A Suzuki surpreendeu ao revelar sua nova esportiva GSX-8R, durante o Salão de Milão 2023, que terminou no último domingo, dia 12 de novembro.
A nova esportiva de 800 cc da marca japonesa estava sob especulação há algum tempo e foi confirmada no EICMA 2023, compartilhando a plataforma com as já conhecidas GSX-8S e V-Strom 800, ambas com presença confirmada no Brasil. Inclusive a GSX-8R deverá também chegar por aqui, mas ainda sem uma data.
Veja também:
Suzuki V-Strom 800: no Brasil em 2024
Suzuki faz o lançamento mundial das novas GSX-S1000GX e GSX-8R
Suzuki apresenta a nova versão da GSX-S1000 2023 por R$ 79.600
Primeiro no Mercado Europeu
A nova esportiva da Suzuki chega ao mercado europeu com a intenção clara de competir no segmento de esportivas de média cilindrada, um nicho em ascensão. Enfrentará concorrentes de peso, como a Honda CBR 650R, Yamaha R7, Aprilia RS 660 e, possivelmente no futuro, a aguardada “Triumph Daytona 660” de três cilindros, atualmente em fase de criação.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Desempenho e Tecnologia de Ponta
A nova moto esportiva da Suzuki, a terceira a ser alimentada pelo motor duplo paralelo DOHC de 776 cc com refrigeração líquida, destaca-se em desempenho. A GSX-8R oferece uma potência de 82 cv a 8.500 rpm e torque de 7,8 kgf.m a 6.800 rpm. Equipada com três modos de pilotagem, um câmbio de seis marchas com quickshifter padrão para cima/para baixo, painel TFT e sistema de freio dianteiro radial de quatro pistões com discos de 310 mm.
O que ela traz de Novo?
A GSX-8R destaca-se pelo seu estilo único. Apresenta um design frontal e inferior da carenagem inspirado nas icônicas GSX-R, além de incorporar novos espelhos e guidões verticais de alumínio forjado. Surpreendentemente, embora aposte no aspecto esportivo, a GSX-8R mantém as pedaleiras na mesma posição ergonômica da naked 8S. A altura do assento permanece estável em 810 mm. Uma mudança notável é a transição das suspensões KYB para as unidades da Showa.
Sem dúvida, a GSX-8R da Suzuki tem um visual, digamos, “futurista”. Não deverá ser unanimidade, mas sugere um possível renascimento dos modelos esportivos da marca.
O preço da novidade será revelado apenas em fevereiro de 2024, e apenas para o mercado europeu, a que se destina no momento. Estaremos de olho! Acompanhe as atualizações para não perder nenhum detalhe sobre a esportiva de 800 cc da Suzuki, principalmente quando virá para o Brasil.