Totalmente renovada, mais leve, com nova motorização mais potente e mais tecnológica, a lendária Africa Twin agora estará disponível nas versões CRF 1100L Africa Twin e CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES, que podem ser dotadas de câmbio convencional ou do exclusivo câmbio DCT – Dual Clutch Transmission.
Destaque para a avançada eletrônica: seis Riding Modes, sete níveis de HSTC, três níveis de controle de empinada, função Cornering ABS, cruise control e a suspensões ajustáveis eletronicamente e pneus sem câmara nas versões Adventure Sports ES. O painel TFT touchscreem colorido de 6,5” integra Apple CarPlay® e Android Auto®.
Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES
[arve url=”https://youtu.be/o-p8Wc1zZoc” title=”Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT” description=”Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT” align=”center” maxwidth=”800″ loop=”no” muted=”no” /]
Os novos modelos estarão disponíveis para pré-venda a partir do dia 17 de maio. O modelo mais barato chega ao mercado por R$ 70.490,00 – câmbio tradicional – e o mais caro por R$ 96.626,00 – modelo Adventure Sports com câmbio DCT. Os preços têm como base o Distrito Federal e não incluem despesas de frete e seguro.
A chegada das versões 2021 das CRF 1100L Africa Twin é marcada por uma aprofundada renovação técnica, um aperfeiçoamento que preserva a essência “True Adventure”, mas que efetivamente evoluiu o modelo em praticamente todos os aspectos. O incremento de potência e torque é consequência do aumento na capacidade cúbica do motor bicilíndrico, que em conjunto com a redução de peso levou a performance a um nível ainda mais elevado. Relevante é a introdução da transmissão de dupla embreagem (DCT), que se soma à opção com caixa de câmbio convencional.
De fato, serão quatro as Africa Twin 2021 à venda no Brasil: CRF 1100L, CRF 1100L DCT, opções que se caracterizam pelo tanque de combustível de 18,8 litros de capacidade, e as CRF 1100L Adventure Sports ES e CRF 11000L Adventure Sports ES DCT, com tanque de 24,8 litros.
Todas receberam o sistema de acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire –, juntamente com a extensão dos modos de pilotagem, mais opções no sistema de controle de tração HSTC – Honda Selecteable Torque Control –, e muitos outros itens de tecnologia relacionados à adoção de uma sofisticada IMU – Inertial Measurement Unit (unidade de controle inercial) –, que possibilitaram às Africa Twin dar um salto tecnológico importante.
As CRF 1100L Africa Twin 2021 estão menores, mais esguias e cerca de 10 kg mais leves, o que fez evoluir a performance tendo em vista as alterações complementares no motor, que ganhou cerca de 12% de potência e 10% no torque, incrementos distribuídos em toda a faixa de rotação.
O chassi de aço foi totalmente renovado, agora com subchassi de alumínio, mesmo material usado na balança de suspensão traseira, derivada da Honda CRF 450R de motocross. A adição da IMU, a unidade de controle inercial de seis eixos, possibilitou gerenciar não apenas os sete níveis do sistema de controle de tração (HSTC), mas também outras novidades das Africa Twin 2021, como a função antiwheelie em três níveis, o Cornering ABS otimizado para curva (com configuração off-road) e o controle de elevação da roda traseira.
Aos modos de pilotagem padrão – URBAN, TOUR e GRAVEL – junta-se agora o modo OFF-ROAD e os USER com dois modos ser totalmente personalizados. As Africa Twin Adventure Sports ES vem equipadas com pneus sem câmara e as suspensões Showa EERA™ – Showa Electronically Equipped Ride Adjustment, que oferecem ainda mais conforto e eficiência ao modelo.
O novo farol duplo de LEDs está em posição elevada, com feixe de luz mais eficiente. O conjunto de luzes diurnas de condução (DRL) ajusta a intensidade de iluminação de modo automático, de acordo com a incidência de luz externa. Em todas as versões da CRF 1100L os protetores de mão são equipamento série.
O painel MID (Multi Information Display) é colorido, sensível ao toque e tem tela TFT de 6,5 polegadas. Através dele o condutor recebe plenas informações e pode controlar os sistemas da Africa Twin. Cada um dos modos de pilotagem é selecionado na parte superior esquerda da tela, que pode ser personalizada para mostrar diferentes níveis de informação. Um destaque é a facilidade de operação, mesmo com luvas.
Motor
• Capacidade do motor aumentada para 1.084 cm³
• Potência e torque máximos elevados a 99,3 cv e 10,5 kgf.m
• Cabeçote e comando de válvulas novos, maior elevação das válvulas
• Corpos das borboletas de alimentação e sistema de escape redesenhados
• Exhaust Control Valve no escape – melhor sonoridade e performance
Câmbio de dupla embreagem DCT – Dual Clutch Transmission
• Mudanças rápidas em modo manual (MT) ou nos modos D e S automáticos
• Modo S em 3 níveis, progressivo incremento de giros em aceleração/redução
• Tecla G, máxima tração da roda traseira no fora-de-estrada
• Função que detecta a inclinação, adaptando o padrão de troca de marchas
• IMU – Inertial Measuring Unit – otimiza mudança de marchas em curva
Preço, cores, garantia
Serão duas as versões do modelo:
Honda CRF 1100L Africa Twin e Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports. Em ambas é possível optar entre o câmbio convencional ou o DCT.
Os modelos dotados de transmissão convencional têm previsão de chegada ao mercado em julho e preço público sugerido de:
Honda CRF 1100L Africa Twin (preto fosco ou vermelho): R$ 70.490,00
Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (branca): R$ 90.490.00
Já os modelos datados de transmissão de dupla embreagem (DCT) tem previsão de chegada ao mercado em agosto e preço público sugerido de:
Honda CRF 1100L Africa Twin DCT (vermelho): R$ 76.804,00
Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT (branca): R$ 96.626,00
Os preços têm como base o Distrito Federal e não incluem despesas de frete e seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.