As 4 grandes marcas de motos do Japão, Yamaha, Honda, Suzuki e Kawasaki se unem em um projeto de desenvolvimento de motores a hidrogênio. O objetivo final, segundo o grupo, é reduzir as emissões de carbono. Porém os estudos revelam um desafio grande pela frente.
Motores a hidrogênio: as grandes marcas japonesas trabalhando juntas pela primeira vez
A Yamaha Motor Co., Ltd., a Kawasaki Motors, Ltd., a Suzuki Motor Corporation e a Honda Motor Co., Ltd, comunicam que receberam aprovação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão para formar a associação de pesquisa tecnológica HySE (Hydrogen Small mobility & Engine technology, em inglês). Essa parceria tem como objetivo desenvolver motores a hidrogênio para curtas distâncias, abrangendo veículos compactos como motocicletas, pequenas embarcações, equipamentos para construção, drones e outras aplicações que requerem motores de pequeno porte.
A pesquisa e o desenvolvimento voltados para a mobilidade com motores a hidrogênio estão ganhando força, pois o hidrogênio é considerado uma fonte de energia limpa de última geração.
No entanto, o uso do hidrogênio ainda apresenta desafios técnicos. Alguns deles incluem a alta velocidade de chama e a grande região de ignição, que frequentemente resultam em combustão instável. A capacidade limitada do tanque de combustível também acabou se tornando um obstáculo. Para superar essas questões, as marcas membros da HySE estão empenhados em realizar pesquisas, aproveitando seu amplo conhecimento e suas tecnologias no desenvolvimento de motores movidos a gasolina. O objetivo é estabelecer um padrão para motores a hidrogênio voltados à mobilidade, avançando nas pesquisas fundamentais nessa área.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Motores a Hidrogênio: O Futuro da Mobilidade Sustentável
A parceria entre Yamaha, Kawasaki, Suzuki e Honda é um marco importante na busca por uma mobilidade mais limpa e eficiente. Juntas, essas empresas líderes da indústria japonesa estão determinadas a superar os desafios técnicos e estabelecer um novo padrão para motores movidos a hidrogênio.
O Presidente indicado da HySE e Diretor Executivo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico da Yamaha Motor Co. Ltd., Kenji Komatsu, comenta: “Estamos extremamente satisfeitos em anunciar a formação da associação. Existem muitos desafios no desenvolvimento de motores movidos a hidrogênio, mas esperamos ver as atividades da associação avançarem na pesquisa fundamental para enfrentar esses desafios. Estamos comprometidos com esse esforço com um senso de missão de preservar o uso de motores de combustão interna, que simbolizam os esforços de longa data que nossos predecessores investiram”.
À medida que avançamos para uma nova era da mobilidade, é encorajador ver empresas renomadas unindo forças para impulsionar a inovação. A parceria da HySE é um bom exemplo de cooperação e compartilhamento de conhecimentos.
Kawasaki tem um projeto adiantado
A Kawasaki apresentou no último Salão de Milão, em novembro de 2022, um projeto bastante adiantado, voltado aos motores a hidrogênio. Até então, o grupo das pelas grandes marcas japonesas ainda não estava formado.
O modelo de moto híbrida a hidrogênio da Kawasaki recebeu o nome de Ninja HEV (Hybrid Electric Vehicle).
Junto ao modelo híbrido, a Kawasaki apresentou um motor experimental a hidrogênio. Baseado no motor Ninja H2 Supercharged de quatro cilindros que usa injeção direta de hidrogênio comprimido como combustível. O motor a hidrogênio está atualmente sendo testado pela gigante japonesa, sendo que o passo seguinte é colocar essa tecnologia para testar em um protótipo de duas rodas.