Anunciada a conclusão do projeto de moto elétrica da Triumph, a TE-1. Segundo a marca inglesa, os resultados dos testes superam os objetivos do projeto e demonstram o incrível sucesso que contou com a colaboração da Williams, equipe de fórmula 1.
Financiado pelo Office of Zero Emission Vehicles através da Innovate UK, uma colaboração exclusiva entre a Triumph Motorcycles, Williams Advanced Engineering, Integral Powertrain Ltd e WMG (University of Warwick) visa impulsionar a inovação na engenharia de motocicletas elétricas por meio de tecnologias de integração inovadoras. Um extenso programa de testes de campo, que incluiu enorme avaliação do desempenho da moto em estrada e na pista, forneceu uma norte importante para a configuração final e calibração do protótipo TE-1, que segundo a Triumph, atingiu todos os seus objetivos e métricas.
[arve url=”https://youtu.be/YfAqg7_pB5Y” title=”TE-1 a moto elétrica da Triumph: Teste final” description=”TE-1 a moto elétrica da Triumph: Teste final” align=”center” duration=”1M29S” maxwidth=”800″ /]
Autonomia de 161 km
O protótipo Triumph TE-1 superou a autonomia das motos elétricas equivalentes disponíveis atualmente, cumprindo as metas de design em termos de capacidade de bateria desenvolvidas pelo projeto Williams TE-1 e, segundo dados oficiais, tem uma autonomia de 161 quilômetros. A frenagem regenerativa foi implementada com sucesso e há inclusive margem para maior otimização, bem como maior eficiência do conjunto motor-gerador e caixa de câmbio, o que pode melhorar ainda mais o futuro das motocicletas elétricas Triumph.
Desempenho correspondente à Speed Triple 1200, com maior velocidade!
O nível de desempenho da moto elétrica da Triumph, TE-1 é semelhante ao da Speed Triple 1200, fornecendo impressionantes 130kW de potência de pico (177PS/175bhp) e 109Nm de torque de pico para resposta instantânea e controle suave de potência em toda a faixa de rotação.
A TE-1 também obteve resultados incríveis no teste de aceleração, indo de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Com outras melhorias na eletrônica, incluindo controle de tração e controle de elevação da roda dianteira, a equipe responsável pela entrega do projeto TE-1 espera melhorar ainda mais o desempenho aproveitando todo o potencial de torque, resultando em aceleração de partida mais rápida.
O campeão de Daytona 200, Brandon Paasch participou da fase final de testes.
Através de testes em pista, tanto na avaliação do desempenho do motor quanto na configuração final do protótipo. “A resposta do acelerador no TE-1 é meio incrível, é muito forte e quando você toca o acelerador pela primeira vez é potência instantânea, que é obviamente o que eu amo como um motociclista – eu amo quando há um super torque que se mostra imediatamente, então para mim foi uma experiência realmente impressionante”, disse Brandon. “Eu tenho que ajustar essa coisa de zero a 100% do acelerador e é inacreditavelmente rápido, o arranque é uma loucura”, complementa o piloto.
Tempo de carregamento de apenas 20 minutos
Os avanços na tecnologia de bateria e carregamento desenvolvidos, como parte da moto elétrica da Triumph TE-1, em colaboração com a Williams Advanced Engineering (WAE), com um tempo de carregamento de 20 minutos (0-80%), atingiram com sucesso as ambiciosas metas estabelecidas pela Innovate UK, a agência britânica de pesquisa e inovação que apoia o financiamento de Pesquisa e Desenvolvimento liderado por empresas do Reino Unido.
Muito leve: 220 kg de peso total
Possivelmente uma das características mais impressionantes da TE-1 seja o peso, ou a falta dele!
Com um peso total de 220kg, o protótipo moto elétrica da Triumph TE-1 é 25% mais leve do que as motocicletas elétricas comparáveis no mercado hoje, oferecendo uma incrível relação potência-peso. Comparável com as dimensões físicas e proporções da Street Triple, mas a TE-1 oferece uma pilotagem completamente emocionante ao mesmo tempo em que é inspira confiança, ágil e compacta.
Um estilo e presença 100% Triumph, com DNA de design exclusivo
A aparência musculosa do protótipo TE-1 é instantaneamente reconhecível como a Triumph, que utiliza de design exclusivo de motocicletas de alto desempenho da marca, ao mesmo tempo em que é claramente uma motocicleta do futuro. Agora atualizado em seu painel final e pintura, o protótipo de demonstração traz 100% de estilo e presença Triumph com todo o DNA de design exclusivo da marca, desde seu quadro de alumínio até seus distintos faróis duplos e invertidos.
Conclusão do Projeto TE-1
No geral, o objetivo principal do projeto TE-1 sempre foi focado no desenvolvimento da capacidade da motocicleta elétrica, a fim de fornecer uma contribuição para a futura oferta de motocicletas elétricas da Triumph, impulsionando a inovação, a capacidade e a nova propriedade intelectual, e aumentando a credibilidade e o perfil da indústria e do design britânicos.
Na questão de preço, como ainda não é oficialmente um lançamento, a Triumph não divulgou absolutamente nada. Nenhuma pista, até o momento, de quanto custará a moto elétrica da Triumph, até o momento denominada de TE-1.