A CB500 Super Four foi revelada pela Honda como parte de uma estratégia ousada para renovar sua linha de médias cilindradas. A marca japonesa surpreendeu ao mostrar uma moto tetracilíndrica clássica, um projeto que, depois dos seus mais recentes lançamentos e atualizações, parecia descartado.
O modelo, exibido no CIMAMotor, na China, ao lado da esportiva CBR500R Four, resgata elementos clássicos da fabricante japonesa e, ao mesmo tempo, entrega recursos tecnológicos atualizados. A aposta da marca é unir passado e presente em uma naked que promete chamar atenção pelo visual e, principalmente, pelo inédito motor de quatro “canecos” em linha.

O novo propulsor de 502 cm³ oferece aproximadamente 80 cv de potência, colocando a CB500 Super Four em uma categoria diferenciada dentro da linha 500 (ou 750) da Honda. Até então, a fabricante era associada às novas versões bicilíndricas, como as novas CB 750 Hornet ou NX 500. Mas surpreendentemente apresenta uma nova linha que resgata a tradição dos quatro cilindros e deve conquistar tanto pelo desempenho quanto pelo som característico.
Embora ainda não haja informações sobre os países que receberão o lançamento, a previsão é que a moto chegue a outros mercados a partir de 2026. No Japão, a Honda já registrou patentes de uma versão de 400 cm³, mostrando que a família Super Four poderá crescer.

Tecnologia
Um dos destaques técnicos da CB500 Super Four é o sistema E-Clutch de segunda geração. Essa solução, já conhecida das versões 650 da Honda, foi redesenhada para funcionar junto ao acelerador eletrônico. Com isso, a moto é capaz de realizar reduções automáticas de marcha, dispensando o uso da embreagem em muitas situações e proporcionando uma condução mais fluida.
A naked ainda oferece cinco modos de pilotagem programáveis, ajustando respostas do motor e do acelerador conforme o estilo do condutor.

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Design inspirado na tradição Honda
Visualmente, a CB500 Super Four aposta em um estilo retrô que lembra conceitos como o da CB1000F. O tanque de linhas arredondadas, o esquema de cores prateado com detalhes em azul e, principalmente, os quatro canos expostos reforçam a ligação com a herança das nakeds clássicas da marca.
Esse conjunto visual deve agradar especialmente quem busca uma moto com identidade própria, capaz de transmitir tanto esportividade quanto nostalgia. O design também destaca a ausência de carenagens, deixando em evidência o motor de quatro cilindros e o sistema de escape cromado.

A base da CB500 Super Four é um chassi de aço em formato diamante, no qual o motor atua como parte integrante da estrutura. O conjunto de suspensão traz um garfo invertido na dianteira e, na traseira, um monoamortecedor conectado ao braço oscilante de alumínio através do sistema Pro-Link.

Futuro da CB500 Super Four
Com previsão de detalhes adicionais em salões de motocicletas nos próximos meses, como o EICMA, a CB500 Super Four já gera grande expectativa entre motociclistas e especialistas do setor. Vamos aguardar os próximos passos da naked retrô. Será que chega ao Brasil?

