InícioDicasSuspensão a Gás em Motos: Afinal como funciona?

Suspensão a Gás em Motos: Afinal como funciona?

A polêmica em torno do amortecedor da Shineray Urban 150 EFI, levantou a questão: como funciona a suspensão a Gás em Motos?

Suspensão a Gás em Motos: Afinal como funciona?
Suspensão a Gás em Motos: Afinal como funciona?

Como Funciona a Suspensão a Gás em Motos

A suspensão a gás é um sistema que se diferencia dos amortecedores tradicionais que utilizam óleo sob pressão. Em uma motocicleta, as suspensões são componentes essenciais que garantem a estabilidade e o conforto do piloto, estando localizadas tanto na roda dianteira quanto na traseira. Na dianteira, geralmente encontramos o garfo telescópico, enquanto a traseira apresenta uma maior variedade de configurações.

A configuração mais comum de suspensão traseira utiliza dois amortecedores, montados entre o quadro da moto e a balança da roda traseira. Esses amortecedores operam através de um sistema de óleo sob pressão. Nesse caso, o pistão se locomove dentro do tubo do amortecedor contendo óleo e, consequentemente, gera a capacidade do amortecimento.

Duplo amortecedor traseiro é o mais comum nas motos
Duplo amortecedor traseiro é o mais comum nas motos

No entanto, a suspensão a gás introduz uma inovação significativa com a adição de um reservatório de gás separado do amortecedor principal. Esse design permite um melhor arrefecimento, uma vez que o reservatório de gás ajuda a dissipar o calor gerado pelo amortecedor durante o uso.

Além disso, a presença do gás pressurizado dentro do sistema melhora a resposta do amortecedor, proporcionando um comportamento mais preciso e refinado na absorção de impactos.

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

Vantagens da Suspensão a Gás em motos

A principal vantagem da suspensão a gás é a melhoria no desempenho e conforto do piloto. O sistema de gás pressurizado oferece uma absorção de impactos mais eficiente, resultando em uma pilotagem mais suave mesmo em terrenos irregulares. Além disso, a capacidade de dissipação de calor do reservatório de gás ajuda a manter a consistência do desempenho do amortecedor, mesmo em condições de uso prolongado ou severo.

Suspensão a Gás em Motos: Afinal como funciona?
Suspensão a Gás em Motos: Afinal como funciona?

Outro benefício notável é a durabilidade. Os sistemas de suspensão a gás tendem a ter uma vida útil mais longa em comparação com os amortecedores tradicionais de óleo, pois com a utilização do nitrogênio, não há riscos de oxidação, o que ajuda a reduzir o desgaste e a necessidade de manutenção frequente.

Modelos de Motos com Suspensão a Gás

Vários modelos de motocicletas já estão incorporando a tecnologia de suspensão a gás, trazendo seus benefícios para um público mais amplo. No Brasil, a primeira que vem à cabeça é a Honda ADV e agora entre as scooters, também a Shineray Urban 150 EFI.

O modelo Continental GT da Royal Enfield também tem amortecedores duplos pressurizados a gás.

Continental GT da Royal: amortecedores duplos pressurizados a gásduplos pressurizados a gás
Continental GT da Royal: amortecedores duplos pressurizados a gás

Ainda no Brasil, a moto mais vendida da Bajaj, a Dominar 400, trabalha com uma suspensão monoshock, mas que também utiliza um reservatório de gás Nitrox separado.

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS