Nesta segunda (30/05) a Voltz começa a operar suas instalações em Manaus. Trata-se da primeira fábrica de motos elétricas do Brasil. O objetivo é produzir 7 vezes mais e sanar os atrasos.
A fábrica ocupa uma área de 11.000 m² no Distrito Industrial de Manaus com potencial para produzir 180.000 motocicletas elétricas por ano; Para o mercado de trabalho, a novidade vai abrir cerca de 200 vagas diretas.
A montadora brasileira de motocicletas elétricas Voltz está dando uma guinada na indústria de motos do país: vai começar a operar a primeira fábrica de motos elétricas nacional. Com um investimento de R$ 12 milhões, que foi conseguido junto a um aporte da Creditas, a planta instalada na zona Franca de Manaus (AM), vai gerar imediatamente 200 novos empregos.
No novo espaço com área construída de 11.000 m2, a Voltz planeja futuramente produzir 15.000 motocicletas por mês, e esse número deverá chegar a 180.000 por ano. Ou, seja, isso é 7 vezes mais do que a Voltz produz atualmente. Com isso, a empresa pretende gradativamente sanar um dos maiores motivos de reclamação, ou seja, os atrasos na entrega dos modelos.
Em Manaus, além de fornecer flexibilidade logística para as operações de fabricação e montagem da Voltz, este espaço ajudará a reduzir significativamente os impostos de importação por meio de incentivos fiscais de Zona Franca.
A nova instalação fornecerá infraestrutura completa para a produção eficiente de motos elétricas e scooters elétricas. Entre os equipamentos, estão duas linhas de produção automática; itens para estampagem de chassi; jogos de montadoras e balanceadoras de rodas; estações de montagem e injeção de sistemas de freio e dinamômetros para teste de motocicletas.
De acordo com o CEO da companhia, Renato Villar, “a fábrica iniciará a produção com três modelos já comercializados atualmente: EV1 Sport (Scooter), EVS(Street) e EVS Work(Street utilitária). Os volumes dependerão das demandas do mercado. Hoje, trabalhamos com, aproximadamente, 40% sendo EV1 Sport e 60% sendo EVS’s (entre comum e work). A EVS Work tende a crescer em volume, podendo haver alteração dessas porcentagens”. “A planta de Manaus é de extrema importância, uma vez que nos permite dar um passo à estabilização da cadeia de suprimentos com a China. Além de garantir um melhor controle de qualidade, permite ainda uma oportunidade de obter melhores custos dos produtos”, completa
Ainda em 2022 a Voltz prevê outros lançamentos. Entre eles a EV1+, modelo scooter que já está em fase de testes; o Miles, triciclo elétrico projetado para realizar entregas; e a Estação Voltz, estações de trocas de baterias – que serão instaladas em todo o Brasil. No caso da Estação Voltz, a ideia é que a empresa atue como “locatária” das baterias, semelhante a um modelo de assinatura das motos para consumidor: quando termina a vida útil da bateria, o locatário vai a um dos postos e faz a troca.
TRICICLO ELÉTRICO
Manaus também será responsável pela fabricação do Miles, o primeiro triciclo eléctrico 100% nacional. Com preço a partir de R$ 32.000, as unidades do Miles serão vendidas inicialmente apenas a pedido do setor empresarial. O triciclo elétrico está em fase final de testes e tem 2 baterias, mas deverá ter futuramente até 6 baterias, cada uma com capacidade de até 50km, e poderá entregar até 300km de autonomia. A Ultragaz já comprou 500 desses triciclos elétricos, mesmo antes de qualquer previsão de início da fabricação.