Já faz tempo que a linha de motocicletas Tiger é sucesso em todo o mundo. E, cada vez que esses modelos são renovados e ganham ainda mais tecnologia, segurança, conforto e capacidade, vale a pena lembrar como tudo começou.
A marca Triumph foi criada em 1902, produzindo carros e motos, sabia disso? Muita coisa foi mudando com o tempo. Em 1915, empresa forneceu motos para as tropas aliadas durante a 1ª Guerra Mundial. Os carros foram separados das motos em 1936, e logo deixaram de existir.
A primeira Triumph da linha Tiger, foi a T100, produzida inicialmente por apenas dois anos, de 1939 a 1940, quando a sua produção foi interrompida devido à Segunda Guerra Mundial.
Durante 2ª Guerra Mundial, em 1940, a fábrica de Priory Street, na Inglaterra, foi bombardeada e deixou de existir. Só em 1942 uma nova planta começou a operar, em Meriden, também na Inglaterra.
Em 1946 com a paz, a nova Tiger T100 ganhou um motor de 500cc e sua maior inovação: a suspensão dianteira por garfo telescópico. O modelo sofisticado para a época logo começou a colecionar vitórias nas pistas de competição.
Em 1981, a Triumph lançou a Tiger Trail para brigar com a BMW R80G/S, que era sucesso de vendas e vencedora do Rally Dakar. Infelizmente, em 1983, a fábrica da Triumph foi fechada, pois não resistiu à concorrência das motocicletas japonesas que chegaram no mercado europeu.
A retomada da Triumph aconteceu em 1990, com reativação através do empresário do setor imobiliário John Bloor. Com a ideia de manter os nomes de sucesso do passado em uma linha totalmente remodelada, a Triumph lançou a nova Tiger em 1993 com um motor de 900cc e 3 cilindros.
Em 2011, a Triumph tem o ano com maior número de lançamentos com Speed Triple, a Daytona R, a America, a Speedmaster, a Thunderbird Storm e a famosa Tiger 800 e 80XC.
Em comemoração aos 110 anos de fabricação, em 2012, a Triumph lança a Tiger Explorer, modelo de 1.215 cc com eixo cardã.
Era o início de uma lenda, cujo capítulo mais recente no Brasil vai acontecer a partir de abril, com chegada da novíssima Tiger 1200 em três modelos: Tiger 1200 GT Explorer, Tiger 1200 Rally Pro e Tiger 1200 Rally Explorer.
Achei que leria uma reportagem de qualidade, mais completa sobre o surgimento da linha Tiger. Daí, de uma “tiver” T100, sem maiores esclarecimentos pulam para a nova 1200?
Ola Marcos,
Fizemos a correção, e a história está bem mais completa. Esperamos que curta!
ABS
Ok. Valeu.
Gostaria de saber mais a respeito da nova Tiger 660. Tenho interesse.
Olá Pedro, beleza?
Confira o novo artigo sobre a Tiger 660:
https://tudodemotos.com.br/tiger-sport-660-no-brasil-preco-ficha-cores/
ABS