Confirmado para 2024: a gigante indiana Bajaj terá mais 13 concessionárias no Brasil. Sobre novos modelos, a nova fábrica vai ditar se haverá ou não lançamentos. Confira!
A gigante indiana Bajaj completou recentemente um ano de Brasil. E no último dia 29 de fevereiro de 2024 revelou os planos da marca para o país neste ano.
A fabricante pretende triplicar seu volume de vendas no mercado nacional, na comparação com 2023. Ao todo, a Bajaj vendeu no ano passado, 3.800 unidades (dados segundo a Fenabrave), isso entre seus 3 modelos atuais: Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400. Sendo que a maior parte das vendas, cerca de 70%, para a Dominar 400.
De acordo com a marca, o aumento das vendas deverá acontecer em conjunto com a inauguração da nova fábrica em Manaus. Incialmente prevista para o segundo semestre, teve seu andamento acelerado e poderá começar a funcionar antes de junho de 2024. Atualmente a Bajaj tem um acordo com a Dafra em Manaus, onde faz a montagem dos modelos que são comercializados no Brasil.
A nova fábrica terá capacidade produtiva total de 20 mil unidades por ano, volume que será atingido gradativamente, seguindo o cronograma de testes e operação da fábrica. Esta será a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia e permitirá que a fabricante indiana acelere ainda mais os seus planos de abertura de novas concessionárias e diversificação do line-up no Brasil.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Dominar 250, virá?
A nova Dominar 250, que foi lançada na Índia no final do ano passado e que já chegou inclusive na Argentina, não foi confirmada e nem descartada no Brasil. Tivemos informações de que a Bajaj estaria fazendo uma pesquisa com um grupo de consumidores brasileiros, inclusive para saber se o nome será Dominar 250 ou N 250.
De acordo com Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited, a atuação com fábrica própria no Brasil, maior mercado de motocicletas da América Latina, auxiliará a empresa a ganhar “insights” sobre o desenvolvimento de produtos e o comportamento do consumidor, que contribuirão para o fortalecimento da presença da marca em toda a região. Ou seja, a nova fábrica vai ditar se haverá ou não novos lançamentos da Bajaj no mercado brasileiro.
Mais 13 Concessionárias no País em 2024
Atualmente a Bajaj conta com 10 lojas espalhadas no Brasil: Campinas (SP); Jundiaí (SP); Santo André (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 2 lojas; Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Taguatinga (DF); Florianópolis (SC) e Salvador (BA).
No cronograma de 2024 estão 9 inaugurações nas cidades: Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Recife (PE), Caruaru (CE), Manaus (AM), Marabá (PA) e Belém (PA). Serão abertas ainda 3 novas unidades na cidade de São Paulo, além de Sorocaba (SP). Totalizando mais 13 lojas no Brasil. Ou seja, até o final de 2024, as lojas Bajaj deverão “dobrar” sua quantidade.
“Triplicar o nosso número já no segundo ano de operação é um objetivo ousado, mas que estamos plenamente confiantes em atingir com a inauguração da nossa fábrica e a expansão contínua da nossa rede de concessionárias. Com a entrega de motos completas, a um preço acessível, e foco no atendimento pós-vendas, temos conquistado o desejo e confiança do público brasileiro. Seguiremos trabalhando no nosso crescimento sustentável, levando a rede concessionárias para outras cidades brasileiras e atuando em conjunto com a Bajaj Auto Limited para ampliarmos a nossa linha de produtos no País”, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.