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Por que o selo do Inmetro no capacete é obrigatório no Brasil? Entenda.

Selo do Inmetro no capacete é obrigatório no Brasil
Selo do Inmetro no capacete é obrigatório no Brasil

Qual a importância do selo do Inmetro no capacete? Descubra as exigências legais, os processos de certificação e os impactos dessa regulamentação no dia a dia dos motociclistas.

Selo do Inmetro no capacete é obrigatório no Brasil

O selo do Inmetro no capacete é obrigatório no Brasil desde 2007. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) regulamenta os capacetes através de uma série de portarias que visam assegurar que esses produtos atendam aos requisitos técnicos necessários para proteção efetiva em caso de acidentes.

A obrigatoriedade do selo é uma forma de certificar que os capacetes comercializados no Brasil passaram por rigorosos testes de qualidade e segurança. Esses testes verificam, entre outros aspectos, a resistência do material, a eficiência do sistema de retenção e a proteção oferecida à cabeça do usuário.

Em algumas análises críticas, existe a crença de que o selo do Inmetro é utilizado apenas para facilitar o trabalho de fiscalização das autoridades de trânsito. O próprio Inmetro se defende, dizendo que esse controle rigoroso evita a circulação de capacetes falsificados ou de baixa qualidade, que não oferecem a proteção necessária e colocam em risco a vida dos motociclistas.

O selo do Inmetro no capacete é obrigatório no Brasil desde 2007
O selo do Inmetro no capacete é obrigatório no Brasil desde 2007

Como é o Processo de Certificação do Inmetro

O processo de certificação do Inmetro envolve várias etapas que garantem a conformidade dos capacetes com as normas de segurança estabelecidas. Primeiramente, os capacetes devem ser submetidos a ensaios laboratoriais que verificam sua resistência e durabilidade. Esses ensaios incluem testes de impacto, penetração, retenção e outros aspectos cruciais para a segurança do usuário.

Uma vez aprovados nos testes, os capacetes recebem o selo de identificação da conformidade, que deve ser afixado no produto de forma visível. Este selo é a garantia de que o capacete atende a todos os requisitos técnicos e pode ser comercializado no mercado nacional. Para capacetes importados, a certificação pode ser feita no país de origem, desde que os produtos atendam às normas brasileiras.

Capacetes fabricados no exterior precisam passar pelo processo de certificação a cada lote importado
Capacetes fabricados no exterior precisam passar pelo processo de certificação a cada lote importado

Os capacetes fabricados no exterior precisam passar pelo processo de certificação a cada lote importado. Isso significa que, mesmo que um modelo já tenha sido certificado anteriormente, novos lotes devem ser testados novamente para assegurar que mantêm o mesmo padrão de qualidade e segurança.

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Falta de Certificação

Utilizar um capacete sem o selo do Inmetro pode trazer sérias consequências para o motociclista. Em uma abordagem de fiscalização, a ausência do selo pode resultar em multas e apreensão do capacete, além de outros problemas legais. A Portaria nº 231, estabelece que todos os capacetes devem possuir a certificação do Inmetro com o selo externo ou a etiqueta interna para serem utilizados nas vias públicas.

A falta de certificação não apenas coloca o motociclista em risco de penalidades, mas também compromete a segurança em caso de acidente.

Além disso, o uso de capacetes não certificados pode influenciar negativamente na imagem de fabricantes e importadores que seguem as regulamentações. Isso porque a venda de produtos não conformes pode gerar desconfiança nos consumidores e afetar a credibilidade das marcas no mercado.

Existem outras Certificações para Capacetes?

Sim, existem outras certificações internacionais. Conheça algumas.

DOT

A certificação DOT (Department of Transportation) é exigida nos Estados Unidos. Os capacetes com selo DOT atendem aos padrões estabelecidos pela FMVSS 218 (Federal Motor Vehicle Safety Standard #218). Os testes incluem simulações de impactos, testes de penetração e avaliação do sistema de retenção. Embora seja menos rigorosa que a certificação Snell, a certificação DOT ainda garante um nível significativo de proteção.

ECE

A certificação ECE (Economic Commission for Europe) é amplamente reconhecida na Europa e em outros países. O selo ECE 22.05, e mais recentemente o ECE 22.06, indica que o capacete passou por uma série de testes rigorosos, incluindo impacto, penetração, e ensaios de sistemas de retenção. A certificação ECE é conhecida por sua abrangência e detalhamento nos testes, sendo uma das mais respeitadas mundialmente.

Snell

A certificação Snell é voluntária e considerada uma das mais rigorosas. Administrada pela Snell Memorial Foundation, os testes incluem múltiplos pontos de impacto, resistência à penetração e avaliação do sistema de retenção. Os capacetes que recebem o selo Snell são frequentemente preferidos por pilotos de competição devido ao alto padrão de segurança que oferecem.

Selo do Inmetro no capacete é obrigatório no Brasil
Selo do Inmetro no capacete é obrigatório no Brasil

Perguntas Frequentes sobre o Selo do Inmetro no Capacete

1. Posso usar um capacete comprado no exterior sem o selo do Inmetro?
Não, capacetes comprados no exterior sem a certificação do Inmetro não são permitidos para uso nas vias públicas brasileiras.

2. Qual a punição por usar um capacete sem o selo do Inmetro?
A punição pode incluir multa e apreensão do capacete, conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro.

3. Como sei se meu capacete tem o selo do Inmetro?
Verifique a presença do selo de identificação da conformidade no interior ou na parte traseira do capacete.

4. Todos os capacetes vendidos no Brasil têm o selo do Inmetro?
Sim, todos os capacetes vendidos legalmente no Brasil devem possuir o selo do Inmetro para garantir que atendem aos requisitos de segurança.

5. Capacetes de tamanho superior a 64 precisam do selo do Inmetro?
Não, capacetes com numeração superior a 64 estão dispensados da certificação compulsória quando adquiridos no exterior por pessoa física.

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
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