Início Motovelocidade MotoGP Hayabusa ‘vestida’ de MotoGP: é a Hayabusa GP Edition

Hayabusa ‘vestida’ de MotoGP: é a Hayabusa GP Edition

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Hayabusa GP Edition –  A marca Suzuki está deixando oficialmente a MotoGP neste ano, e isso já não é mais novidade. Mas, ao que parece, a marca japonesa vai aproveitar sua estadia na motovelocidade até o último dia. Recentemente em um evento na Itália, a Suzuki apresentou duas Hayabusas “à rigor” com as cores de sua equipe. Foi batizada como Hayabusa GP Edition!

Suzuki Hayabusa GP Edition: a Hayabusa com roupa de MotoGP
Suzuki Hayabusa GP Edition: a Hayabusa com roupa de MotoGP

A Suzuki Hayabusa GP Edition foi um dos destaques da Autolook Week de Turim.

No centro de Turim, as duas Haybusas foram apresentadas pelos pilotos da equipe na Moto GP. Em teoria, seriam Alex Rins e Joan Mir. Porém, Joan Mir no grande prêmio da Itália estava se recuperando de um acidente e no seu lugar, a moto foi apresentada pelo piloto japonês Kazuki Watanabe, que por sinal, correu como piloto substituto em Misano.

Para a Hayabusa GP Edition, a Suzuki removeu vários itens da edição regular para torná-la mais parecida com os modelos da MotoGP, os faróis foram retirados, os picas laterais, os espelhos retrovisores e até o suporte da placa.

Os pilotos Alex Rins e Kazuki Watanabe (substituto de Joan Mir) apresentaram a Hayabusa GP Edition no centro de Turim, na Itália

Em termos de mecânica, não possui modificações, ou seja, possui todos os recursos que a Suzuki implementou na Geração 3 que desembarcou recentemente no Brasil. Além disso, esse modelo recebeu um incremento: um kit de escapamento completo assinado por Akrapovic.

Hayabusa GP Edition com as numerações 36 e 42, dos pilotos Joan Mir e Alex Rins
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A princípio as duas motos foram feitas exclusivamente para o evento de Turim. A Suzuki não informou nada a respeito de uma possível Hayabusa GP Edition para linha de produção ao consumidor. Nossa torcida é para que isso aconteça!

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Hayabusa e o Limitador de Velocidade

Já vimos isso quando apresentamos a nova geração da Hayabusa. Quebras de recorde de velocidade não devem acontecer. Pelo menos não entre os modelos de rua tradicionais. Além de reduzir a parte de potência rem relação à Geração 2 – 190 cv a 9.700 rpm e 15,8 kgf a 7.200 rpm, antes era 197 cv a 9.500 rpm e 15,3 kgf a 7.000 rpm – a nova Hayabusa já chega com limitador eletrônico de velocidade em 299 km/h.

Por que a velocidade da Hayabusa é limitada a 299 km/h?
Na verdade não é algo exclusivo da Hayabusa. Existe sim um acordo entre as grande fabricantes japonesas em limitar a velocidade de suas motos superesportivas no máximo em 300 km/h ou 186 mph.

Esse acordo foi tratado entre os anos 2000 e 2001. Vale obviamente para os modelos em produção, ou seja, para os que chegam ao consumidor final. Segundo informações que obtivemos em um publicação no Wikipédia – em inglês – aconteceu uma grande preocupação no Japão e Europa depois de quebrada a barreira dos 300 km/h pela Hayabusa. Com isso a moto do Falcão Peregrino cumpriu sua parte da limitação de velocidade nos modelos posteriores.

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