A Honda CB1000F voltou a chamar atenção. Embora a Honda ainda a classifique como “conceito”, sua mais recente apresentação indica que a produção está muito, mas muito próxima.

Além da “standard” a versão especial CB1000F SE (com carenagem frontal), também mostrada durante as 8 Horas de Suzuka, reforça essa impressão, sinalizando que o lançamento poderá acontecer já na linha 2026.
O modelo com visual clássico que remete aos anos 1980, deriva de um projeto revelado em março, que por sua vez evoluiu a partir da CB-F Concept de 2020. Naquela época, a moto utilizava componentes da CB 1000R, incluindo o chassi e o braço oscilante.

A nova CB1000F, porém, adota base mecânica da CB1000 Hornet, trazendo motor de quatro cilindros em linha com 152 cv, quadro de aço e conjunto de suspensão, rodas e freios praticamente idênticos aos da naked.
A versão SE acrescenta diferenciais como uma pequena carenagem frontal com para-brisa fixado ao guidão, manoplas aquecidas e assento redesenhado. Além disso, a Honda apresentou a moto em duas cores e grafismos que lembram modelos de produção: a já conhecida combinação prata e azul, e uma nova opção em preto, cinza e vermelho.
Honda CB1000F: produção próxima
Quando o conceito foi exibido pela primeira vez, faltavam elementos obrigatórios para rodar nas ruas. Em Suzuka, no entanto, os exemplares — tanto da CB1000F quanto da CB1000F SE — já contavam com praticamente todos os acessórios instalados. Só faltaram os retrovisores para completar a lista. A Honda chegou a realizar voltas de demonstração (segundo divulgação Cycle World), comprovando que a moto está totalmente funcional.

A proximidade com a produção é explicada pela base mecânica quase inalterada da CB1000 Hornet. O motor, o chassi, as suspensões e até as rodas permanecem iguais.
As mudanças mais relevantes estão no subquadro traseiro redesenhado, nos pedais reposicionados e no novo escapamento. Por ser um subquadro soldado, a modificação indica investimento maior de engenharia, o que dificilmente seria feito apenas para um protótipo.

Motor da nova Hornet 1000
Além do desempenho do motor 4 cilindros, com entrega 152 cv e 10,6 Kgfm de torque, a adoção de componentes já testados na CB1000 Hornet deve contribuir para confiabilidade e custos de manutenção previsíveis. Caso seja confirmada em produção, a CB1000F pode se tornar um dos principais modelos no segmento de nakeds de alta cilindrada a partir de 2026.
No cenário atual, o que se vê é uma moto que, mesmo apresentada como conceito, já possui cara, mecânica e postura de produto final. E, pelo ritmo das aparições e ajustes, a CB1000F parece pronta para sair das pistas e conquistar espaço nas ruas.
A expectativa é que a CB1000F e sua versão SE ocupem o espaço deixado por modelos como a CB1300 Super Four e a CB1300 Super Bol d’Or, que saíram de linha em 2025 com edições finais comemorativas. A Honda CB 1300 Super Four chegou a ser vendida no Brasil entre 2007 e 2009.