A Triumph apresentou na Inglaterra a sua nova Tiger 1200 2024. A big trail inglesa recebeu atualizações e modificações. Talvez com o objetivo de enfrentar sua principal concorrente: a nova BMW R 1300GS.
A nova Tiger 1200 2024 foi apresentada na Inglaterra nesta quinta, 15 de fevereiro de 2024. As alterações da Tiger 1200, ao que nos chega de informação através da marca, são melhorias no motor, ergonomia e parte tecnológica.
O novo modelo está previsto para chegar em toda a Europa em março. Para o Brasil, deveremos aguardar, até porque a Triumph Brasil ainda não se pronunciou a respeito do novo modelo.
O design da linha 2024 é praticamente o mesmo, com novas cores. Destaque para a Vermelha (Carnival Red) que já havia sido visto nas Tiger 900 e Tiger 660.
De todo jeito, a big trial inglesa é atualmente o modelo que realmente pode enfrentar a concorrência da nova BMW R 1300 GS igual pra igual.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Veja Também:
Triumph lança ajuste eletrônico de altura para a Tiger 1200; modelo baixa até 20mm
Triumph Tiger 1200 é eleita a “Moto Abiauto” pela imprensa especializada
Triumph apresenta a Tiger 1200-2022. Conheça.
Trimph Tiger 1200: conheça as versões e preços 2022
Triumph lança as novas Tiger 800 e 1200 no Brasil
Atualizações no Motor e na Ergonomia
Segundo a Triumph, as atualizações para a linha Tiger 1200 incluem mudanças no motor, proporcionando uma experiência de pilotagem mais confortável. O motor é o mesmo de três cilindros em linha, com uma capacidade impressionante de 1.160 cm³.
Embora a potência de 150 cv a 9.500 rpm e o torque máximo de 13,2 kgf.m a 9.500 rotações por minuto permaneçam inalterados, o motor recebeu modificações no virabrequim, no rotor do balanceador, no acelerador e no alternador. Essas alterações foram projetadas para otimizar o equilíbrio, a inércia e a calibração eletrônica da moto, resultando em uma entrega de torque mais suave e precisa, especialmente em baixas rotações.
Além disso, a embreagem também foi aprimorada, agora equipada com uma alavanca mais longa, proporcionando engates mais suaves e leves.
Ajustes Ergonômicos
Os modelos GT Pro e GT Explorer também receberam melhorias ergonômicas. Os apoios para os pés foram reposicionados, oferecendo maior distância do solo nas inclinações e evitando qualquer contato indesejado com o asfalto.
As suspensões foram aprimoradas com a inclusão da função Active Preload Reduction, agora disponível como padrão em todos os modelos. Esta inovação reduz em até 20 mm a altura do assento, proporcionando uma posição mais confortável e uma sensação de controle ainda maior ao piloto. Adicionalmente, o assento foi redesenhado para uma versão mais plana, oferecendo mais liberdade de movimentos e conforto em viagens longas.
Tecnologia
Na parte tecnológica, a Triumph preservou que já tem de melhor:
- Sistema Radar (GT Explorer e Rally Explorer)
- Configuração de suspensão semi-ativa Showa para controle do piloto
- Painel TFT de 7” com sistema de conectividade My Triumph integrado
- Controle de tração otimizado em curva com IMU
- Até seis modos de pilotagem
- Sistema sem chave, incluindo ignição, trava de direção e tampa de combustível
- Iluminação LED com DRL, além de luzes de curva
- Triumph Shift Assist como padrão
- Punhos e assentos aquecidos (GT Explorer e Rally Explorer)
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (GT Explorer e Rally Explorer)
A Tiger 1200 2024 agora está disponível em quatro variantes, com novas cores para 2024.
A Tiger 1200 GT Pro e GT Explorer, estão disponíveis no Carnival Red, e nas opções anteriores Snowdonia White e Sapphire Black.
A Tiger 1200 Rally Pro e a Rally Explorer, nas novas opções Matt Sandstorm e Jet Black, e no conhecido Matt Khaki.
Preço
A Triumph Tiger 1200 2024 estará disponível na Europa a partir de março. O preço parte de 22.645 euros, em conversão direta, algo em torno de R$ 121 mil.
A Triumph Brasil não tem informações a respeito da chegada desse novo modelo por aqui. Opinião nossa: acreditamos que deverá chegar sim, mas somente no próximo ano.