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Honda CB 350 no Brasil: Será que vem mesmo? Veja o que sabemos sobre o assunto.

Honda CB 350 no Brasil: por enquanto apenas registro no INPI
Honda CB 350 no Brasil: por enquanto apenas registro no INPI

A possível chegada da Honda CB 350 no Brasil tem dado o que falar nos últimos dias, já que a Honda Brasil registrou um modelo “CB 350” no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – e apresentou uma versão “retrô” da Twister no Capital Moto Week. Mas isso quer dizer que será lançada? Vamos ver os prós e contras sobre o assunto.

Honda CB 350 no Brasil

A Honda CB 350 foi registrada no Brasil através do INPI. A notícia ganhou fama, sendo noticiada em todos os grandes portais especializados em motos, indicando que a montadora quer proteger o design do modelo contra cópias. Mas  até o momento sem confirmar (nem negar!) seu lançamento.

A participação da Honda no Capital Moto Week, em Brasília, trouxe mais especulações. A marca apresentou conceitos de visual clássico baseados na CB 300F Twister, reforçando a conexão com suas antecessoras. Durante o evento, a Honda coletou opiniões dos visitantes sobre os conceitos apresentados, sugerindo que a empresa está avaliando a receptividade do mercado para um modelo com estilo retrô.

Há cerca de 2 meses, falamos sobre o lançamento da CB 350 H’ness (mais uma variante da CB 350) que foi lançada na Colômbia. Pouco tempo depois, soubemos que o modelo estava disponível também no Paraguai, através do canal de Youtube Papo na Moto. Ao contrário do que aconteceu na Colômbia, onde o lançamento aconteceu em um evento especial, no Paraguai o modelo foi simplesmente colocado à venda nas lojas.

Como é Honda CB 350

Já falamos dela por aqui. A Honda CB 350 é conhecida por seu design clássico que remete aos anos 1960 e 1970, mas com tecnologias modernas. O motor monocilíndrico de 348,36 cc entrega 20,7 cavalos a 5.500 rpm e 2,99 kgfm a 3.000 rpm, acoplado a um câmbio de 5 marchas. Com um peso de 187 kg (Kerb) e um tanque de 15,2 litros, a moto combina robustez e praticidade.

A suspensão telescópica dianteira e o duplo amortecedor traseiro garantem uma pilotagem confortável. Os freios ABS de dois canais, com discos de 310 mm na frente e 240 mm atrás, oferecem segurança adicional. As rodas, com 19 polegadas na frente e 18 polegadas atrás, complementam o visual retrô.

A CB 350 traz ainda iluminação full LED, controle de tração, embreagem assistida/deslizante e conectividade com smartphone via Bluetooth. O modelo também conta com um sistema de controle por voz, o que é um diferencial em relação aos concorrentes.

Honda CB 350 no Brasil: por enquanto apenas registro no INPI
Honda CB 350 no Brasil: por enquanto apenas registro no INPI

A semelhança com os modelos da Royal Enfield é impressionante. Para um desavisado, a moto pode facilmente passar por um dos modelos da marca indiana.

Chance de Lançamento no Brasil

Embora o registro da Honda CB 350 no Brasil pelo INPI não garanta seu lançamento, há sinais de que a Honda está estudando a possibilidade. A marca tem questionado consumidores sobre o valor que estariam dispostos a pagar por modelos com visual clássico, indicando um interesse em entender a demanda do mercado.

Na Índia, a CB 350 compete diretamente com modelos da Royal Enfield, como a Meteor 350, e tem preços similares. No Brasil, a Meteor 350 custa entre R$ 23.790 e R$ 25.790. Se a Honda decidir lançar a CB 350 no país, o preço teria que ser competitivo, apesar da Honda Brasil não se preocupar ou pelo menos, aparentar não se preocupar muito com o fator preço.

Uma possível vinda da Honda CB 350 no Brasil poderia agitar o mercado de motocicletas clássicas de média cilindrada. Atualmente, a Royal Enfield domina esse segmento com seus modelos acessíveis e de design icônico. A inclusão da CB 350 poderia oferecer aos consumidores uma opção adicional com tecnologia superior e a confiabilidade da marca Honda.

Contra essa expectativa pesa o fato da Honda Brasil já estar trabalhando com os modelos Neo Sports CaféCB 1000R CB 650R. Aparentemente uma moto de 350 cilindradas faz com que a retrô fique fora da série de motores que já são “aproveitados” em outros modelos. A própria Sahara 300 utiliza um motor derivado da Twister, e que agora também será compartilhado com a Tornado 300. Além disso, a marca já registrou outros modelos no Brasil que não chegou a lançar.

Honda CB 350 no Brasil: reprodução do registro no INPI
Honda CB 350 no Brasil: reprodução do registro no INPI

Resumindo…

A Honda CB 350 no Brasil é um tema que tem gerado grande expectativa. O registro no INPI indica um interesse da Honda em proteger o design do modelo, mas não confirma seu lançamento. No entanto, a receptividade dos consumidores e os movimentos da marca sugerem que há uma possibilidade real de vermos a CB 350 nas ruas brasileiras em breve. Com seu design clássico e tecnologias modernas, a CB 350 tem tudo para conquistar um espaço significativo no mercado.

Perguntas e Respostas

1. Quando a Honda CB 350 será lançada no Brasil? Ainda não há uma data confirmada para o lançamento da Honda CB 350 no Brasil. O registro no INPI indica proteção de design, mas não garante a chegada às lojas.

2. Quais são as principais características da Honda CB 350? A Honda CB 350 possui um motor monocilíndrico de 348,36 cc, 20,7 cavalos de potência, câmbio de 5 marchas, suspensão telescópica e duplo amortecedor traseiro, freios ABS de dois canais, iluminação full LED e conectividade via Bluetooth.

3. Por que a Honda registrou a CB 350 no INPI? O registro no INPI serve para proteger o design da CB 350 contra cópias no mercado brasileiro, mas não implica necessariamente em um lançamento próximo.

4. A Honda CB 350 é uma boa opção para motociclistas que gostam de motos clássicas? Sim, a Honda CB 350 combina um design clássico com tecnologias modernas, sendo uma excelente opção para motociclistas que apreciam motos com visual retrô e recursos avançados.

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
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