A Royal Enfield Shotgun 650 já havia sido apresentada como um conceito em 2021. Poderia ter sido lançada no Salão de Milão deste ano, mas a marca preferiu prestigiar a terra natal e apresentar a novidade no Motoverse, um importante e gigante evento de motos que acontece na Índia.
Bobber de Visual Jovem
A nova custom aposta em um visual jovem e versátil. A moto é baseada na plataforma de dois cilindros e 650 cc de outras motos da marca, como a Himalayan e a Interceptor 650.
O design da Shotgun 650 é inspirado no conceito SG 650, apresentado no Salão de Milão (EICMA) de 2021. A moto tem um estilo bobber contemporâneo, com farol redondo, tanque de combustível em forma de gota e garfos dianteiros robustos.
No caso específico dessa pintura de apresentação (azul e preta), apenas 25 unidades desse modelo serão produzidas e disponibilizadas especialmente para os visitantes do evento indiano, Motoverse 2023, onde ela foi apresentada. Outras Shotgun 650 com outros tipos de pinturas estarão disponíveis nos próximos meses, considerando a produção em série.
Um dos destaques da Royal Enfield Shotgun 650 é seu design modular, que permite transformá-la de uma moto monoposto para uma versão com dois assentos. Para isso, basta remover o assento traseiro e instalar um suporte para passageiro.
Outros detalhes da Shotgun 650 incluem tampa do motor em preto brilhante, escapamento duplo, rodas de liga leve, para-lamas encurtados e um guidão mais largo e aberto. A moto tem uma postura de pilotagem mais ereta, graças às pedaleiras centralizadas e ao guidão mais baixo.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Veja Também:
Meteor 350 Aurora é uma versão mais “clássica” da Royal Enfield; Conheça
Royal Enfield Meteor 350 2023 ganha novas cores; veja os modelos e seus preços
Royal Enfield prepara o retorno da clássica Bullet 350
Royal Enfield abre pré-reserva Hunter 350 no Brasil, mas não revela preço
Royal Enfield Himalayan 450: Conheça a Nova Royal que chega ao Brasil em 2024
Conheça a Royal Enfield Shotgun 650
A Royal Enfield Shotgun 650 é uma moto custom que aposta em um visual jovem e versátil. A moto compartilha os mesmos equipamentos da Super Meteor 650, mas com um design mais moderno.
O painel de instrumentos da Royal Enfield Shotgun 650 mescla um velocímetro analógico com tela de LCD digital. O navegador Tripper Navigation com Bluetooth e entrada USB também está disponível.
Na parte mecânica, a Royal Enfield Shotgun 650 usa o motor bicilíndrico paralelo de 649 cc, refrigerado a ar, da Super Meteor 650. O motor é capaz de gerar 47 cv de potência e 5,33 mkgf de torque.
A ciclística da Shotgun 650 também é semelhante à da Super Meteor 650. Usa garfos telescópicos invertidos na dianteira e dois amortecedores na traseira, com ajuste na pré-carga da mola. Os freios são a disco nas duas rodas, com sistema ABS de série.
Lançamento da Royal Enfield Shotgun 650
Apesar do suspense sobre o preço e da ausência de uma data oficial de lançamento, a Royal anunciou o preço dessa edição limitada. A venda dessas 25 unidades exclusivas da Royal Enfield Shotgun 650, exibindo esse esquema de pintura único está custando 425.000 rúpias indianas (aproximadamente R$ 25 mil reais em conversão direta). A edição especial tem visual em dois tons, azul e preto, adornados por grafismos jovens.
No Brasil, a Royal tem outros lançamentos na frente entre eles, a Super Meteor 650 e até a nova Himalayan 450. Mas acreditamos que a moto deve chegar ao país até o final de 2024.