Depois de muito suspense, a Honda finalmente revelou o preço da CB 300F Twister 2023. Como são dois modelos, a diferença de preços entre eles é de mil reais. A CB 300F versão CBS ficou em R$ 18.900 reais e a CB 300F com freios ABS ficou com preço de R$ 19.900 reais. Segundo a Honda, estará com certeza em todas as concessionárias da marca ainda neste mês de janeiro de 2023.
A CB 300F Twister 2023 pode se adequar para o trabalho diário, transporte e descanso de fim de semana. É indicada para quem quer uma moto ágil para enfrentar a estrada, mas também para quem quer fazer uma viagem segura com reserva de marcha e ajuste de peso no banco traseiro.
CB 300F Twister 2023: o preço das duas versões
A Honda CB 300F Twister CBS e a Honda CB 300F Twister ABS estão disponíveis nas concessionárias de todo o Brasil a partir de janeiro. Garantia de três anos com quilometragem ilimitada. Abaixo as cores disponíveis para cada versão e seus respectivos preços sugeridos (baseado no Distrito Federal):
CB 300F Twister CBS: Cinza metálico e Vermelha, por R$ 18.900,00
CB 300F Twister ABS – Dourada e Vermelha, por R$ 19.800,00
CB 300F Twister 2023: Motorização
O motor da CB 300F Twister 2023 passou de 249,5 cm3 para 293,5 cm3 – de acordo com a Honda o aumento do diâmetro do cilindro, que passou de 71 para 77 mm, sendo mantido o curso de 63 mm.
ATENÇÂO: Segundo a Honda, essa mudança permitiu o aperfeiçoamento do cabeçote de quatro válvulas e consequente ganho para o sistema de alimentação e exaustão do motor.
A potência máxima mudou dos 22,6 cv (22,4 com gasolina) a 7.500 rpm para 24,7 cv (24,5 com gasolina) à mesma rotação.
O torque máximo subiu de 2,28 kgm.f (2,24 com gasolina) a 5.500 rpm para 2,60 kgm.f (2,61 com gasolina) à mesma rotação. A potência máxima cresceu 9,3% enquanto o torque máximo aumentou 15,5%, uma característica extremamente desejável.
Câmbio de seis marchas – exclusividade no segmento – agora está acoplado a uma embreagem deslizante e assistida. Esse tipo de embreagem – antes exclusivo de motos de alta performance – impede que a roda traseira perca aderência em reduções de marcha mais fortes.
Nem tudo aumentou ok? O tanque de combustível teve o processo inverso. Na versão anterior era de 16,5 litros e foi reduzido para 14,1 litros.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Suspensões da Twister 2023
Na dianteira, suspensão telescópica conta com tubos de Ø 41mm (na anterior, CB 250F Twister são de Ø 37mm), um comportamento melhor, devido ao aumento da potência do motor. A nova suspensão usada na CB 300F Twister tem 130mm de curso. Vale ressaltar que esse é o mesmo diâmetro de tubos da Honda CB 500F.
Na suspensão traseira, sistema monoshock: um amortecedor com mola dupla e balança traseira de aço. O curso da roda passou de 108 para 120 mm, trazendo maior progressividade ao sistema. Pneu traseiro 150/60R-17
Freios
Disponível com a opção de CBS (Combined Brake System) ou ABS. Ambos os discos têm as mesmas dimensões, Ø 276 mm à frente e Ø 220 mm atrás. Na versão CBS, a pinça dianteira possui três pistões, enquanto na versão ABS a pinça possui dois pistões. A pinça traseira em ambas as versões são de pistão único.
Tecnologia e Design
O novo desenho da CB 300F Twister foi desenvolvido pela Mono-C (braço de design da Honda Brasil) com o objetivo de criar uma street premium com imagem forte e agressiva. Para isso, elementos como a carenagem plástica que cobre o tanque de combustível apresentam linhas angulares que combinam com o formato das óticas dianteiras, escapamentos e bancos bipartidos, cuja seção final elevada reforça o caráter esportivo do modelo.
Iluminação da CB 300F Twister é full-LED e o painel, tipo Blackout, de formato retangular, a tela LCD Blackout traz contagiro e indicador de marchas, relógio, velocímetro, dois hodômetros parciais, hodômetro totalizador e oferece informações como autonomia restante, consumo médio e instantâneo, nível de carga da bateria, além das tradicionais luzes-alerta. Novidade é a porta USB do tipo C para recarga de Smartphones, situada na extremidade superior esquerda do painel.
Por último, necessário destacar que o novo assento bipartido, o formato do novo tanque e o posicionamento de guidão e pedaleiras proporciona uma excelente ergonomia, sem que tenham sido afetados aspectos práticos como a distância do assento em relação ao solo e o peso a seco, apenas 2 kg superior ao do modelo precedente.
FICHA TÉCNICA – Honda CB 300F 2023
MOTOR | 1 cilindro, 293,5 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Flex (gasolina ou etanol) |
POTÊNCIA ETANOL | 24,7 cavalos a 7.500 rpm |
POTÊNCIA GASOLINA | 24,5 cavalos a 7.500 rpm |
TORQUE ETANOL | 2,60 kgfm a 5.500 rpm |
TORQUE GASOLINA | 2,61 kgfm a 5.500 rpm |
DIÂMETRO x CURSO | 77,0 x 63,0 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
COMPRIMENTO | 2.084 mm |
LARGURA | 755 mm |
ALTURA | 1.075 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.390 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 177 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 789 mm |
PESO | 139 kg (peso seco) |
TANQUE | 14,1 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 276 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 220 mm |
PNEU DIANTEIRO | 110/70R 17 M/C 54H |
PNEU TRASEIRO | 150/60R 17 M/C 66H |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico (41 mm) de 130 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Mono Shock de 120 mm |
CORES | Vermelha, preta e dourada |