A Suzuki Motos completa 32 anos de história no Brasil, consolidando-se como uma das principais marcas do mercado brasileiro. Com mais de 800 mil motos produzidas em Manaus, a marca trouxe ao nosso mercado modelos como a GSX-R 1100, Bandit 600 e obviamente a Hayabusa, criando uma legião de fãs.
A Suzuki Motos completa 32 anos no Brasil, uma trajetória marcada por desafios, inovação e modelos icônicos que ajudaram a moldar o cenário das duas rodas no país. Operada pelo grupo J. Toledo, a marca chegou a 800 mil motocicletas produzidas em sua fábrica no Polo Industrial de Manaus, consolidando-se como uma referência em qualidade e durabilidade.
Entre os modelos que marcaram essa história, destacam-se a GSX-R 1100, Bandit 600, Burgman 125, GS-500, GSX-R100R e a lendária Hayabusa, que completou 25 anos.
Suzuki Motos completa 32 anos no Brasil
Desde o início da sua operação no Brasil, em 1992, a Suzuki trouxe ao mercado nacional motos que deixaram sua marca registrada nas ruas e estradas brasileiras. Ao longo dessas três décadas, os desafios foram muitos, desde crises econômicas até a recente pandemia, mas a marca sempre se manteve firme, trazendo ao Brasil motocicletas que cativam tanto pela performance quanto pela durabilidade.
“Muita coisa mudou, no Brasil e no mundo, desde que começamos a realizar esse sonho, em 1992. Passamos por crises econômicas, uma pandemia e agora estamos enfrentando uma das piores secas da história na Amazônia”, reflete João Toledo, presidente do grupo J. Toledo, responsável por trazer a marca japonesa para o Brasil.
Agora, o foco está em aumentar a produção para atingir 20 mil unidades por mês nos próximos cinco anos, garantindo que a Suzuki continue a ser uma das marcas mais respeitadas no mercado brasileiro em duas rodas.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Modelos que marcaram os 32 anos da Suzuki Brasil
GSX-R 1100
Lançada no Brasil como uma das primeiras superesportivas de alto desempenho, a GSX-R 1100 rapidamente conquistou fãs por sua potência e design agressivo. Ela foi pioneira ao introduzir um motor potente, carenagens aerodinâmicas e uma estrutura leve, elementos que redefiniram o segmento de motos esportivas. Mesmo com o passar dos anos, a GSX-R 1100 permanece um ícone no mundo das duas rodas.
Bandit 600/ 650
A Bandit foi outra moto que conquistou seu lugar no coração dos brasileiros. Com um motor robusto e versátil, a Bandit oferecia uma pilotagem combinando conforto para longas viagens e agilidade no uso urbano. Seu sucesso perdura até hoje. Nunca foi seu objetivo, mas a Bandit bateu de frente com a toda poderosa Honda Hornet 600F.
Burgman 125
No segmento de scooters, a Suzuki introduziu a Burgman 125, que trouxe mais praticidade para o dia a dia nas cidades. Compacta e com um consumo de combustível eficiente, essa scooter foi pensada para quem busca economia e agilidade no trânsito urbano. Seu design e facilidade de pilotagem rapidamente a tornaram popular nas grandes metrópoles brasileiras.
GS-500
A GS-500, com sua simplicidade mecânica e confiabilidade, conquistou principalmente os pilotos iniciantes e aqueles que buscavam uma moto robusta para o uso diário. Ela se destacou por seu equilíbrio entre custo-benefício e performance, tornando-se uma das motos mais queridas por quem desejava uma condução tranquila e confiável.
GSX-R1000R (Srad)
A GSX-R1000R, mais conhecida como Srad, é sinônimo de desempenho. Sua tecnologia avançada e design esportivo cativaram os motociclistas que buscavam uma experiência de pilotagem de alta performance. Com uma aerodinâmica refinada e potência inigualável, a Srad ainda é referência no segmento de superesportivas.
- 1992 – Início das operações da J. Toledo Suzuki Motos do Brasil. Neste ano foram lançados os modelos GSX-R1100, GSX-R750 e VX-800.
- 1994 – Início da produção SKD (parte das peças é montada em território nacional) no Polo Industrial de Manaus.
- 1995 – Lançamento dos modelos GSX-750F, GS-500E e Bandit N600.
- 1997 – Início da produção CKD (motos completamente montadas em território nacional) no Polo Industrial de Manaus e chegada da primeira motocicleta com injeção eletrônica, a TL1000S.
- 1998 – Lançamento da lendária Hayabusa Geração 1.
- 1999 – Início do Consórcio Nacional Suzuki.
- 2007 – Burgman 400 é eleito o melhor scooter do ano.
- 2010 – Lançamento da edição de 25 anos da GSX-R1000.
- 2014 – Chega ao Brasil o modelo GSR-750A.
- 2021 – Lançamento da V-Strom 1050XT e da GSX-R1000R na edição Moto GP.
- 2022 – 30 anos de Suzuki Motos do Brasil e lançamento da 3ª geração da Hayabusa.