A Honda apresentou oficialmente a CB1000F 2026, sua nova ‘4 canecos’ que marca o retorno da marca japonesa ao segmento das grandes nakeds com design inspirado na década de 1980.
O modelo utiliza a base da CB1000 Hornet, mas recebeu ajustes mecânicos, eletrônicos e visuais que resultam em uma moto de comportamento mais equilibrado e aparentemente, voltada ao cotidiano.

Esse modelo retrô já havia sido apresentado pelo Honda em eventos para “testar a popularidade”. Neste primeiro momento deverá marcar o mercado europeu. No mercado japonês já tem até preço – veja no final do artigo. A pergunta que fica é: será que vem para o Brasil? Até o momento, nenhuma confirmação.

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Desenvolvida sob o conceito de “melhor roadster equilibrada”, a CB1000F foi projetada para oferecer uma pilotagem de média cilindrada, mas com desempenho de uma mil, isso segundo informação da Honda. O modelo busca unir o estilo clássico das CB750F e CB900F à tecnologia atual, mantendo o DNA esportivo que acompanha a sigla “CB” há mais de seis décadas.
Motor e desempenho
O motor de quatro cilindros em linha, derivado da CBR1000RR Fireblade, recebeu nova calibração para priorizar torque e resposta em rotações médias e baixas. A potência máxima é de 124 cv a 9.000 rpm e torque de 10,5 kgf.m a 8.000 rpm.
As principais modificações no propulsor incluem novos comandos de válvulas, admissão redesenhada e sistema de escapamento do tipo 4-2-1 com silenciador “megafone”, que remete aos modelos de competição dos anos 1980. As duas primeiras marchas foram encurtadas para melhorar a resposta em baixas velocidades, enquanto as demais receberam relações mais longas para reduzir o giro do motor em cruzeiro.

A CB1000F possui consumo médio de 17,8 km/l e tanque de 16 litros, o que permite uma autonomia aproximada de 280 km, isso de acordo estudos oficias da marca. O conjunto conta ainda com embreagem assistida e deslizante, que diminui o esforço na alavanca e evita o travamento da roda traseira em reduções.
O sistema eletrônico é gerenciado por uma unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos, que controla o acelerador eletrônico (Throttle by Wire) e o controle de tração (HSTC). Há três modos de condução pré-definidos — Standard, Sport e Rain — além de duas opções personalizáveis pelo piloto.
Visual retrô e tecnologia
Inspirada nas CB750F e CB900F, a CB1000F 2026 exibe linhas horizontais e tanque com grafismos que remetem às motos pilotadas por Freddie Spencer nos campeonatos norte-americanos de superbike. O farol redondo em LED, os dois conjuntos de buzina sob a dianteira e o motor exposto reforçam o visual clássico.

O painel é em TFT de 5 polegadas com conexão total ao aplicativo Honda RoadSync, permitindo pareamento com smartphones Android e iOS. O sistema oferece navegação passo a passo, chamadas e reprodução de áudio por meio de comandos no punho esquerdo.
Entre os itens de segurança, a moto traz o sistema ESS (Emergency Stop Signal), que aciona o pisca-alerta automaticamente em frenagens bruscas, além de iluminação 100% em LED e ignição por Smart Key.

Ciclística e conforto aprimorados
A estrutura da CB1000F é baseada no chassi em aço tipo diamante, compartilhado com a Hornet, porém com subquadro alongado para ampliar o espaço do garupa. O peso total é de 214 kg. O conjunto de suspensão inclui garfo invertido Showa SFF-BP de 41 mm totalmente ajustável na dianteira e amortecedor traseiro Showa com sistema Pro-Link de nova geometria.
Os freios dianteiros utilizam pinças Nissin radiais de quatro pistões e discos flutuantes de 310 mm, enquanto o traseiro tem disco de 240 mm. O sistema ABS reconhece curvas, atua de forma sensível à inclinação, graças ao gerenciamento do IMU. As rodas de alumínio fundido de cinco raios calçam pneus 120/70-ZR17 na frente e 180/55-ZR17 atrás.

A posição de pilotagem é ereta, com assento a 795 mm do solo e boa mobilidade lateral, favorecendo o uso urbano. Entre eixos chega a 1.455 mm, conferindo equilíbrio entre agilidade e estabilidade.
Cores e preço
No mercado europeu a nova CB1000F não teve seu preço divulgado, mas no Japão, já é comercializada por 1.397.000 ienes, em conversão direta do dia torno de R$ 50 mil reais, sem considerar taxas de mercado ou outros custos.
As cores confirmadas para o lançamento são Wolf Silver Metallic com faixas azuis, Wolf Silver Metallic com faixas cinza e Graphite Black.
Como dissemos, até o momento, a Honda Brasil não deu nenhum indício de que a nova retrô chegará ao Brasil. Por aqui, temos a CB 1000R Neo Sports Café, ainda na linha 2024, que no momento tem o preço sugerido de R$ 78.870, sem incluir o frete.