A Hero Motorcycles é uma das 4 maiores marcas de motos da Índia e estuda o Brasil desde 2012. Conheça melhor a marca e algumas motos que pode chegar por aqui.
A Hero Motorcycles é uma das maiores marcas da Índia, juntamente com a Bajaj, TVS e Royal Enfield. Em um histórico da marca no Brasil, desde 2012 a Hero vem registrando diversos dos seus modelos no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), órgão nacional responsável por marcas e patentes. Ou seja, já faz um bom tempo que Hero estuda o mercado de motos nacional e poderia ter sido a primeira marca indiana a chegar por aqui.
Na verdade, segundo informações do jornalista e apresentador Bill Motoka, a Hero chegou a testar alguns modelos em solo nacional em 2018, aproximadamente. Mas as motos da época não se adaptaram à nossa “gasolina”. Veja o vídeo completo no final do artigo.
Os modelos atuais da Hero Motorcycles, como na maioria das marcas indianas, não são de grandes cilindradas. A maior parte, modelos street entre 100 a 440 cilindradas. Aliás a Hero é parceira oficial da Harley-Davidson em um modelo 440cc que é comercializado na Índia, a Harley-Davidson X440.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Veja Também:
Nova BMW R 1300 GS já está nas lojas em todo o país. Que tal conferir de perto?
Royal Enfield lança a Super Meteor 650 no Brasil em pré-venda; Preço parte de R$ 33.990
Bajaj apresenta a Pulsar N250 2024 que pode vir para o Brasil; Conheça
Triumph lança a nova Tiger 900 GT 2024 no Brasil com 108cv; Os Preços (Quase) não Foram Alterados
Um pouco da História da Hero Motorcycles
Com sede em Nova Delhi, a fabricante multinacional indiana é reconhecida como uma das principais líderes globais no setor de veículos de duas rodas.
A história da Hero é marcada por uma parceria estratégica. Surgiu em 1984 como a joint venture Hero Cycles, da gigante japonesa Honda. A empresa rapidamente se estabeleceu como uma potência emergente no mercado de duas rodas. Durante restante da década de 1980, focou-se na produção de motocicletas populares na Índia, um movimento que pavimentou o caminho para seu sucesso futuro.
Por quase três décadas, a Hero cresceu com a parceria da Honda, aproveitando a tecnologia de ponta e a expertise japonesa. Esta parceria estratégica resultou em uma ampla gama de produtos de alta qualidade.
Em 2011, a Hero tomou uma decisão ousada: encerrou sua joint venture com a Honda e seguiu em frente como uma entidade independente. Esta mudança marcou o início de uma nova era para a empresa. A partir de então se tornou a Hero Motorcycles.
Com o passar dos anos, a Hero expandiu significativamente sua capacidade de produção. Em 2020, suas oito unidades fabris tinham uma capacidade anual de mais de 9 milhões de unidades de motos.
Modelos registrados no Brasil
Algumas das principais motos da marca foram registradas no Brasil. Desde 2012, alguns modelos evoluíram ou até mesmo deixaram de existir. Vários modelos de peso que são comercializados atualmente, com suas devidas atualizações, estão entre os registros por aqui. Não iremos colocar todos, mas como dissemos, alguns dos principais.
Apesar dos registros, não existe nenhum comunicado oficial, data ou parceria por parte da Hero Motorcycles. Pelo menos até o momento.
Karizma XMR
Esse pode ser considerado, junto com a Mavrick 440. Não iremos falar sobre a Mavrick 440 neste momento porque não houve registro desse modelo no Brasil. Mas sobre a Karisma, trata-se de um modelo esportivo de 220cc, que entrega potência de 25.5 CV a 9250 rpm e torque de 20.4 Nm a 7250 rpm.
Xpulse 200
Modelo todo terreno clássica de 196cc. Potência de 19.1 cv a 8500 rpm e torque de 17.35 Nm a 6500 rpm. Iluminação full LED, painel LCD e freios a disco na dianteira e traseira.
Thriller 160
Modelo tipo Street com motor de 163cc, com 5 velocidades e refrigeração ar. Potência de 15 cv a 8500 rpm e torque de 14 Nm a 6500 rpm. Iluminação full LED, painel LCD e freios a disco na dianteira e traseira.
Hunk 150
Um dos modelos mais tradicionais da Hero Motorcycles. Mais uma Street com motor de 149.2 cc, com 5 velocidades e refrigeração ar. Potência de 14.3 cv a 8500 rpm e torque de 12.6 Nm a 6500 rpm. Painel LCD, tanque de 12.4 litros e freios a disco na dianteira e traseira.
Xoom 110
Scooter com motor de 110.9cc, com injeção eletrônica e refrigeração ar. Potência de 8.1 cv a 7250 rpm e torque de 8.70 Nm a 5750 rpm. Painel digital e freios a disco na dianteira e traseira.
Vida V1 – Scooter Elétrica
Um modelo também registrado no Brasil é a Scooter Elétrica Vida V1. Segundo informações da Hero, o modelo pode chegar a 80 km/h e autonomia de 160 quilômetros. Além de ter registrado a scooter, a Hero registrou no INPI também as estações de recarga e troca de baterias.