Notícias vindas do site japonês Young Machine, levantam a hipótese de lançamento de uma nova Honda CB 400. Motivos são vários, veja agora.
O site japonês Young Machine tem fama de fazer previsões de lançamento para as grandes marcas japonesas, Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki. Dessa vez, segundo as informações do site, (eles dizem é quente!) a nova Honda CB 400 viria com motor de 4 cilindros e com o novo sistema de transmissão E-Clutch (semiautomático veja o vídeo abaixo).
Não é de hoje que o site Young Machine faz antecipações de lançamento e muitas vezes acerta! As previsões para a nova Hornet 1000 e para CB 1100 Hawk foram deles.
Os motivos para o lançamento de uma nova Honda CB 400 seriam vários. Entre eles a comemoração dos quarenta anos da primeira Honda CB 400 Four. Um modelo comemorativo cairia bem? Seria marcante realmente.
O segundo seria uma questão de concorrência direta com a Kawasaki Ninja ZX-4R, que já utiliza motor de 4 cilindros (e está disponível no Brasil). Apesar da Ninja atender a um outro segmento de mercado. De todo jeito, outros modelos estão sendo lançados no mercado asiático com essa configuração.
O terceiro motivo seria uma possível “invasão estratégica” no mercado chinês. A Honda investiu recentemente numa fábrica em Xangai, com a intenção de promover motos de média cilindrada, e a Honda CB 400 poderia ser fabricada e até possivelmente distribuída a partir dessa fábrica.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Como seria a Nova Honda CB 400
Segundo as informações do site japonês, a nova moto de 400cc teria uma aparência muito próxima dos modelos que conhecemos aqui como Neo Sports Café. Estilo naked, com um novo motor 400cc de 4 cilindros em linha.
A novidade seria o sistema E-clutch, que é uma forma quase automática de troca de marchas. Na prática, o novo sistema da Honda dispensa o uso da embreagem, e a troca de marchas acontece somente nos toques de pedal. Assista o vídeo abaixo.
Alguns modelos já contam com sistema, e os japoneses cravam que a Honda deverá sim, utilizar na nova CB 400. O E-clutch é diferente do sistema DCT, onde piloto escolhe através de um botão e a moto passa a ter troca de marchas automática.
Não se fala em uma data para o possível lançamento. Talvez em uma nova surpresa no Salão de Milão 2024, assim como foi ano passado para a Hornet 1000. O fato é que seria um modelo pensando em 2025.
A histórica CB 400 no Brasil
No Brasil, o nome CB 400 tem seu lugar na história dos veículos em duas rodas. Na época, foi a maior moto nacional produzida em linha. A gigante nacional Moto Amazonas (com motor de fusca), era produzida praticamente artesanalmente.
Até então, não existiam motos com maior cilindrada. E apesar da enorme venda da CG 125, o mercado brasileiro sentia falta de modelos maiores.
Estamos falando de 1980, ano de lançamento da CB 400. No Brasil até então as importações eram proibidas. O lançamento da CB 400 foi um verdadeiro estouro. Chegou a ter fila de espera.
Ela recebeu um inédito motor 395 cm³, bicilíndrico, com potência máxima de 40 cv a 9.500 rpm e torque de 3,2 Kgf.m a 8.000 rpm. Câmbio de 6 marchas, que faziam a moto chegar a 170 km/h de velocidade.
Entre os anos de 1980 e 1984, foram produzidas nada menos que 67.550 unidades da Honda CB 400, até ser substituída pela CB 450.
Uma possível volta da Honda CB 400, causaria mais que um ataque de saudosismo, especialmente se chegar ao Brasil. Porém não pouparia críticas ao moderno motor com transmissão semiautomática. Será?