A Honda parece que pegou gosto em relançar seus modelos juntando nomes clássicos. Ao que tudo indica a junção da vez vai para a XRE 300 Sahara. O nome junta a atual XRE 300 com a trail que fez bastante sucesso no Brasil na década de 90, a NX 350 Sahara.
XRE 300 Sahara: registro no INPI
Segundo apuração do jornalista Arthur Caldeira, do Infomoto, a Honda Motor Co., detentora mundial da marca, solicitou o registro do nome XRE 300 Sahara junto ao INPI Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
A solicitação do nome junto ao INPI aconteceu há quase 2 anos e ainda está em andamento. A julgar pelos processos do INPI, a concessão pode acontecer ainda neste ano.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Ainda não existe uma data para o lançamento da XRE Sahara, mas transparece uma certa pressa da Honda do Brasil. Primeiro pela nova regra do Prompt 5, de emissões de poluentes que já está em vigor desde o início do ano. Segundo, porque o modelo da XRE 300 atual está perdendo terreno para a Yamaha XTZ 250 Lander, a principal concorrente da XRE 300, no segmento trail 250/ 300. Para se ter uma ideia, nos dois primeiros meses do ano, a Lander passou o modelo da Honda em número de motos emplacadas.
Como seria a nova XRE 300 Sahara?
Não existe nenhuma informação a respeito de como ficará o novo modelo da Sahara. Mas ao que tudo indica, deverá seguir os novos modelos todo terreno da Honda.
O motor, obviamente será 300cc, e não mais 350cc como foi da saudosa NX 350 Sahara. O mais provável é que seja o mesmo motor monocilíndrico da CB 300F Twister, outro recente relançamento da Honda. Com isso, a nova Sahara teria um câmbio de 6 seis marchas e não mais o de 5, como é na XRE 300 atual.
Caso a mudança se confirme, o nome Sahara voltará ao lado de outros nomes de sucesso do passado da Honda, como a CB 300F Twister, Africa Twin vendidas no Brasil, passando pelas novas Hornet e Transalp, que tiveram seus lançamentos nível mundial.
Neste momento, só nos resta aguardar. Assim que tivermos novidades, voltaremos com esse assunto!