O Rally Dakar 2022 começou com o ano novo, como é tradição do Dakar desde os anos 70. Este ano, a disputa é na Arábia Saudita.
Entre as motos, o piloto australiano, Daniel Sanders completou em primeiro a primeira etapa clássica. Sanders, piloto da GasGas já havia vencido o prólogo. Ou seja, começou com tudo e está em primeiro, até o momento, na classificação geral do Dakar 2022.
Na torcida brazuca, os pilotos Rodrigo Luppi e Maykel Justo disputam nos UTVs. Nessa primeira etapa, largaram em 3º no grid, completaram a Especial (trecho cronometrado) de 333 km em 4h41m28s, a 4min02s dos vencedores do dia, em 3º nos UTVs T4. São 44 veículos na SSV e os brasileiros estão em 3º no acumulado.
Já o inusitado foi o “atropelo” do piloto chileno Cesar Zumaran. – Veja o vídeo.
O chileno parecia estar com problema para desencalhar a moto quando foi atropelado pela dupla sul africana Giniel de Villiers e Dennis Murphy. Villiers já venceu em 2009 na categoria carros.
No vídeo, o piloto da moto é derrubado e fica alguns segundos imprensado nos pneus da pick-up Hilux, que dá a ré. Logo depois ele consegue se levantar, faz sinal para os sul africanos passarem e cai.
Aparentemente tudo bem com ele. Segundo o site El Deportero (Chile), Zumaran chegou a completar a etapa na 103ª posição.