A nova Ducati Scrambler Icon Next Gen foi oficialmente lançada Brasil. Inicialmente o preço é de R$ 72.990, segundo a Ducati para as primeiras 50 unidades. Confira mais detalhes.
A Ducati Scrambler Icon Next Gen foi lançada no Brasil, oferecendo uma combinação de estilo moderno, combinação de cores vibrantes e tecnologia. Inicialmente o modelo estava previsto para ser lançado em outubro. Teve um certo atraso, mas chegou.
Em seu novo modelo, a marca italiana apresenta atualizações no design, como as primeiras opções de capas intercambiáveis de cores e um quadro mais leve. No Brasil, teremos uma variedade interessante de cores, mas curiosamente a amarela, que inclusive é a base da atual Scrambler, não faz parte das cores disponíveis. Pelo menos até o momento, não está no site.
O preço inicial sugerido da nova Scrambler Icon Next Gen é de R$ 72.990 para as primeiras 50 unidades. O modelo atual da Scrambler (2023) ainda está disponível no site da Ducati Brasil por R$ 64.990.
Esse novo modelo da Icon Next-Gen deverá atrair os que buscam uma máquina que combine estilo, praticidade e a possibilidade de ser customizada de acordo com sua personalidade. Somente uma observação, o modelo é oficialmente 2024, e não 2025 como está sendo noticiado em vários sites.
Uma Nova Abordagem de Personalização
A Ducati Scrambler Icon Next Gen chega ao mercado com uma estética mais colorida e irreverente, sem perder o toque clássico que consagrou a linha Scrambler. A linha do projeto original permanece.
Um dos diferenciais mais marcantes desta nova versão, são os kits intercambiáveis, que permitem trocar o visual da motocicleta com facilidade, destacando o foco da Ducati em oferecer uma experiência de customização única. A parte colorida do tanque pode ser substituída, assim como as etiquetas do aro, as tampas dos faróis, a rabeta e os para-lamas.
O novo design inclui um tanque de aço redesenhado, que agora vem com uma tampa intercambiável e novos para-lamas. Essas modificações permitem ao proprietário personalizar a moto com rapidez e simplicidade.
A lanterna traseira também passou por uma atualização: permanece em LED, mas traz um formato de semicírculo que é ao mesmo tempo moderno e nostálgico. Além disso, os piscas são agora totalmente em LED, reforçando a identidade visual arrojada do modelo.
Tecnologia
Entre as novidades da Ducati Scrambler Icon Next Gen está o painel de instrumentos com um cluster TFT colorido de 4,3 polegadas e uma interface HMI exclusiva. Esse display oferece informações detalhadas de forma clara, integrando-se perfeitamente ao design da moto e contribuindo para uma pilotagem mais intuitiva. Essa atualização coloca a Scrambler em sintonia com as expectativas modernas de tecnologia em motocicletas.
O motor Desmodue de dois cilindros, uma assinatura da linha, foi atualizado com novas tampas de embreagem e alternador, que agora exibem o logotipo “X” da Ducati, além de tampas de correia com design aprimorado. As alterações não só destacam o motor visualmente, mas também reforçam a robustez e durabilidade do componente. A estrutura do escapamento também foi renovada para destacar as linhas do motor e melhorar o fluxo de ar, garantindo que ele fique mais exposto e tenha um visual ainda mais minimalista.
Com uma redução de peso de aproximadamente 4 kg, a Ducati Scrambler Icon Next Gen ficou mais ágil e fácil de manobrar, proporcionando uma experiência de pilotagem mais leve e agradável. O novo quadro de treliça, que contribui para a diminuição de peso, foi redesenhado e agora inclui um braço oscilante modificado e um amortecedor reposicionado, oferecendo uma maior estabilidade ao modelo.
O chassi revisado também inclui um ângulo de direção ligeiramente maior, o que facilita o uso da motocicleta em manobras urbanas, melhorando a agilidade no trânsito das cidades. Além disso, as rodas redesenhadas seguem o tamanho padrão, com 18 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, mantendo o equilíbrio entre performance e estilo.
Motor
O motor da Scrambler Icon Next Gen é o conhecido Desmodue bicilíndrico em L, com 803 cc e arrefecimento a ar, que oferece uma potência de 73 cavalos a 8.250 rpm e um torque de 6,7 kgf.m a 5.750 rpm. Esse motor atualizado é aproximadamente 2,5 kg mais leve que o da geração anterior e conta com uma nova embreagem de oito discos, que promete uma experiência de pilotagem mais suave.
A Ducati manteve a capacidade do tanque em 13,5 litros, ideal para viagens de média distância sem a necessidade de reabastecimento frequente. A embreagem mais compacta também permitiu reduzir a carga lateral, criando mais espaço para o pé do motociclista, melhorando o conforto durante longos períodos de condução.
Cores no Brasil
As cores dos kits que aparecem atualmente no site da Ducati com a nova Scrambler Icon Next Gen, são os seguintes: Storm Green, Tangerine Orange, Rio Celeste, Jade Green, Velvet Red, Sparking Blue, além da Thrilling Black (preto padrão).
Scrambler Ducati Van Orton
A nova Scrambler foi personalizada pela Van Orton Design é uma edição limitada, disponível em apenas 50 unidades em todo o mundo, sendo uma disponível à venda no Brasil.
O preço de venda de lançamento é R$ 82.990. O kit de capa “Van Orton x Scrambler Ducati” será entregue dentro de uma caixa especial com gráficos dedicados, na qual o kit será acompanhado por um certificado de autenticidade.
O Studio de Design Van Orton é um nome importante quando se fala em arte pop contemporânea. Comandado pelos irmãos italianos Van Orton, o estúdio ficou famoso por criar ilustrações e designs com uma estética vibrante e cheia de cores, que misturam influências do pop art e do design gráfico.
Suas obras, frequentemente inspiradas em ícones da cultura pop, são reconhecidas por suas composições geométricas e cores intensas, criando uma fusão entre o clássico e o moderno de maneira única. A personalização desse modelo exclusivo ficou por conta deles.
Ducati Scrambler Icon Next Gen – Ficha Técnica
MOTOR
Tipo: L-Twin, distribuição desmodrômica, 2 válvulas por cilindro, refrigerado a ar
Cilindrada: 803 cc
Diâmetro x curso: 88 x 66 mm
Taxa de compressão: 11:1
Potência: 73 cv a 8.250 rpm
Torque: 65,2 Nm a 7.000 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica de combustível, corpo de borboleta de 50 mm com sistema Ride-by-Wire
Escape: Silenciador de aço inoxidável com conversor catalítico e 2 sondas lambda, tubos de escape de alumínio
TRANSMISSÃO
Caixa de velocidades: 6 velocidades
Transmissão final: Corrente, roda dentada dianteira 15, roda dentada traseira 46
Embreagem: Embreagem deslizante e multidisco úmida autosservo controlada hidraulicamente
CHASSIS
Quadro: Estrutura de treliça de aço tubular
Suspensão dianteira: Garfo Kayaba 41 mm invertido
Roda dianteira: Liga leve 3,00″ x 18″
Pneu dianteiro: Pneu Pirelli MT 60 RS 110/80 R18
Suspensão traseira: Amortecedor traseiro Kayaba, pré-carga ajustável
Roda traseira: Liga leve 5,50″ x 17″
Pneu traseiro: Pneu Pirelli MT 60 RS 180/55 R17
Curso da roda (dianteira/traseira): 150 mm / 150 mm
Freio dianteiro: Disco de Ø330 mm, pinça radial de 4 pistões com Bosch Cornering ABS como equipamento padrão
Freio traseiro: Disco de Ø245 mm, pinça flutuante de 1 pistão com Bosch Cornering ABS como equipamento padrão
Instrumentação: Tela colorida TFT de 4,3″