A Honda CB300R, assim como a CB1000R foi apresentada no Salão de Milão do ano passado, e no início deste ano ganhou a versão Neo Sports Café na Europa. No meio do ano deve ganhar a América (Estados Unidos).
Enquanto no Brasil, a Honda preferiu descontinuar a CB300 e voltar com nome Twister que fez um relativo sucesso até 2008, lá fora a 300 segue firme e forte.
No início deste ano, a CB300R ganhou uma “roupagem” diferente na versão europeia. Um conceito que eles chamam por lá de Neo Sports Café e que já era conhecido em outros dois modelos: na CB1000R e (não se espante!) na CB125R.
O motor é um monocilíndrico, duplo comando DOHC compacto e refrigeração líquida, com 286 cm³ e 4 válvulas.
Potência de 31,4 CV e chega às 8.500 rpm. A caixa de 6 marchas oferece uma excelente distribuição das relações de transmissão, para acelerações poderosas.
Para reduzir os custos de manutenção o motor foi concebido levando-se em consideração a utilização do mínimo possível de peças móveis. Detalhes como os segmentos de baixo atrito, o radiador com ninho de alta densidade e a vela de ignição com ponta de irídio ajudam a aumentar a eficiência de combustível.
O tanque tem capacidade para 10 litros de combustível e fica oculto por baixo da carenagem. O consumo (segundo a Honda) é de 30,2 km/l – 3,31 l/100 km – (em ordem WMTC), que oferecem à CB300R uma autonomia superior a 300 km por tanque cheio.
Redução do Peso
A CBR300R é excelente neste quesito: com apenas 143kg em ordem de marcha – confere a este modelo Honda um trunfo e uma vantagem na “guerra das performances” dos modelos de baixo peso.
O novo quadro é uma mistura de aço prensado e tubular. Freio dianteiro de pinça radial de 4 êmbolos, disco flutuante e ABS com IMU*. O guidão é em alumínio, o painel de instrumentos em LCD e a iluminação integral por LEDs.
A CB300R Neo Sports Café estará disponível a partir de julho nos EUA com preços a partir de US$ 4.649. Algo em torno de 15.400 reais. Não existe previsão de lançamento desse modelo por aqui.
Veja um pouco mais do conceito Neo Sports Café, em sua apresentação no EICMA – 2017
[arve url=”https://youtu.be/k3NLoiO7UfM” align=”center” title=”Hondas CB300R, CB1000R e CB125R” description=”Hondas CB300R, CB1000R e CB125R” maxwidth=”600″ /]
* O que é IMU? – INERTIAL MEASUREMENT UNIT – Unidade de Medição Inercial
Sistema que combina o uso de giroscópios e acelerômetros para analisar a movimentação do veículo em várias direções, como inclinação, guinada e aceleração, para os seus eixos. Com os dados transmitidos, os demais sistemas são acionados para o devido controle da moto.
Com informações New Atlas e Honda