A Honda acaba de lançar a XRE 190 2025 no Brasil, com um design renovado e suspensões mais robustas. Mantendo o motor de 190 cc, a XRE 2025 se ajustou para atender às novas regras do Promot 5 de emissão. O modelo está disponível em três cores e chega às concessionárias em outubro de 2024.
A Honda revelou a nova XRE 190 2025, mantendo sua posição entre a Bros 160 e a XRE 300. O modelo, que está no mercado desde 2016, sofreu atualizações importantes, especialmente em seu design, mas sem deixar de lado o motor de 190 cc que continua presente, ainda que com adaptações para atender ao Promot 5, programa que regula as emissões de poluentes no Brasil.
A XRE 190 2025 está prevista para chegar às concessionárias a partir de outubro de 2024, disponível em três cores diferentes: vermelho perolizado, azul metálico e a versão Adventure, que traz uma cor cinza perolizada com grafismos exclusivos. O preço do modelo sofreu um aumento de cerca de 6%, com o valor inicial de R$ 22.060 para a versão Standard e a Adventure sai por R$ 22.496. Valores sem considerar o frete.
XRE 190 2025 – Design mais moderno e robusto
O principal destaque da XRE 190 2025 é, sem dúvida, seu novo design. Com um visual mais robusto, a motocicleta traz carenagens que agora envolvem o tanque, o que confere uma aparência mais encorpada e sofisticada em comparação com as gerações anteriores. O farol, a lanterna e os piscas agora são de LED, o que proporciona uma melhor visibilidade, além de contribuir para um estilo mais moderno.
Outro detalhe importante é o novo painel digital do tipo “blackout”, que traz uma série de informações úteis, como o indicador de marcha engatada, hodômetros total e parciais, além de um computador de bordo que informa o consumo médio e a autonomia da moto. A inclusão de uma entrada USB-C é outro diferencial interessante, permitindo ao piloto carregar seu smartphone durante os trajetos.
A traseira da moto também recebeu atenção especial, com uma ponteira de escapamento mais robusta, semelhante à das versões maiores como a Sahara 300 e a Tornado 300. Essa mudança reforça a impressão de que a XRE 190 2025 pertence a uma categoria de maior cilindrada. O bagageiro integrado às alças laterais para o passageiro completa o visual prático e funcional da motocicleta.
Motor e desempenho
Em termos de motorização, a XRE 190 2025 mantém o motor monocilíndrico OHC, arrefecido a ar, com 184,4 cm³ de capacidade. Bicombustível e alimentado por injeção eletrônica, o motor gera 16 cv com etanol e 15,9 cv com gasolina, ambos a 8.000 rpm. Esses números são ligeiramente menores do que os 16,4 cv e 16,3 cv da versão anterior, resultado dos ajustes necessários para atender às normas do Promot 5.
Apesar dessa redução na potência, o torque permanece praticamente inalterado: 1,66 m.kgf com etanol e 1,65 m.kgf com gasolina, a 6.000 rpm. Apesar da “mexida” para se adaptar ao Promot, a transmissão não mudou, continua sendo de cinco marchas, com embreagem multidisco em banho de óleo e transmissão final por corrente.
Outro ponto que merece destaque é o trabalho da Honda em reduzir as emissões de poluentes. De acordo com a fabricante, a XRE 190 2025 tem níveis de CO (monóxido de carbono), HC (hidrocarbonetos) e NOx (óxidos de nitrogênio) reduzidos, cumprindo os rigorosos padrões ambientais da nova legislação.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Suspensões e ciclística
Na parte ciclística, a grande novidade da XRE 190 2025 está na suspensão dianteira. A motocicleta agora conta com um garfo telescópico convencional, mas com tubos de 33 mm de diâmetro e curso de 180 mm, conferindo maior resistência a torções e melhor performance em terrenos irregulares. A suspensão traseira, no entanto, não sofreu alterações significativas, mantendo o monoamortecedor com curso de 150 mm.
As rodas raiadas seguem o padrão das trails urbanas, com aros de aço de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, ambas calçadas com pneus mistos Pirelli MT 60. Já os freios mantêm o sistema anterior: um disco de 240 mm na frente com pinça de pistão duplo e ABS, e um disco de 220 mm atrás, com pinça de pistão simples.
O peso a seco da XRE 190 2025 caiu levemente, passando de 127 kg para 126 kg, o que melhora a relação peso/potência e facilita a condução tanto em áreas urbanas quanto em trilhas.
Cores e preços
A Honda trouxe a XRE 190 2025 em três opções de cores: o vermelho perolizado, o azul metálico fosco e a versão Adventure, com cinza perolizado e grafismos exclusivos. O preço sugerido parte de R$ 22.060 para as versões Standard e R$ 22.496 para a versão Adventure, valores baseados na cidade de São Paulo e sem inclusão de custos adicionais, como frete e seguro.
Vem com uma garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem, além de oferecer o óleo Pro Honda grátis em até sete revisões. O intervalo de manutenção continua sendo de 6.000 km ou 6 meses, com a primeira revisão obrigatória aos 1.000 km ou 6 meses após a compra.
Com esses ajustes, a XRE 190 2025 se mantém competitiva no mercado brasileiro de motocicletas trail, combinando desempenho suficiente para o uso urbano com características que permitem enfrentar trilhas com segurança e conforto.
No geral, a XRE 190 2025 oferece um pacote equilibrado de estilo, tecnologia e mecânica, mantendo-se atualizada em um segmento que demanda robustez e versatilidade.