Motos elétricas com câmbio manual, diferente mas é exatamente essa a intenção da marca taiwanesa.
A Kymco é conhecida no Brasil por sua parceria com a Suzuki, através do Grupo JTZ Motors. No Brasil, o único modelo da marca comercializado até o momento, é a Scooter AK550, um modelo premium de 550cc. Existe uma previsão de lançamento de um modelo 350cc neste ano de 2024. A Downtown 350 foi apresentada durante o Festival Interlagos 2023.
Mas enfim, essa é outra história. O que interessa pra gente, é essa digamos “evolução”, na falta de outra palavra para definir. Afinal, imagine pilotar uma moto elétrica tendo a mesma sensação de pilotar uma moto a combustão, com troca de marchas.
Os modelos SuperNEX e RevoNEX serão as novidades para a estreia desse novo tipo de embreagem para motos elétricas. Na verdade, o projeto desses dois modelos sofreu alguns atrasos. A primeira previsão de lançamento era para 2021. Agora marca está prometendo que fará o lançamento em 2025.
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Motos elétricas com câmbio manual
A empolgação em torno desses modelos está atrelada à promessa de uma experiência de pilotagem única, assemelhando-se às tradicionais motocicletas a combustão. Surpreendentemente, a Kymco destaca uma abordagem que simula uma transmissão manual convencional, envolvendo um câmbio operado por pedal e uma alavanca de embreagem na mão esquerda.
Contudo, uma recente descoberta a partir de uma solicitação de patente revela que o sistema de marchas da Kymco não é exatamente o que se imagina. Ao invés de dispor de uma embreagem e caixa de câmbio convencionais, o sistema revela-se uma simulação intricada, conectada às unidades de controle que governam o comportamento do motor elétrico. Adicionalmente, um engenhoso sistema de efeitos sonoros foi projetado para imitar de forma convincente uma troca manual. Ou seja, traduzindo em termos populares, é o chamado me engana que eu gosto.
Mas isso não tira de maneira alguma o mérito do sistema da Kymco. Pelo contrário, apenas demonstra o desejo da marca em agradar uma boa parcela de pilotos que não gostam da forma “automática” de como acontece a aceleração das motos elétricas.
Ao contrário das motocicletas a combustão, onde a presença de uma transmissão de várias velocidades é comum, as motos elétricas, devido à natureza dos motores elétricos, dispensam a necessidade desse componente. Os motores elétricos entregam torque máximo instantaneamente, tornando a complexidade e o peso de uma embreagem e caixa de câmbio desnecessários, especialmente quando já se lida com o volume e peso das baterias elétricas.
Sobre a Patente da Kymco
As relações de marcha simuladas demonstram ser mapas pré-programados destinados ao motor elétrico, proporcionando uma variedade de modos para se adaptar a diferentes condições de pilotagem. Marchas mais baixas são projetadas para priorizar torque em baixas velocidades e aceleração, enquanto a embreagem oferece uma forma natural de engatar ou desengatar a tração.
Os benefícios se estendem à desaceleração, onde cada marcha simulada pode ter configurações distintas de regeneração de carga. Ao puxar a alavanca da embreagem, o efeito de regeneração é instantaneamente desengatado, permitindo uma desaceleração suave. A mudança para uma marcha simulada mais baixa intensifica o freio motor, replicando a experiência característica das motos a combustão.
Além disso, o sistema de efeitos sonoros desempenha um papel crucial, proporcionando aos pilotos uma indicação auditiva da marcha selecionada e do modo de pilotagem. Dada a ausência de ruído de motor em veículos elétricos, a introdução desses sons serve como uma solução intuitiva para informar os condutores sobre a marcha em uso.
No entanto, a aplicação prática desse sistema ainda não sabemos se de fato vai funcionar. Aguardar pra ver!