A Yamaha XSR900 GP é mais uma Sport Heritage. Já falamos em especial sobre essa linha da Yamaha, com motos de aparência antiga, mas que carregam o melhor da tecnologia atual. E do jeito que marcas como Royal Enfield, Triumph e ultimamente até a Honda com suas “Neo Sports Café”, colocam cada vez mais na moda o saudosismo, a Yamaha deu um passo a mais nessa direção. A novidade só deverá chegar ao continente europeu no ano que vem. Mas vamos conhecer já!
Yamaha XSR900 GP inspirada na década de 1980
A XSR900 GP é uma homenagem à icônica era das motos YZR Grand Prix dos anos 80, com influências claras em seu design. Uma das mudanças notáveis é a substituição do farol LED redondo por um módulo de lentes compacto, perfeitamente integrado à carenagem dianteira. Isso não apenas mantém uma excelente iluminação, mas também cria uma sensação de unidade com o restante da carenagem, proporcionando um toque de nostalgia com tecnologia moderna.
A carenagem da XSR900 GP não é apenas uma representação estilística do passado. Seu método de fixação busca inspiração na década de 1980, com uma estrutura tubular que a conecta ao quadro e suportes retos que sustentam o painel de instrumentos. Isso não só adiciona um toque de autenticidade à sensação de pilotar uma moto da era dourada, mas também melhora a eficiência aerodinâmica.
Sua pintura marcante é o que mais chama a atenção. O vermelho e o branco, inspirados na YZR500 de Wayne Rainey de 1990, evocam a era dourada das corridas de motos. As ‘placas numéricas’ amarelas, típicas da época, acrescentam um toque de autenticidade. Além disso, os acabamentos prateados no chassi e no braço oscilante completam o visual da XSR900 GP.
Para realçar a sensação de cockpit clássico, o suporte da carenagem superior é sustentado por uma estrutura de porcas semelhante à usada na lendária TZ250 original. Este detalhe não é apenas uma questão estética, mas também uma demonstração do compromisso da Yamaha com o estilo esportivo.
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Eficiência Aerodinâmica
A transição das carenagens curvilíneas da década de 1970 para o estilo mais quadrado da década de 1980 teve como objetivo melhorar a eficiência aerodinâmica e proteger o piloto do vento resultante de um desempenho mais elevado. Essa abordagem continua na XSR900 GP, proporcionando uma experiência de pilotagem aprimorada, tanto em termos de aceleração quanto de velocidade máxima.
Apesar de sua aparência retrô, a XSR900 GP não compromete em termos de potência. O motor CP3 de 890 cc de três cilindros e refrigeração líquida, com 117 cv de potência a 10.000 rpm e torque é de 93 Nm a 7.000 rpm. A estrutura da carenagem dianteira da XSR900 GP, no entanto, contribui para uma aceleração mais ágil e uma velocidade superior. Além disso, os tubos nos painéis laterais eficazmente dissipam o calor do radiador, garantindo a máxima eficiência de resfriamento.
Os freios dianteiros da XSR900 GP contam com um sistema de pinça dupla e discos de 298 mm de diâmetro, enquanto na traseira, há uma única pinça em conjunto com discos de 245 mm. As rodas desta motocicleta possuem 17 polegadas de diâmetro e são equipadas com pneus Bridgestone Battlax Hypersport S23.
Além disso, a XSR900 GP oferece aos condutores três modos de condução integrados predefinidos de fábrica: SPORT, STREET e RAIN. O painel de instrumentos com design retrô agora incorpora um display TFT colorido de cinco polegadas, que pode ser conectado ao smartphone por meio do aplicativo gratuito MyRide Link.
Cores e preço
A nova Yamaha XSR900 GP estará disponível em duas cores: Legend Red e Power Grey. As datas de entrega estão previstas para meados de maio. Os preços não foram divulgados, mas estima-se que pode chegar em torno de R$ 70 mil reais, em conversão direta (outubro/ 2023). Até o momento, confirmada apenas para o continente europeu.
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