocicleta.
Perspectivas para o Mercado Brasileiro
Apesar de o registro da Hornet 1000 no INPI sugerir uma possível introdução no mercado brasileiro, a Honda Brasil não confirmou absolutamente nada oficialmente se o modelo será vendido no país. No entanto, considerando o sucesso de outros modelos naked e a força da marca no Brasil, é algo a pesar na balança. Caso a moto chegue ao mercado brasileiro, ela terá que encontrar seu espaço em um segmento já competitivo, mas o legado da linha Hornet e a reputação da Honda são fatores que podem (ou não!) atrair um público fiel.