Ainda longe daqui, a disputa entre as nakeds de alta cilindrada ganhou um novo capítulo com a Kawasaki Z1100 2026, modelo que está chegando ao mercado europeu. A concorrência com a CB1000 Hornet promete ser boa, e tem tudo para acontecer aqui no Brasil também.

A nova Z1100 segue a linha de evolução da família Z, substituindo gradualmente a Z1000 – disponível atualmente no mercado nacional. A principal mudança está no motor de quatro cilindros em linha, agora com 1.099 cm³, resultado do aumento do curso dos pistões de 56 mm para 59 mm.
Apesar do ganho de cilindrada, a potência máxima caiu para 136 cv — seis a menos que o modelo anterior — devido (causa provável) às novas normas de emissões Euro 5+, equivalentes ao Promot 5 brasileiro.

Em compensação, a Kawasaki investiu em tecnologia e segurança. A Z1100 traz acelerador eletrônico (Ride-by-Wire), IMU de seis eixos e quatro modos de pilotagem (Sport, Road, Rain e Rider). O conjunto inclui controle de tração, quickshifter bidirecional, piloto automático e ABS otimizado para curvas.
Pacote eletrônico e ergonomia atualizada
O painel TFT colorido — mesmo da Z900 2026 — garante boa legibilidade e permite conectividade com smartphones. A ergonomia também foi revista: o guidão está 22 mm mais largo e 13 mm mais avançado, proporcionando postura mais agressiva.
A versão especial Z1100 SE agrega componentes de alto desempenho, como freios Brembo, mangueiras aeroquip e amortecedor traseiro Öhlins S46 com ajuste remoto da pré-carga. O garfo dianteiro Showa SFF-BP, presente na versão padrão, foi mantido.

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Em termos visuais, o modelo preserva o estilo característico da linha Z, mas ganha novas combinações de cores. A versão padrão será preta com cinza metálico, enquanto a SE combina cinza fosco, bengalas douradas e rodas verdes.
Para essa versão especial, a Honda Brasil já garantiu a presença da CB1000 Hornet SP, a versão topo de linha da Hornet 1000, que será lançada também em 2026.
Hornet 1000 chegando em 2026 ao Brasil
Enquanto a Z1100 já é realidade fora do país, a CB1000 Hornet tem estreia marcada no mercado brasileiro para o primeiro trimestre de 2026. O modelo é equipado com motor de quatro cilindros em linha e 999 cm³, capaz de gerar 152 cv e 10,2 kgfm de torque.

A estrutura utiliza chassi de longarina dupla em aço, com suspensões Showa ajustáveis e sistema Pro-Link na traseira. O conjunto de freios conta com discos flutuantes de 310 mm e pinças radiais de quatro pistões.
A Hornet 1000 também traz pacote eletrônico com acelerador Ride-by-Wire, ABS, controle de tração (HSTC), três modos de pilotagem e embreagem assistida e deslizante. O painel TFT de 5 polegadas possui conectividade via sistema Honda RoadSync, e toda a iluminação é em LED.

Estratégias
A Honda confirmou oficialmente o lançamento da Hornet, mas a Kawasaki ainda não anunciou se a nova Z1100 chegará ao país — algo esperado, já que a Z1000 atual ocupa o mesmo segmento.
No mercado nacional até o momento, a Z1000 é vendida a partir de R$ 79.290, enquanto a Z1000 R Edition parte de R$ 85.590, ambos os preços referentes à linha 2025 e sem incluir frete.

A Hornet 1000 ainda não estreou por aqui, mas ao que tudo indica, deverá encontra uma adversária à altura.
Kawasaki Z1100 x CB1000 Hornet
| Característica | Kawasaki Z1100 2026 | Honda Hornet 1000 |
|---|---|---|
| Motor | 4 cilindros em linha, 1.099 cm³ | 4 cilindros em linha, 999 cm³ |
| Potência | 136 cv a 9.000 rpm | 152 cv a 11.000 rpm |
| Torque | 11,5 kgf.m a 7.600 rpm | 10,2 kgfm a 9.000 rpm |
| Transmissão | Câmbio de 6 marchas com quickshifter bidirecional | Câmbio de 6 marchas, embreagem assistida e deslizante |
| Modos de pilotagem | 4 modos (Sport, Road, Rain, Rider) | 3 modos |
| Eletrônica | Ride-by-Wire, IMU de 6 eixos, ABS em curva, controle de tração, piloto automático | Ride-by-Wire, ABS, HSTC (controle de tração), embreagem assistida/deslizante |
| Suspensões | Showa SFF-BP na frente; Öhlins S46 (SE) atrás | Showa SFF-BP USD de 41 mm na frente; Showa Pro-Link atrás |
| Freios | Brembo (SE) com discos e mangueiras aeroquip | Discos flutuantes 310 mm com pinças radiais de 4 pistões |
| Painel | TFT colorido, conectividade com smartphone | TFT colorido de 5’’ com Honda RoadSync |
| Iluminação | Full LED | Full LED com faróis duplos projetores |
| Design/ Versões | Standard (preto/cinza) e SE (cinza fosco, rodas verdes, bengala dourada) | Versão única confirmada |

