Desde o seu lançamento em 2019, a Ténéré 700 tornou-se um dos modelos mais vendidos da Yamaha em toda a Europa. Enquanto a Yamaha Brasil esbarra na homologação da Ténéré 700, por problemas de emissão de ruídos, no velho continente, novas versões são lançadas. A versão “Extreme” já havia sido lançada no ano passado, mas só foi disponibilizado na França, Itália e Alemanha. Agora, amplia suas fronteiras.
Yamaha Ténéré 700 Extreme 2024
A definição mais correta é de que se trata de um modelo mais voltado para o universo off-road e trilhas pesadas. O destaque é com certeza seu bico alongado, bem parecido com o da XT 660. Os grafismos mudaram em relação ao modelo do ano passado. Mas o motor continua o mesmo.
Ténéré 700 Extreme estará disponível somente na cor Icon Blue com novos grafismos em relação ao modelo 2023.
O coração da Ténéré 700 Extreme 2024 abriga um motor bicilíndrico de 689 cc, com potência de 73,4 cavalos a 9.000 rpm e um torque de 6,9 kgfm.
Suspensões
O grande destaque desta versão está em suas suspensões. Equipada com um garfo KYB de 43 mm de diâmetro totalmente ajustável, a Ténéré 700 Extreme 2024 oferece um curso de 230 mm na roda dianteira. Isso a torna pronta para encarar os terrenos mais desafiadores. Na traseira, o amortecedor de cartucho leve KYB oferece ajustes completos e um curso de 220 mm.
A Ténéré 700 Extreme 2024 apresenta um aumento na distância ao solo, com 260 mm para enfrentar obstáculos com facilidade. Isso representa um acréscimo de 20 mm em comparação com a Ténéré 700 padrão. Além disso, a edição Extreme incorpora recursos de conforto que aprimoram a experiência de pilotagem. Estes incluem um painel TFT de 5 polegadas, pedaleiras de titânio leves e antiderrapantes, e um assento plano de peça única com acolchoamento extra de 20 mm.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Ténéré 700 Extreme 2024: características principais
- Suspensão dianteira KYB de 43 mm totalmente ajustável com revestimento Kashima, curso da roda de 230 mm (mais de 20 mm do que na Ténéré 700)
- Amortecedor traseiro “piggyback” KYB totalmente ajustável, curso da roda de 220 mm (mais 20 mm do que na Ténéré 700)
- Distância do solo de 260 mm (mais 20 mm do que na Ténéré 700)
- Painel TFT vertical de 5 polegadas com 3 temas e conectividade, com opção de tela ao estilo roadbook de Rally Raid
- conjunto de interruptores no guidão do lado esquerdo com comutador de viagem
- Pedaleiras em titânio leve de elevada aderência com uma superfície 35% superior
- Assento monobloco plano com 20 mm de almofadado adicional que aumentam a altura do assento para 910 mm
- Proteção do radiador em malha de alumínio
- Raios em alumínio anodizado dourado
O preço da nova Ténéré 700 Extreme 2024 não foi revelado. No lançamento do modelo 2023, o preço era de 12.274 Euros em fevereiro deste ano, em torno de R$ 65.500, em conversão direta (outubro/23). Mas acreditamos que o modelo 2024 deverá ter alteração de preço.
Até o momento, nenhuma informação sobre a Yamaha Ténéré 700 no Brasil.