Comprar uma moto seminova pode ser algo bem interessante, mas exige uma certa atenção em detalhes para não cair uma furada.
Você pesou nas contas e depois de colocar tudo na ponta do lápis, percebeu que comprar uma moto seminova possa ser uma boa. E realmente, as seminovas podem ser uma excelente saída, desde que alguns cuidados sejam tomados.
Prestando atenção em alguns detalhes você evita inconvenientes futuros e principalmente prejuízos financeiros. As dicas são do especialista em motos seminovas da Honda Blokton, Cleverson Carvalho.
1- Desconfie do Preço
Embora o preço atrativo de uma usada seja tentador, é aconselhável manter a cautela quando ela estiver muito abaixo do valor de mercado. Quando uma moto nova deixa a concessionária, seu preço inicial sofre uma depreciação de cerca de 15%, seguida por uma média de 10% ao ano, dependendo do modelo. Assim, consultar indicadores como a Tabela Fipe é fundamental para verificar o preço real e evitar armadilhas.
Um preço muito baixo pode indicar problemas, como histórico de acidentes, participação em leilões ou até mesmo golpes.
2 – Documentação
Antes de fechar negócio, é essencial verificar se toda a documentação do veículo está em ordem. Isso inclui o certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV), o qual comprova que o veículo está registrado junto ao Detran e que o IPVA está pago. Além disso, é importante conferir se há algum comunicado de venda registrado no sistema do Detran, garantindo que o veículo não seja objeto de disputa judicial.
3 – Manutenção em Dia
Outro aspecto crucial é garantir que a manutenção do veículo tenha sido realizada nos prazos previstos. Isso inclui as revisões periódicas recomendadas pelo fabricante, as quais contribuem para a durabilidade e o bom funcionamento do veículo. Além disso, é importante verificar se há garantia de fábrica, que geralmente varia de 3 a 5 anos para veículos novos, ou garantia mínima por lei, que é de 90 dias para veículos usados.
4 – Procedência do Veículo
Antes de concluir a compra, é fundamental verificar a procedência do veículo. Isso inclui checar se o veículo está no nome do vendedor (proprietário), evitando possíveis problemas com transferência de propriedade no futuro. Essas informações podem ser verificadas nos sites do Detran da cidade local, por exemplo, proporcionando maior segurança ao comprador.
Vender veículos que está em nome de outra pessoa é um dos principais golpes! Atenção nisso!
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5 – Pendências Legais
Além de verificar a documentação e a procedência do veículo, é importante levantar a existência de pendências legais, como dívidas, alienação, bloqueio judicial, multas e impostos atrasados. Essas pendências podem impactar diretamente a compra do veículo e, portanto, devem ser devidamente verificadas e regularizadas antes da conclusão do negócio.
6 – Parte mecânica e teste de pilotagem
Na inspeção mecânica e elétrica, observar o motor em busca de barulhos anormais, vazamentos, pontos de ferrugem e fumaça pelo escapamento é requisito básico.
“Um teste de condução permite avaliar o alinhamento do chassi, sistema de suspensão, pneus e freios, além de identificar eventuais desconfortos e irregularidades. Ainda é necessário certificar-se se a ciclística do veículo atende o que se procura, especialmente em relação ao desempenho”, orienta Cleverson.
Também é preciso dar atenção ao kit de transmissão (corrente, coroa e pinhão) e aos componentes elétricos (iluminação e pisca), e verificar as pedaleiras, manoplas e manetes. Caso estejam muito gastos podem indicar alta quilometragem.
Seminova de concessionária
Para os que se sente inseguros em comprar uma moto seminova de forma direta, talvez o melhor seja buscar uma concessionária da marca.
Geralmente as concessionárias fazem os diversos testes mecânicos nas motos e colocam à venda com a documentação correta. Outro ponto que pode ser levado em consideração é que podem oferecer (dependendo da loja) flexibilidade de financiamento.
Enfim… ficam as dicas!