Em Tóquio, o customizador Kaichiroh Kurosu da Cherry’s Company transformou a nova Super Meteor 650 em uma Meteor 650 com Sidecar. O resultado é surpreendente.
Reconhecido por suas criações excepcionais, o customizador japonês Kaichiroh Kurosu da Cherry’s Company já deixou sua marca em várias clássicas da Harley-Davidson. No entanto, a Royal Enfield era um território inexplorado para este mestre da customização. O desafio estava lançado, e a Royal Enfield do Japão estabeleceu apenas uma diretriz: manter o espírito cruiser, concedendo a Kurosu-san a liberdade de elaborar uma lista de desejos, onde incluiu, de forma única, um sidecar.
Considerando o diversificado portfólio da Cherry’s Company, a construção de um sidecar não era surpreendente, mas a escolha era extraordinária. “Um sidecar também é uma ótima cruiser”, argumentou Kurosu, mas executar essa visão envolvia mais do que simples modificações. Este projeto recebeu o nome de Challenger, um desafio (tradução de challenger em português) que expressa perfeitamente a audácia envolvida.
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Por Trás da Transformação
Adicionar um sidecar à moto exigiu uma redução no trail para facilitar a pilotagem. Kaichiroh iniciou uma grande conversão inspirada nos garfos Earles das décadas de 1950 e 60, conhecidos por sua robustez e pela capacidade de ajustar a posição do pivô. Essa adaptação permitiu reduzir o trail quando o sidecar estava acoplado.
Embora a Super Meteor 650 já possuísse uma estrutura sólida, o sidecar Challenger foi construído do zero para harmonizar-se com o estilo da moto. Kaichiroh combinou designs vintage com influências do Klomp, tradicional tamanco de madeira da Holanda, resultando em um sidecar final em fibra de vidro.
Além do aspecto estético, a funcionalidade também foi priorizada, com a carroceria do sidecar espaçosa o suficiente para acomodar um adulto. A roda de 19 polegadas e 60 raios é montada em uma mola de lâmina de caminhão, amortecida por um eficiente amortecedor já moderno.
Mas e o Freio?
Invejosos dirão que falta disco de freio na roda dianteira de 21 polegadas. Mas Kurosu resolveu essa questão de maneira inovadora, equipando o sidecar com seu próprio freio a disco, utilizando um rotor W&W de 8,75 polegadas com pinça Performance Machine. A roda traseira da Challenger também apresenta discos em ambos os lados, proporcionando uma solução original e eficaz.
A colaboração entre Kaichiroh Kurosu e a Royal Enfield resultou em uma verdadeira obra de arte em duas rodas. A Super Meteor 650 com sidecar, batizada de Challenger, incorpora a visão única do artífice japonês, elevando o conceito de customização. Essa criação destaca-se não apenas pela estética, mas também pelas soluções engenhosas implementadas, tornando-a uma peça digna de admiração no cenário das motocicletas customizadas.
Artigo baseado na matéria de Dean Larson, do site Bike Exif