A Honda Biz celebra 25 anos de no mercado brasileiro. Já é tão tradicional, que parece que tem mais! Lançada em 1998, esta motocicleta revolucionária praticamente criou o segmento no Brasil, conhecido como CUB (Category Upper Basic, em inglês; categoria básica superior, na tradução). Desde então, mais de 6 milhões de motocicletas CUB foram produzidas em solo nacional.
Bodas de prata da Honda Biz no Brasil
Atualmente, a linha Biz é o segundo modelo mais emplacado pela Honda, com mais de 100 mil unidades vendidas apenas este ano. Ela fica atrás apenas da CG 160, que é o veículo mais vendido de todos os tempos no Brasil. A Biz conquistou os brasileiros ao oferecer a combinação de economia, praticidade, design moderno e facilidade de pilotagem.
Além de suas características técnicas, a Biz permitiu que gerações de brasileiros se aproximassem do mundo das duas rodas. Sua economia de combustível tornou-se um trunfo importante em um país onde a eficiência é crucial. A facilidade de pilotagem tornou a Biz acessível até mesmo para aqueles que nunca haviam considerado uma motocicleta como opção de transporte.
Além dos aspectos técnicos que fazem da Honda Biz uma motocicleta excepcional, este modelo permitiu que milhares de pessoas transformassem e melhorassem suas vidas através da mobilidade acessível que ele proporciona. Seja para o trabalho, lazer ou deslocamentos diários, a Biz se tornou uma companheira confiável para muitos brasileiros.
“Comemorar os 25 anos da Honda Biz é um grande orgulho, pois é um modelo desenvolvido totalmente no Brasil, por brasileiros e para brasileiros. O modelo superou as expectativas quando lançamos, inclusive com uma campanha publicitária que marcou época. Hoje, muitas pessoas não identificam o que é uma CUB, elas conhecem a Biz e isso é resultado de um forte trabalho ao longo dos anos e da admiração aos clientes”, ressalta Marcelo Langrafe, Diretor Comercial da Honda Motos & CRM da Honda South America.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
A evolução da Honda Biz
A história desse modelo icônico começou em 1958, no Japão, com o lançamento da Honda Super Cub, que inaugurou a categoria e se tornou um sucesso de vendas no mundo todo, conquistando os mercados asiáticos, europeu e norte americano nas décadas de 1960 e 1970. Na América, novos perfis de público, como as mulheres e os jovens se encantaram com a motocicleta depois da icônica campanha publicitária “You Meet the Nicest People on a Honda” (você conhece as melhores pessoas em uma Honda, na tradução para o português).
A Super Cub ganhou uma fama popular de indestrutível, graças à sua durabilidade e extrema resistência do motor a 4 tempos, algo que era inovador e garantia alto desempenho e economia, além de contrastar com os motores a 2 tempos, que eram o principal propulsor à época. O modelo tinha um design único e sistema de embreagem automática centrífuga que tornou as trocas de marchas mais simples.
Os modelos CUB chegaram ao Brasil no início dos anos 90, com a C-100 Dream, inicialmente importada. A motocicleta já estava no mercado internacional há algumas décadas e demandava adaptações às necessidades, expectativas e características de uso dos brasileiros. Por isso, a Honda decidiu desenvolver um modelo inovador, liderado pelo time local de Pesquisa e Desenvolvimento, que estabeleceu as diretrizes e conceitos do que viria a ser a representante nacional do segmento CUB.
Após anos de pesquisas e estudos, em 1998 a Honda lançou a C-100 Biz, única motocicleta da categoria a oferecer espaço sob o assento para guardar capacete ou outros objetos, sem perder a agilidade e baixo consumo de combustível. O modelo foi considerado revolucionário e, da C-100 Dream, sua antecessora, herdou o motor e o câmbio, mas chegou com design diferenciado, com linhas e cores modernas.
Outra grande inovação do modelo foi a combinação de roda 17’’, com pneu fino na frente, e aro 14’’, com pneu mais largo e alto atrás, o que permite uma boa transposição de obstáculos pela roda dianteira e a resistência a impactos com a traseira, contribuindo para estabilidade e segurança nos diferentes tipos de terrenos das ruas e rodovias brasileiras.
Em 2005, o modelo recebeu sua primeira grande atualização e ganhou uma motorização mais potente (124,9 cm3), passando a se chamar Honda Biz 125. Quatro anos depois, foi o primeiro modelo de baixa cilindrada no Brasil a receber a moderna injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes e contribui com a eficiência do motor e economia de combustível. Em 2011, a Biz ganhou uma versão Flex e a aumento na capacidade do tanque.
Em 2012, a Honda apresentou uma nova versão da motocicleta, a Biz 100, que se consagrou como uma opção de entrada mais acessível, com visual inspirado na “irmã” maior, de 125 cm3. Esse mesmo modelo foi atualizado em 2016 e passou a ter um novo motor de 110 cilindradas dotado de injeção eletrônica, passando a se chamar Biz 110i.
A mais recente renovação do modelo foi em 2018, quando tanto a Biz 110i como a Biz 125, compartilharam mudanças no design, freios CBS, painel eletrônico, ampliação do espaço sob o assento, além de tomada 12V.
Ver mais: https://tudodemotos.com.br/honda-biz-completa-25-anos-de-brasil-cub/