Vamos mostrar 7 motos que foram destaque no Salão de Milão 2023. Também chamado de EICMA, é atualmente o grande evento de lançamentos do mundo duas rodas do planeta.
É muito difícil separar modelos em especial, até porque não queremos ser injustos… As motos que foram escolhidas ganharam algum destaque no evento ou deverão vir para o Brasil em algum momento.
Ducati Hypemotard 698 Mono RVE 2024
Então, o primeiro destaque não tem nenhum indício de que virá para o Brasil, mas a importância da chamada “Mono” está em primeiro lugar por ter conseguido levar o título de moto mais bonita do EICMA e em segundo por ser diferente… O modelo inovador apresenta uma abordagem pouco convencional nos dias de hoje, impulsionado por um motor monocilíndrico de 695 cc, capaz de gerar surpreendentes 77,5 cavalos a 10.250 rpm, com 6,4 kgfm de torque a 9.750 e peso seco de 151 kg.
Honda CB1000 Hornet 2024
A Honda chegou com um pacote de grandes lançamentos. Ainda junto com a CB1000 Hornet, foram apresentadas as CB500 Hornet 2024, a NX500 e a CBR500R. Mas sem dúvida, algo que o mundo estava aguardando de verdade, era a Hornet 1000.
Depois de tantas especulações, e até dúvidas se realmente seria verdade, ela chegou com o motor de 999cc, com 4 cilindros, herdado da CBR1000RR Fireblade de 2007. O motor da Hornet 1000 2024 foi calibrado para oferecer 150cv, com 10,5 kgf.m de torque. A nova “Família Hornet” não foi confirmada, mas é esperada para vir ao Brasil.
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Kawasaki Z500
A Kawasaki apresentou no mesmo dia a Ninja 500 e a naked Z500. Ambos os modelos compartilham o mesmo motor. Os modelos, são evoluções da Ninja 400 e da Z400, que temos por aqui.
A Kawasaki Z500, apresenta-se com um estilo agressivo, impulsionada por um novo motor bicilíndrico refrigerado a líquido de 451 cc, com 45,4cv de potência a 9.000 rpm e 4,3 kgfm de torque a 6.000 rpm. No Brasil, a Ninja 400 e a Z400 permanecem no mercado. Mas deverá seguir a tendência mundial de substituir os modelos pelas novas 500.
Suzuki GSX-8R
A nova moto esportiva da Suzuki, é a terceira a ser alimentada pelo motor duplo paralelo DOHC de 776 cc com refrigeração líquida. Oferece uma potência de 82 cv a 8.500 rpm e torque de 7,8 kgf.m a 6.800 rpm. Equipada com três modos de pilotagem, um câmbio de seis marchas com quickshifter padrão para cima/para baixo, painel TFT e sistema de freio dianteiro radial de quatro pistões com discos de 310 mm.
Junto com ela, a Suzuki apresentou também a crossover GSX-S1000GX. Nesse caso, vale a pena colocar ela aqui junto! Com base no motor da série GSX-S1000, herda o desempenho para uma condução esportiva, junto com novas tecnologias e equipamentos para aprimorar as capacidades de estradeira.
Não foram passados detalhes, mas se é o mesmo motor GSX-S1000, trata-se de um tricilíndrico de 999cc, com 150cv de potência a 11.000 rpm.
Confirmamos com a assessoria da Suzuki, e ambos os modelos deverão fazer parte do portfólio no Brasil. Mas ainda sem, um ano definido para a chegada.
KTM 990 Duke
O modelo marca os 30 anos da linha Duke da KTM e se apresenta com 947cc e 123 cavalos de potência. A KTM 990 Duke vai ocupar o lugar da Duke 890. Ela também marca bastante pelo conjunto ótico dianteiro. Segundo a KTM, o novo design do farol dianteiro garante estabilidade de iluminação em todas as condições de estrada.
No caso da 990 Duke, não temos nenhuma informação se virá ou não para o Brasil. Ganhou um bom destaque no Salão de Milão 2023, até por marcar os 30 anos de um modelo tão importante para a marca austríaca.
Royal Enfield Himalayan 450
Por último, mas não menos importante, temos a nova Royal Enfield Himalayan 450. A nova Royal é realmente “nova”. Novo chassi, novo motor, novo desenho… É realmente a novidade da vez da marca.
O motor utiliza sistema de injeção eletrônica de última geração, com capacidade de 451,65 cm³. Potência máxima de 40,02 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 4,08 mkgf com 5.500 rpm. Estará disponível em cinco opções de cores e deverá chegar ao Brasil no final de 2024.