A Kawasaki está desenvolvendo uma moto que deve utilizar na combinação com elétrica, nada menos que hidrogênio. Ou seja, uma moto a hidrogênio híbrida.

Moto elétrica é para os fracos!

A revelação do protótipo foi feita no Salão de Milão 2022. Além da Ninja a hidrogênio, a marca japonesa apresentou 2 modelos elétricos.

A Kawasaki não é a única marca que estuda uma forma de motor híbrido com hidrogênio. A chinesa Xiaomi também aposta nessa forma de combustível até 2025

Um compartimento armazena cartuchos de gás hidrogênio. Uma vez esgotado o combustível, esses podem ser removidos e substituídos .

O processo é parecido com a troca bateria de uma motocicleta elétrica em uma estação de carregamento. Neste caso, o cartucho contém evidentemente gás hidrogênio.

O modelo da Kawasaki recebeu o nome de Ninja HEV (Hybrid Electric Vehicle). Deverá conseguir mudar de forma rápida e fácil do motor a combustão interno para o elétrico!

Junto ao modelo híbrido, a Kawasaki apresentou um motor experimental a hidrogênio. O motor estava em uma redoma. 

É baseado no motor Ninja H2 Supercharged de quatro cilindros que usa injeção direta de hidrogênio comprimido como combustível.

O motor a hidrogênio está atualmente sendo testado pela gigante japonesa, sendo que o passo seguinte é colocar essa tecnologia para testar em um protótipo de duas rodas.

O principal benefício desse tipo de motor é a não poluição. O  gás que sai do escapamento é praticamente vapor de água. O dióxido de carbono deve ser muito pouco ou praticamente zero.