A Royal Enfield Himalayan 450, a grande novidade da marca indiana, foi apresentada no Salão de Milão 2023. Está confirmada para chegar ao Brasil até o final de 2024.
A nova Royal Enfield Himalayan 450 ficou mais parecida com os modelos trail que conhecemos. Do ponto de vista estético, passou por uma repaginada grande. Parece uma moto mais robusta, apesar de ter perdido peso. Já em relação ao motor e ciclística, a reformulação foi total. A nova Himalayan tem cerca de 40% a mais de potência comparada com o modelo anterior, além de transmissão de seis velocidades com embreagem assistida e deslizante.
MOTOR, DESEMPENHO E DESIGN
O novo motor agora é arrefecido a liquido, aliás é o primeiro com arrefecimento líquido da Royal Enfield. Trata-se de um monocilíndrico com quatro válvulas e comando duplo no cabeçote.
Com potência de 40 cv a 8.000 rpm e um torque de 40 Nm a 5.500 rpm, o novo motor da Royal Enfield Himalayan 450 oferece um bom desempenho. Melhor ainda se comparado na relação peso/ potência, já que agora seu peso é de 198 kg, isso é 1 kg a menos que a 411, em ordem de marcha. O tanque de combustível é de 17 litros e segundo a Royal, a nova Himalayan tem um consumo médio de 28,1 km/l. Isso lhe confere mais de 450 km de autonomia.
Novidade no banco: assento bipartido, permitindo ajustes de altura de 20mm, oferecendo uma ampla faixa de altura do assento de 805mm a 845mm, dando ao piloto melhor controle sobre sua pilotagem.
Outras diferenças na parte estética estão no escapamento, que ficou mais curto, e no conjunto com o novo quadro de dupla trave em aço.
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CICLÍSTICA E FREIOS
Projetada para enfrentar diversos terrenos, a Royal Enfield Himalayan 450 conservou as rodas raiadas de 21 polegadas na frente e 17 polegadas na traseira. A suspensão melhorou bastante, ganhou garfos invertidos Showa na dianteira e monoamortecedor na traseira, garantindo boa estabilidade.
O sistema de freios tem discos em ambas as rodas. Na dianteira, disco de 320 mm com pinça de dois pistões, e na traseira, disco de 270 mm com pinça de um pistão. Sistema ABS também em ambas as rodas, mas na roda traseira, tem a opção de ser desligado. Outra diferença marcante em relação à 411, é a iluminação, que agora é em full LED.
NOVO PAINEL E CONECTIVIDADE
A Royal Enfield Himalayan 450 ganhou um novo painel, com tela TFT colorida de 4 polegadas, redondo. Ele é integrado ao Google Maps para navegação. Essa tela é compatível com smartphones, proporcionando acesso a uma variedade de temas analógicos e digitais. Além de manter os pilotos informados sobre dados essenciais, o painel permite o acesso direto a chamadas, notificações e mensagens de texto.
Ainda do ponto de vista tecnológico, nova Himalayan 450 ganhou um acelerador eletrônico (ride-by-wire), permitindo a adoção de dois modos de pilotagem: Performance e Eco, personalizando a resposta do acelerador de acordo com suas preferências.
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CORES E GARANTIA
As cores da nova Royal Enfield Himalayan 450 serão as seguinte: Hanle Black, Kamet White, Slate Himalayan Salt, Slate Poppy Blue e Kaza Brown. A Royal Enfield oferece uma garantia de cinco anos.
A nova Royal Enfield Himalayan 450, deverá chegar primeiro à Índia, depois Europa, Ásia, por último na América, e claro, no Brasil. A previsão é de que seja somente no final de 2024. Os preços não foram anunciados, nem para a Índia. Assim que tivermos novidades, vamos atualizar!