A Yamaha R15 2025 já está disponível no site da marca e deverá chegar em todas as lojas até o final deste mês de novembro de 2024. A grande novidade é a nova cor que muitos já estão chamando de “camaleão”, além do novo preço, agora por R$ 21.790.
A Yamaha R15 foi a grande apresentação da Yamaha no Festival Interlagos de 2023. Uma esportiva premium que até então não se via no Brasil. Apesar disso, não foi unanimidade, já que muitos estavam esperando o anuncio da nova Ténéré 700, o que só foi acontecer um ano depois.
A nova Yamaha R15 2025 tem atualização na cor Titanium Grey, que substitui a Matt Silver, base do modelo desde o seu lançamento. As outras duas cores, azul e preta, permanecem as mesmas, com algumas discretas mudanças no grafismo. Mas não tem como negar que essa nova cor realmente chama a atenção. Não por acaso, essa cor está sendo chamada de “camaleão”, por dependendo do ângulo e luz, parece algo diferente, em sua tonalidade.
O preço sugerido também teve um aumento. A versão 2024 estava custando R$ 20.990, em nossa ultima pesquisa de preços. A versão 2025 é oferecida por R$ 21.790, mais o valor do frete, impostos e seguro (opcional). O novo modelo deverá estar disponível nas lojas Yamaha até o final deste mês de novembro de 2024.
Veja Também:
- Dafra confirma produção da nova NHX 190 neste mês de novembro e ADXTG 150 para 2025
- As Motos Mais Vendidas em Outubro de 2024 no Brasil; Confira as 15 Mais Emplacadas
Yamaha R15 2025 – Mesma Motorização
O modelo segue com o motor de 155cc com arrefecimento líquido e o sistema VVA (Variable Valve Actuation), um recurso exclusivo que permite maior eficiência de combustível, além de oferecer diferentes características de desempenho dependendo da rotação do motor. Isso se traduz em mais torque nas baixas rotações e potência nas médias e altas rotações, uma combinação ideal para o uso urbano e viagens mais longas.
A Yamaha R15 2025 mantém sua potência máxima de 18,8 cv a 10.000 rpm, e torque de 1,5 kgf.m a 8.500 rpm, em termos de comparação, a Honda CG 160 por exemplo, entrega 14,4 cv. O câmbio também não teve alteração, é o eficiente de 6 marchas, aliado à embreagem assistida e deslizante, proporciona trocas suaves e maior controle da motocicleta, especialmente em reduções rápidas de marcha.
Sobre a Cor
O visual da Yamaha R15 2025 é, sem dúvida, um dos pontos altos da moto. Com linhas mais arrojadas e um design inspirado nas grandes superesportivas, a R15 exibe um visual agressivo e moderno.
A principal novidade no design da versão 2025 é a nova opção de cor Titanium Grey (Cinza Fosco), que combina detalhes na inédita cor prismática Greenish Blue Pearl (que reflete a luz de forma única), oferece um acabamento sofisticado e moderno.
As outras cores Racing Blue (Azul Metálico) e Midnight Black (Preto Metálico) continuam disponíveis, agora com grafismos renovados. Discretamente, mas renovados.
Além das cores, a Yamaha também investiu em melhorias aerodinâmicas no design da carenagem, com uma estrutura desenvolvida em túnel de vento. Esse trabalho permite que a moto ofereça um fluxo de ar otimizado, melhorando a performance e a estabilidade em altas velocidades, além de reduzir a turbulência ao redor do capacete do piloto.
Suspensão e Freios
Outro ponto importante da Yamaha R15 2025 é seu sistema de suspensão e freios. E relação a isso, o modelo mantém a suspensão dianteira com garfo telescópico de 41mm de diâmetro e o curso de 130mm. Na traseira, a balança monocross em alumínio não só reduz o peso da moto, mas também contribui para uma melhor performance, absorvendo as imperfeições do terreno com maior eficiência.
Em termos de segurança, a Yamaha R15 2025 mantém o sistema de freios com ABS (Antilock Braking System) nas duas rodas. O freio dianteiro conta com um disco de 282mm e pinça de duplo pistão, enquanto o traseiro tem um disco de 220mm com pinça de um pistão.
Tecnologia e Conectividade
Além do desempenho e do design, a Yamaha R15 2025 também se destaca por sua tecnologia de iluminação e painel. A moto vem equipada com farol de LED, a lanterna traseira também é em LED, mas os piscas ainda não.
O painel da Yamaha R15 2025 é totalmente digital, com iluminação em LED e fundo branco, facilitando a leitura das informações em qualquer condição de luminosidade. Nele, o piloto encontra indicadores como conta-giros, medidor de combustível, indicador de marcha e o indicador VVA, que mostra o momento em que o sistema de válvula variável está em operação. Além disso, a moto conta com o Shif Light, ajustável para indicar a rotação ideal para troca de marchas, o que contribui para uma pilotagem otimizada.
Yamaha R15 2025 – Ficha Técnica
MOTOR
Tipo de combustível: Gasolina
Torque: 1,5 kgf.m (8500 rpm)
Taxa de compressão: 11,6:1
Tipo: SOHC, 4 válvulas, 4 tempos, Refrigeração líquida
Cilindros: 1
Diâmetro X curso: 58,0 x 58,7 mm
Potência Máxima: 18,8 cv (10000 rpm)
Cilindrada: 155 cc
Alimentação: Injeção eletrônica
SUSPENSÃO
Suspensão dianteira: Garfo teléscopico
Suspensão traseira: Balança traseira tipo Monocross com link
Curso da suspensão dianteira: 130 mm (suspensão) / 130 mm (roda)
Curso da suspensão traseira: 50 mm (suspensão) / 97 mm (roda)
CÂMBIO
Embreagem: Multidisco úmida
Sistema de transmissão: Sincronizada, 6 velocidades
Transmissão final: Corrente
FREIOS
Freio dianteiro: Disco hidráulico com sistema anti bloqueio
Freio traseiro: Disco hidráulico com sistema anti bloqueio
Ø do freio dianteiro: 282 mm (Ø externo)
Ø do freio traseiro: 220 mm (Ø externo)
Sistema de freios: ABS
DIMENSÕES
Altura mínima do solo: 170 mm
Capacidade do tanque (reserva): 11,0L (1,9L)
Comprimento x Largura x Altura: 1990 x 725 x 1135 mm
Distância entre eixos: 1325 mm
Peso Líquido: 141 kg
Pneu dianteiro: 100/80-17 52P MRF NYLOGRIP ZAPPER-FX1 TL
Pneu traseiro: 140/70R17 66H MRF REVZ-S TL
Tipo de chassi: Diamante (Deltabox)
Altura do assento: 815 mm