A Ducati não vencia duas corridas seguidas desde que o seu ídolo, Casey Stoner parou de competir. Andrea Dovizioso quebrou esse tabu: venceu de forma excepcional, fez com que a Ducati voltasse ao pódio e fez dele um forte candidato ao título.
Dani Pedrosa, já havia conseguido a pole no dia anterior, fez uma excelente largada, mas Lorenzo acaba por forçar mais no início e conquista a ponta, deixando a dupla da Honda para trás. Por outro lado, fazendo a alegria da torcida espanhola com seus três principais pilotos na ponta.
Lorenzo parece estar se adaptando a Ducati e claro, a Ducati se adaptando também a Lorenzo. Ele simplesmente a não consegue sustentar a posição e nem acompanhar o ritmo dos primeiros. Márquez e Pedrosa acabam passando Lorenzo 5 voltas depois do início. Enquanto isso, Lorenzo só vai perdendo posições.
Dia triste para a Yamaha: Maverick Viñales largou em 9º enquanto que Valentino Rossi apenas em 13º. Ambos correndo atrás para tentar alcançar os líderes, mas sem forças. No final Valentino chega em 8º e Viñales em 10º. Sem muitas emoções, apenas brigando com o “pelotão do fundo”.
Faltando 15 voltas para o final a corria se desenha com Pedrosa, Dovizioso, Marques e surpresa: Jonas Folger. Mas a 10 voltas para final é onde as coisas se decidem. Dovizioso que fazia uma corrida calculada acompanhando o ritmo de Pedrosa, passa e abre. Márquez também passa por Pedrosa e a corrida finalmente se desenha dessa forma até o final.
Festa para Dovizioso que consegue um baita resultado vencendo a segunda corrida consecutivamente. Festa para a Ducati que não via isso acontecer desde os tempos de Casey Stoner e festa para Honda que consegue uma dobradinha no pódio com seus dois pilotos. Já a torcida espanhola que estava confiante no início não pode comemorar a vitória, mas viu dois dos seus grandes ídolos no pódio também.
Esse resultado coloca Andrea Dovizioso na briga pelo campeonato: apenas 7 pontos separam o líder do segundo lugar. Para Valentino Rossi que busca ainda seu derradeiro título, as coisas ficaram mais difíceis. Neste momento ele é o 5º colocado na briga pelo título, 28 pontos atrás de Viñales.
Campeonato da MotoGP neste momento (10 primeiros):
1 Maverick VIÑALES 111 pontos
2 Andrea DOVIZIOSO 104 pontos
3 Marc MARQUEZ 88 pontos
4 Dani PEDROSA 84 pontos
5 Valentino ROSSI 83 pontos
6 Johann ZARCO 75 pontos
7 Jorge LORENZO 59 pontos
8 Jonas FOLGER 51 pontos
9 Cal CRUTCHLOW 45 pontos
10 Danilo PETRUCCI 42 pontos
Fotos: MotoGP