|
MT-09 Tracer – Fotos: Divulgação |
A versão “para viagem” foi apresentada discretamente no Brasil no Salão Duas Rodas e deve chegar às concessionárias a partir de fevereiro.
Formas vibrantes, agilidade e comportamento cheio de atitude são as características mais marcantes da família MT (Master of Torque). Para somar a elas o conforto, versatilidade e a aptidão touring de um conceito chamado pela Yamaha de Sports Multi-Use Bike, chega ao Brasil, a nova MT-09 Tracer, e o prazer de pilotar é garantido. O novo modelo da linha MT mescla elementos característicos de modelos esportivos, street e touring, garantindo versatilidade e conforto com um comportamento ágil e emocionante.
A MT-09 Tracer é um modelo completo, com uma lista de itens e de componentes de qualidade e tecnologia, que são de série. Ela conta com TCS (Traction Control System), D-MODE com três opções: STD, A e B, exclusivos faróis em LED, painel completo com computador de bordo e tomada 12v, guidão com dois ajustes na distância, banco com duas opções de altura, para-brisa regulável na altura e tanque de grande capacidade (18 litros).
Também estão inclusos na lista, motor com tecnologia Crossplane, quadro e balança leves e modernos construídos em alumínio, sub-quadro reforçado e pronto para acoplagem de malas laterais, cavalete central, suspensões amplamente reguláveis, freios ABS (Antilock Breaking System) nas duas rodas, e ainda acessórios de alta qualidade desenvolvidos especificamente para o modelo.
No design linhas arrojadas que inspiram movimento, leveza e conforto. Elas estão presentes na carenagem com estrutura em camadas, nos protetores de mão, percorrendo as laterais, alças do garupa em alumínio até as lanternas em LED.
Motor da MT 09
O motor que equipa a MT-09 Tracer é o mesmo presente na MT-09. Trata-se de um moderno tricilíndrico em linha com exatos 847 cm³, capaz de produzir a potência de 115 cv a 10.000 rpm e torque de 8,92 Kgf.m a 8.500 rpm. Em seus componentes, foram empregados materiais nobres para colaborar com a redução de peso como a tampa do cabeçote produzida em magnésio e outras inteligentes soluções técnicas na busca pela redução de peso, como o do respiro integrado à tampa de válvulas, mais próximo do filtro de ar, que permite uma grande redução no sistema de mangueiras e tubos de passagens, por exemplo. A MT-09 Tracer é leve e garante uma ótima relação de peso e potência. Seu peso em ordem de marcha de apenas 210 quilos é um dos menores da categoria – pode ser notada em seu tricilíndrico.
A característica mais marcante deste tricilíndrico batizado pela Yamaha de CP-3 (Crossplane 3 cylinder), é a maneira linear com que ele desenvolve a potência e entrega um excelente torque, tornando a MT-09 Tracer uma máquina rápida e de dirigibilidade excepcional. Isso acontece graças à tecnologia “Crossplane“, na qual os eixos do virabrequim são posicionados a 120 graus. Esta geometria oferece equilíbrio ao motor de três cilindros, compensando as forças de inércia resultantes do seu movimento e faz com que a produção de potência seja contínuo. Por conta disso, o som da MT-09 Tracer tem característica esportiva.
3 Modos de Pilotagem
Assim como na MT-09, a nova Tracer também é equipada com a tecnologia Yamaha D-MODE (Drive Mode), que permite ao condutor escolher entre três opções de acordo com seu estilo de pilotagem: STD (standard), A e B.
• O modo STD pode ser utilizado praticamente em qualquer situação, já que a entrega de torque é firme, mas não abrupta, tanto nas baixas quanto nas altas rotações;
• Na opção A, as respostas são mais esportivas que a STD;
• Já a B é a opção mais conservadora entre as três, proporcionando uma pilotagem mais suave.
Características Touring
Em função da vocação touring da MT-09 Tracer, o modelo é equipado com TCS (Traction Control System), como item de série. Ele ajuda a garantir que não haverá perda de tração em situações de baixa aderência. O sistema detecta a tendência da roda traseira girar em falso e reage combinando o controle do tempo da ignição, o volume de combustível na injeção eletrônica e a abertura do acelerador (YCC-T). Tudo para que as respostas sejam suaves. Caso o condutor prefira por não utilizá-lo, o sistema TCS pode ser desligado.
Outras características também ressaltam a MT-09 Tracer como um modelo para viagem, a começar pelo para-brisa com ajuste de altura, sem a necessidade de ferramentas, bem como a altura do assento do piloto. Para adequar ainda mais a ergonomia e conforto, a posição do guidão também pode ser ajustada.
A Tracer traz como item de série o cavalete central, que torna bem mais prático o manuseio da motocicleta quando parada, principalmente com bagagens.
Outra característica que denota seu lado touring, está no tanque de combustível de grande capacidade, com 18 litros (incluindo 2,8 litros da reserva).
O painel da MT-09 Tracer é completo e totalmente digital. O display esquerdo mostra velocímetro, conta-giros, indicador do nível do combustível, relógio, TCS (controle de tração), D-Mode e indicador Eco. No direito, o display traz hodômetro total e dois parciais, temperatura ambiente, temperatura do líquido de arrefecimento, consumo total e parcial, autonomia instantânea, tempo de viagem, hodômetro de reserva de combustível e também funções destinadas a componentes que são opcionais, como o de funcionamento das manoplas com aquecimento e do engate das malas laterais.
Junto ao painel, do lado esquerdo, a MT-09 Tracer é equipada com uma tomada 12v para utilização de equipamentos com celular e GPS. Uma segunda tomada (opcional) pode ser instalada do lado direito. Na nova MT-09 Tracer tem chassi do tipo diamante e a balança confeccionados em alumínio, extremamente leves e resistentes, contribuindo para o baixo peso da moto, que é de 210 kg (em ordem de marcha), e fundamentais para o comportamento preciso e a agilidade.
A suspensão traseira da Tracer é do tipo Monocross com link, cujo curso da roda é de 130 mm. Tem amortecedor único, com posicionamento mais horizontal, o que beneficia a centralização de massa.
O sistema conta com 7 níveis de regulagem na pré-carga da mola e vários níveis no retorno hidráulico. Na frente, a suspensão é do tipoupside-down com 41 mm de diâmetro e 137 mm de curso, com ajuste de pré-carga das molas e retorno hidráulico.
A MT-09 Tracer conta com freios sistema de ABS (Antilock Breaking System) como um item de série, garantindo mais segurança em condições adversas de utilização. Na frente, o conjunto é formado por dois discos flutuantes de 298 mm e duas pinças radiais de quatro pistões opostos. Já na traseira, por um disco de 245 mm e uma pinça simples.
Os pedais do freio e também do câmbio são de alumínio forjado, assegurando maior rigidez e menor peso.
A MT-09 Tracer estará disponível em toda a rede de concessionárias Yamaha a partir fevereiro 2016, nas cores Vermelho Metálico e Matt Gray, com preço sugerido de R$ 45.990,00.
É minha próxima moto, só resta saber qual é o mínimo de entrada e parcelas sem juros. (gessoflex@gessoflex.com.br) Eduardo.
É uma moto muito interessante Eduardo. A promessa da Yamaha é de que ela chegaria às concessionárias neste mês. Nem sempre a logística acontece de forma eficiente em todas, mas vale uma conversa diretamente na concessionária de sua cidade.
No caso, o que consegui encontrar são esses endereços:
Elo Motos
AVENIDA IMBIARA, 1670 – CENTRO
ARAXÁ / MG – CEP: 38183244
(34) 3612-9563
elomotos@elomotos.com.br
…
Kamel Motos-Autorizada Yamaha
Avenida Senador Montandon, 125
Araxá – São Francisco, Mg 38180-214
(34) 3662-3544
Ou tentar diretamente no site da Yamaha: http://www.yamaha-motor.com.br
Abraço!