Honda Pop 110i 2025. É isso mesmo, o primeiro modelo 2025 da toda poderosa Honda, é a sua moto de entrada. A 5ª geração da CUB ganhou um novo motor e ao que tudo indica continua fazendo quase 60 km/l.
Menos de R$ 10 mil reais. Entre os fabricantes de motos, parece que existe um “preço limite” para que o modelo seja considerado aceito como de entrada. Algo parecido com o corredores mais rápidos do mundo, que estão sempre em busca de correr os 100 metros com menos de 10 segundos.
No caso do modelo de entrada da Honda Brasil, a nova Pop 110i 2025, o que está em jogo não é a velocidade, mas a economia. A cub da Honda nacional chega a 5ª geração praticamente com o mesmo desenho há 17 anos. Claro, aconteceram mudanças significativas, como por exemplo em 2015 quando passou de 100 para 110 cilindradas e ganhou injeção eletrônica. Mas base do seu desenho teve pouquíssima alteração.
Apesar disso, sempre foi uma das mais vendidas da Honda. Está sempre em uma disputa interna com a Bros 160 pelo 3º lugar em vendas. E muito disso se deve justamente à economia. Quando foi lançada, a Pop 100 custava R$ 3.990 reais. Já em 2015, a primeira versão 110i teve seu preço em R$ 5.100 reais.
A nova Honda Pop 110i 2025 teve seu preço definido em R$ 9.690. Em relação ao modelo 2024, aconteceu sim um aumento de preço. A Honda já havia modificado o preço da Pop 110i 2024 em janeiro para R$ 9.570 reais. A diferença para o modelo 2025 é R$ 120 reais. Mas ainda assim, está abaixo da “barreira” dos R$ 10 mil reais.
Honda Pop 110i ES 2025
A nova Pop que já havia ganhado o “i” de injeção eletrônica, agora ganha uma nova nomenclatura: “ES”, pela partida elétrica (electric starter – em inglês). Junto com a partida elétrica, o novo motor ganhou também transmissão semiautomática. As mudanças de marchas acontecem diretamente no pedal, sem a necessidade da manete no guidão.
Em relação ao motor, continua sendo um monocilíndrico refrigerado a ar, mas cresceu um pouco: passou de 109,1 para 109,5 cm3. Isso fez com que ganhasse também em potência. O aumento foi de 6% (de 7,90 cv para 8,43 cv, sempre a 7.250 rpm) e 5% no torque (de 0,90 kgf.m para 0,94 kgf.m, sempre a 5.000 rpm). Motor e a potência não eram alterados desde 2015.
Segundo informações da Honda, um dos principais objetivos da introdução do novo motor na Pop é atender plenamente as exigências do Promot 5 – Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – com diminuição de 400% na emissão de monóxido de carbono (CO), 360% em hidrocarbonetos (HC), 294% em óxidos de nitrogênio (NOx) e 150% nas emissões evaporativas.
Na parte ciclística quase nenhuma alteração. Roda dianteira com aro 17″ e traseira com 14″, sistema de freios combinados (CBS). Não recebeu disco nem dianteira nem na roda traseira e o peso seco permanece com 87 kg.
Uma modificação interessante aconteceu na altura do banco em relação ao solo: passou de 749 para 745mm. Parece pouco, mas é algo a ser levando em consideração, já que segundo dados da Honda Brasil, a Pop 110i é a primeira moto para 67% dos proprietários e 40% dos que escolhem o modelo, são mulheres.
O tanque tem 4,2 litros e segundo a última aferição, atribuída ao Instituto Mauá, ela faz em média, 59,6km/l. Ou seja, autonomia de aproximadamente 250 quilômetros. Nada mal para um modelo tipicamente urbano.
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Mudanças no visual
Como já dissemos, as mudanças principais foram na parte de motor, mas visualmente aconteceram mudanças no grafismo nas laterais, também na parte da frente, acima do farol e o banco ganhou também um novo desenho de estampa.
As cores do modelo 2025, são preta, vermelha e branca. O preço público sugerido base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 9.690.
A nova Pop chega às lojas da marca no próximo mês de maio de 2024. A Honda dá garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem.