Honda Motos Elétricas: depois de anunciar um acordo de desenvolvimento de tecnologia de eletrificação com as principais marcas do segmento duas rodas do Japão, a Honda apresenta como vai implantar o sistema de compartilhamento de baterias em estações de carga.
O caminho da Honda para entrar de vez no mundo das motos elétricas parece cada vez mais sólido. Depois de um “acordo de cavalheiros” com as principais marcas de motos japonesas, Kawasaki, Suzuki e Yamaha, a Honda se adianta em apresentar suas estações de carregamento de baterias, onde o usuário de um moto elétrica poderá simplesmente “trocar” uma bateria descarregada por outra de carga completa.
O nome oficial da estação de carregamento é Honda Power Pack Exchanger e:. O objetivo da Honda com a eletrificação, é concretizar o projeto de neutralidade total de emissão de carbono até o ano de 2050. E no caso do projeto de baterias intercambiáveis, a missão é alcançar um publico maior, já que a eletrificação esbarra em alguns obstáculos: pouca autonomia, longo tempo de carregamento e alto custo da bateria.
Com as baterias intercambiáveis e seus serviços de compartilhamento, a Honda espera superar esses três problemas, já que o usuário não será o “dono” da bateria e isso deve baratear os veículos. O usuário também não vai precisar aguardar o carregamento. Apenas trocar as baterias. E por fim, com várias estações espalhadas, vai se preocupar menos com a autonomia. As estações vão funcionar no Japão e também estão em teste na Índia. Mas o objetivo é expandir para o mundo inteiro conforme o crescimento da Honda Motos Elétricas.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
A Voltz tem um projeto parecido, que foi desenvolvido para entregadores. Veja mais clicando aqui.
Na Índia, por meio de sua subsidiária local (Honda Power Pack Energy India Pvt. Ltda. – HEID), a Honda já iniciou o serviço de compartilhamento de baterias para triciclos elétricos usados como taxis (“riquixás ou tuk-tuk”), utilizando o Honda Power Pack Exchanger e:.
Honda Motos Elétricas – Como funciona a troca de baterias:
• Tanto o encaixe superior quanto inferior são projetados para ter um ângulo que facilite a inserção ou remoção da bateria.
• A estação automaticamente começa a carregar quando a bateria é inserida no encaixe.
• Para trocar as baterias, o usuário toca o painel na parte superior da estação com seu IC Card (cartão de circuito integrado ou smart card) para autenticação do usuário, garantindo um nível maior de segurança. Assista no vídeo acima.
• Baseado nas informações sobre o produto de mobilidade do usuário (como o número de baterias e outras condições como a conexão de baterias em série ou paralelas), associados ao ID de usuário pré registrado, a estação determina e permite que o usuário saiba qual bateria totalmente carregada está apropriada para uso via um display de LED que permite a troca simples.
Dados das baterias:
Bateria de íon de lítio de 1,3 kWh
Medida: 298 x 177,3 x 156,3 mm
Peso: 10,3 kg
Para mais informações sobre o serviço de compartilhamento conjunto de baterias do Governo Metropolitano de Tóquio e a Gachaco Inc., visite o website: Link (japonês)
Para mais detalhes sobre esse serviço de compartilhamento de baterias, contate a Gachaco: Link (japonês)
No próximo ano a Honda deverá apresentar um line-up de 10 modelos diferentes de motos elétricas, que estarão circulando até 2025. É aguardar para ver.