A Suzuki DR 650, um dos clássicos do motociclismo mundial volta na versão 2024 no mercado argentino por U$ 13.900 dólares, cerca de R$ 68.600, em conversão direta.
Em 1996 a Suzuki DR 650 foi lançada como uma moto moderna para substituir a DR 600, uma moto que chegou a fazer frente à Yamaha XT 600 no Rally Dakar.
Apesar de ter uma pegada off-road, a DR 650 era um modelo moderno para a época. Pesando 25 kg a menos sua antecessora, e apesar de ter um motor maior, sua potência foi reduzida para que o motor funcionasse com mais suavidade e agradasse também como uma crossover ou todo terreno.
Reinou como uma moto extremamente confiável nos anos 90, e fez muitos fãs no Brasil. Mas por aqui, o tempo da clássica Suzuki acabou. Apesar dela ter se modernizado em alguns mercados, não havia um interesse maior da marca em adaptar o motor carburado para injeção eletrônica.
Agora, a moto volta a ser fabricada na Argentina, onde não existe uma regra rígida de despoluição como o Promot 5 no Brasil, ou o Euro 5. Mas pelo que percebemos, não tem a pretensão de ser mais do que off-road, apesar de poder ser emplacada. O modelo não recebeu nem freios ABS, algo que já é obrigatório no mercado argentino.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Suzuki DR 650 2024
A nova DR 650 será fabricada na cidade de San Nicolás, em Buenos Aires, pelo grupo La Emilia, responsável na Argentina pela marca Suzuki.
Basicamente, não sofreu grandes alterações desde o modelo que conhecemos aqui nos anos 90. O motor é monocilíndrico quatro tempos, carburado de 644cc. Refrigerado a ar e óleo. Entrega potência máxima de 43 cv e 54 Nm de torque. Transmissão de cinco marchas e partida elétrica.
O painel continua analógico, totalmente raiz, parece que não saiu dos anos 90. O peso seco é de 166, com freio a disco nas duas rodas e tanque de 13 litros, somente a gasolina.
No mercado argentino esta disponível nas cores preta e branca. Mas o que complica é o preço. Entendemos que é uma moto clássica voltando ao mercado, e que deverá atrair um público saudosista. Mas o valor que chega no mercado é bastante salgado.
Está sendo comercializada por U$ 13.900 dólares, o que em conversão direta (março de 2024) para reais, ficaria em torno de R$ 68.600. Isso fora taxas de impostos e frete.
Numa comparação direta aqui no Brasil, a Suzuki oferece a V-Strom 650XT por R$ 55.905 (sem taxas e frete), com toda a tecnologia de um modelo de ponta da Suzuki.
Talvez seja um preço alto a ser pago pela clássica. E você pagaria? Deixe nos comentários, abaixo das propagandas.